quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Walfredo Gurgel realiza Simpósio de Ética Médica



O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Comissão de Ética Médica, promove nesta quinta-feira (10), às 10h e às 16h, no auditório do Programa de Residência Médica, o I Simpósio de Ética Médica. Na oportunidade, estarão palestrando sobre o tema: o presidente da Comissão de Ética do HMWG, Rogério Maciel Nobre, o corregedor adjunto do Conselho Regional de Medicina (CRM), Armando Otávio Vilar, e a coordenadora do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Ana Maria Ramos. Mediando as explanações: o vice presidente do CRM, Francisco de Almeida Braga (manhã) e o cirurgião geral do HMWG, Ariano José de Oliveira (tarde).
Segundo Rogério Nobre, esse será mais um momento de avançar na discussão do tema junto aos outros colegas de profissão. “Quem vier estará interessado, então será um bom momento de reflexão”, afirma. Em sua fala, o presidente abordará pontos como: “Valorização dos Direitos Humanos”, “Responsabilidade Penal do Médico” e “Princípio da Dignidade Humana”.
         Ainda no campo da ética médica, este ano o HMWG instituiu e nomeou os novos seis membros da Comissão de Ética. Nobre diz que desde o início das atividades, o grupo tem se mantido dedicado e responsável. Tanto, que das demandas já surgidas no curto período de atuação, todas já foram resolvidas. “Desde a posse temos solucionado casos de insatisfação dos usuários com alguns de nossos profissionais. E, em todas as situações, conseguimos reconciliar as partes sem prejuízos para o hospital”, afirmou.
        A Comissão também tem se mobilizado usando as redes sociais. Através de um popular aplicativo de envio de mensagens, os integrantes já fizeram duas campanhas de conscientização entre os colegas. A primeira, sobre a “Responsabilidade Civil Médica” e, a segunda, contra o “Suicídio”. A Comissão de Ética do HMWG mantém reuniões regulares, todas as terças-feiras, a partir das 18h, na sala da direção geral.



Assessoria de Comunicação - ASCOM

Nenhum comentário: