Por proposição do vereador Kleber Fernandes (PDT), a Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta quinta-feira (16), uma sessão solene em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado mundialmente no dia 15 de março. Na ocasião, foram homenageadas instituições que atuam na defesa do consumidor, entre elas, Procon Municipal de Natal, Procon Estadual, Procon da Assembléia, Ministério Público do Consumidor e a Defensoria Pública do estado. Os diretores das referidas instituições receberam diplomas de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Para Kleber Fernandes, é preciso que a Câmara acompanhe os interesses dos consumidores de perto. "Estamos num momento em que as relações de consumo avançam cada vez mais, se adequando e se modernizando com o advento da internet. É imprescindível que o poder legislativo esteja acompanhando permanentemente essas mudanças e os anseios do consumidor, para assim dar a sua contribuição. Na noite de hoje fico muito feliz em homenagear essas instituições que prestam relevantes serviços e fazem na prática a defesa do consumidor", afirmou o parlamentar.
Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual, destacou o trabalho do vereador Kleber Fernandes e afirmou que é uma homenagem justa. "Antes do legislativo Kleber fez um trabalho brilhante à frente do Procon municipal de Natal. Essa homenagem reflete a luta de todos os envolvidos em defesa do consumidor, que está cada vez mais esclarecido. Com isso, esses órgãos são essenciais para que os direitos aconteçam e cada vez mais o consumidor do nosso estado esteja protegido".
Participaram da sessão solene a diretora do Procon Municipal de Natal, Aíla Ramalho, o diretor do Procon Estadual, Cyrus Benavides, o diretor do Procon da Assembléia, Dary Dantas, o promotor do Ministério Público do Consumidor, Leonardo Cartaxo e a defensora pública do Rio Grande do Norte, Brenda Miranda.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.
Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário