quinta-feira, 16 de março de 2017

Em entrevista, Mineiro fala sobre reforma da Previdência, São Francisco e insegurança no RN



    O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) falou sobre os impactos da Reforma da Previdência (PEC 287), a luta pela retomada das obras que farão o São Francisco chegar ao RN e a insegurança no estado em entrevista ao programa Panorama do Vale, da Rádio Princesa do Vale (Assú-RN), nesta quarta-feira (15).
Em várias cidades do país, trabalhadores e trabalhadoras realizaram atos e paralisações contra as reformas da previdência e trabalhista, propostas pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Mineiro participou da atividade em Natal, que reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, e disse ter sido uma das maiores caminhadas que aconteceu nos últimos tempos na cidade. “Reuniu todas as centrais e sindicatos, principalmente os da educação e rurais”.
Dentre as principais mudanças da Reforma da Previdência que o deputado citou estão o aumento da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar, a contribuição de 49 anos para ter direito a receber a aposentadoria com valor integral e a modificação para os(as) trabalhadores(as) rurais que só poderão se aposentar aos 65, comprovando contribuição de, no mínimo, 25 anos.
“Essa reforma é muito ruim. Ela atinge a todos, principalmente as professoras e trabalhadoras rurais”, disse Mineiro. “E nós sabemos que a mulher trabalha muito mais que o homem”, afirmou. De acordo com o parlamentar, com a aprovação da PEC 287, não terão mais aposentadorias especiais para professores(as), trabalhadores(as) rurais e policiais civis.
Mineiro tem visitado os interiores do estado em caravana com entidades em defesa da previdência para esclarecer a população sobre os impactos da reforma para a classe trabalhadora. A orientação dada pelo deputado é de que as pessoas cobrem os(as) deputados(as) federais e senadores(as) para votarem contra a medida. “Se votar não é porque está a favor do povo”, disse.
O deputado comentou, ainda, que está realizando um levantamento sobre o benefício previdenciário que chega em cada município do RN. “Esse é o dinheiro que gira a economia em muitas cidades”, afirmou.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
Na entrevista, Mineiro falou sobre a paralisação das obras do Eixo Norte do Rio São Francisco, que permitirá que as águas cheguem ao RN. “Esse eixo traz a água para o sertão da Paraíba, RN e Ceará. Se as obras não retomarem, não chegará ao nosso estado”, alertou.
Mineiro falou também sobre o pronunciamento que fez na Assembleia Legislativa, convocando os demais deputados a entrarem nessa luta, e do convite que fez a Dom Jaime para participar da reunião da Frente Parlamentar da Água que será realizada no próximo dia 22, com parlamentares do RN, PB e CE, além de representantes dos setores empresariais e centrais sindicais.
INSEGURANÇA
Mineiro, que faz parte da Comissão Especial de Segurança Pública, defendeu um trabalho articulado das polícias civil, militar e corpo de bombeiros com outras áreas e integrado entre os níveis federal, municipal e estadual. “É preciso estruturar e planejar”, afirmou.
“Se não fosse a dedicação dos bons profissionais da segurança que temos no estado, a situação de violência seria bem pior”, disse o deputado. “O Governo precisa dar uma resposta a sociedade”.

Nenhum comentário: