quinta-feira, 9 de março de 2017

Câmara de Natal homenageia ex e atuais vereadoras





Nas comemorações do dia Internacional da Mulher deste ano, a Câmara Municipal de Natal promoveu nesta quarta-feira (08) uma homenagem as ex e atuais parlamentares da Casa. Estiveram presentes e receberam a Comenda Júlia Alves Barbosa, as ex-vereadoras Lindalva Maia, Sargento Regina, Sonali Rosado e Justina Iva, além das vereadoras Eleika Bezerra (PSL), Júlia Arruda (PDT), Carla Dickson (PROS), Ana Paula (PSDC), Nina Souza (PEN), Natália Bonavides (PT) e Eudiane Macedo (SD). 

"Júlia Alves Barbosa" foi a primeira vereadora eleita da América Latina, o que reforça o pioneirismo da capital potiguar na história da participação feminina nos espaços políticos. Portanto, a Comenda Júlia Alves Barbosa constitui a maior honraria concedida pela Câmara de Natal às mulheres.  
  
Em seu discurso, o presidente do Legislativo natalense, vereador Raniere Barbosa (PDT), destacou que o objetivo da deferência é ressaltar a importância da presença feminina na atividade política. "Nada mais justo do que homenagear essas grandes mulheres que aqui passaram e deixaram um legado de bravura, lutas e conquistas. No Rio Grande do Norte, a maior bancada feminina em um parlamento é a desta Casa, que representa com competência o povo da nossa cidade".

As ex-vereadoras Sonali Rosado e Sargento Regina falaram sobre a importância da iniciativa da Mesa Diretora. "A participação da mulher na vida pública é fundamental para a construção de uma cultura de paz em nossos dias", afirmou Sonali. "Graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais. Todavia, embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados", avaliou Regina.

Por sua vez, a vereadora Eleika Bezerra disse que a luta é por respeito e igualdade. "Os desafios são grandes, mas quanto menor for a resistência das pessoas no sentido de questionar ou combater as pautas femininas, mais ampla e melhor será a efetivação de uma sociedade igualitária. Dito isso, valorizar o engajamento da mulher é primordial para avançarmos na política", concluiu a parlamentar.  











Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

Nenhum comentário: