Iniciada no dia 16 de novembro em todo o Rio Grande do Norte, a campanha antirrábica canina e felina já conta com 19 municípios que atingiram sua meta de cobertura vacinal, ou seja, já vacinaram ao menos 80% dos cães. O índice pode ser ainda mais elevado, considerando que os relatórios continuam sendo atualizados pelo Programa Estadual de Controle da Raiva, coordenado pelo setor de Vigilância Ambiental (SUVAM) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
Os dados mais recentes apontam que a III e VI Unidade Regional de Saúde (URSAP) eram as que tinham obtido maior cobertura vacinal até o momento e os números ainda podem superar os índices atuais uma vez que mais de 40 municípios ainda não haviam inserido suas informações no sistema.
“A vacina antirrábica é uma das principais formas de prevenção da doença tanto nos cães e gatos, quanto no homem. Com o advento das campanhas de vacinação a partir da década de 80 houve uma redução significativa no número de óbitos por raiva. Devido a raiva ser uma doença sem cura e 100% letal a prevenção é o único remédio”, alerta a subcoordenadora Cintia Higashi.
Em Natal a estratégia utilizada pelo Centro de Controle de Zoonoses é realizar a campanha em postos itinerantes e agendamento de vacina domiciliar e em condomínios (a partir de três animais), que podem ser solicitados pelo telefone 3232 – 9788. O Dia D de mobilização no município ocorrerá ao final da campanha, 16 de janeiro. Neste dia Natal pretende vacinar o maior número de animais de toda a campanha, disponibilizando postos fixos em locais de grande circulação em diferentes pontos da cidade.
Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)
Redação ASCOM
Site:www.saude.rn.gov.br
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário