terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Situação emergencial exige nova parada no abastecimento da zona Oeste nesta quinta (24)


 
Redação – ACS Caern
 
O abastecimento de água em oito bairros da Zona Oeste de Natal será interrompido novamente a partir desta quinta-feira (24), ao meio-dia, para que seja concluído o conserto na rede de esgotamento sanitário da Cidade da Esperança. A suspensão no fornecimento tem previsão de durar oito dias e vai atingir os bairros de Bom Pastor, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, KM 6, Nazaré, Nova Cidade e a parte do bairro de Lagoa Nova mais próxima do local onde houve um afundamento na tubulação da rede de esgoto no último dia 10 de dezembro, na Rua Leopoldo Bretano, em Nazaré.

“Planejávamos parar o abastecimento para concluir o serviço somente em janeiro, porque sabemos que estamos em um período de festas onde há, naturalmente, o aumento do consumo de água. Porém, a situação é emergencial, não pode esperar. O esgoto está se acumulando nas vias e fluindo para as lagoas de drenagem (captação de água pluvial), e ainda temos a previsão de chuva nos próximos dias, o que pode piorar ainda mais a situação”, ressalta o diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano.
A execução do serviço será retomada no sábado (26), depois que a Caern tiver suspendido o abastecimento (no dia 24) e consequentemente reduzido significativamente a carga na tubulação de esgoto. Dada a complexidade do conserto, não é possível para as equipes trabalharem com carga cheia, ou seja, com a tubulação recebendo esgoto. Por isso, o prazo para conclusão do trabalho também está relacionado a uma diminuição considerável na carga do sistema. “A população tem um papel essencial nesse processo de solução definitiva do problema: reduzindo ao máximo a produção de esgotos lançados na rede afetada”, explica Toscano.

Até quinta-feira, a Caern mantem o abastecimento para que a população possa reservar água para os próximos dias. A empresa vem trabalhando incansavelmente na solução dos problemas gerados pelo acidente na tubulação, a fim de amenizar os transtornos causados à população da Zona Oeste da capital. Está sendo feita a substituição da tubulação – implantada em meados da década de 80 – a fim de evitar novas ocorrências desse tipo.  Os trabalhadores da empresa vêm se empenhando de dia, à noite, e de madrugada, para solucionar a situação.
 
A Caern buscou todas as medidas possíveis para evitar uma nova interrupção, trabalhando intensamente neste final de semana (19 e 20 de dezembro) para avançar na obra de construção de uma nova tubulação, paralelamente retirando da rede antiga o esgoto produzido. Porém, os veículos de sucção de esgotos não conseguem atender à demanda e este material está se acumulando nos pontos mais baixos, causando fedentina e extravasamento nas vias.
 
MEDIDAS EMERGENCIAIS
 
Paralelamente, enquanto persiste a situação emergencial, a Companhia está realizando a limpeza das lagoas de captação que recebem os efluentes e, quando a nova tubulação entrar em operação, esse esgoto será definitivamente tratado.
Também para as instituições de serviços essenciais, a empresa vai disponibilizar carros pipa enquanto perdurar a suspensão do abastecimento.
 
HISTÓRICO
 
O problema de esgotamento na região Oeste começou no dia 10 de dezembro (quinta-feira), com um afundamento na rede de esgotos da travessa Leopoldo Bretano, no bairro de Nazaré. De imediato, a Caern enviou uma equipe de manutenção ao local. Inicialmente, tentou-se efetuar o conserto ao longo da quinta-feira e na madrugada da sexta (11) sem interferir no abastecimento, mas não foi possível devido à grande demanda de lançamento de esgotos na rede.
 
A rede tem grande complexidade técnica e de acesso (trata-se de coletor de 600 mm que se situa a 5 metros de profundidade), e seu reparo necessitou de maiores cuidados para garantir a segurança dos trabalhadores. Por isso, no dia 11, foi necessário suspender o abastecimento de água nas áreas afetadas: bairros das zonas Oeste e Sul da capital. Isto porque a suspensão do abastecimento reduz a geração de esgotos e, consequentemente diminui o lançamento de efluentes na rede, possibilitando o reparo sem riscos para os trabalhadores.
 
O abastecimento foi retomado no domingo (14), mas poucas horas depois, na medida em que as equipes de manutenção avançaram na intervenção da rede, verificaram que haveria a necessidade de uma segunda paralisação, que desta vez atingiu apenas os bairros da zona Oeste e parte de Lagoa Nova (zona Sul).
 
Bom Pastor, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, Km6, Nazaré, Nova Cidade e parte de Lagoa Nova ficaram sem abastecimento até a quarta-feira (16) passada, quando a empresa retomou o fornecimento mesmo sem concluir a intervenção, tendo em vista o prolongamento de dias sem abastecimento da população.



Nenhum comentário: