terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Comissão da Câmara discute Plano Municipal de Educação





A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Natal realizou nesta segunda-feira (30) a 21ª reunião para debater o Plano Municipal de Educação - 2015/2025. Durante o encontro foram apresentadas as alterações, feitas pelo Executivo, no documento do plano que foi minutado pelo Fórum de Educação. Participaram das discussões representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE/RN).

"Hoje demos mais um passo no processo de construção deste plano que apresenta 20 metas, todas baseadas no plano nacional de educação. Acredito que a discussão foi civilizada e qualificada. Todavia, estou preocupada com o prazo, haja vista que se aproxima o fim do ano e dificilmente teremos tempo de apreciar e votar a matéria. O que pode acarretar prejuízos em termos de transferência de recursos", afirmou a vereadora Eleika Bezerra (PSDC), presidente da Comissão.

Fátima Cardoso, presidente do SINTE/RN, disse que foram modificados aspectos importantes do texto. "Por exemplo, defendemos a ampliação da oferta de educação infantil em creches de forma a atender no mínimo 60% das crianças de até três anos pelo próximo decênio. Mas a prefeitura acha que só é possível um percentual de 50%, sobre o qual discordamos totalmente".

De acordo com Sília Lira, assessora de planejamento e avaliação da SME, a meta de 50% está em consonância com a diretriz nacional. "Trata-se de um objetivo aplicável e exequível. No entanto, vamos trabalhar para ampliar a oferta de educação infantil na pré-escola. A secretaria, inclusive, está cumprindo o piso nacional dos professores. Em tempo: esperamos que o Plano Municipal de Educação seja aprovado o quanto antes", concluiu. 

Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal do Natal - ASSECAM

Texto: José Martins Junior
Fotos: Elpídio Júnior





Nenhum comentário: