O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, esteve nesta segunda-feira, 04, no município de Russas, no Ceará, para conhecer o modelo de Policlínicas utilizado naquele estado. O secretário foi acompanhado da Coordenadora de Hospitais e Unidades de Referência, Milena Martins, do coordenador do projeto de Regionalização, Ion Andrade, da Coordenadora de Planejamento da Sesap, Márcia Pellense, apoiadora do Ministério da Saúde, Solane Costa, além de representantes das Usarps.
A Policlínica Dr. José Martins de Santiago oferece atendimento em atenção primária e secundária e foi um projeto pensado pelo governo do Ceará há mais de 10 anos como forma de desafogar os hospitais da rede pública. São 21 Policlínicas com construção de mais dois novos hospitais, tudo isso dentro do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes), totalizando um investimento de R$ 9,9 milhões. O projeto é fruto de um consórcio entre o governo do CE e municípios polos, com participação também da União. A comitiva da Sesap foi recepcionada pela direção da Policlínica e pelo secretário municipal de Russas. O projeto foi apresentado em uma palestra, seguida da apresentação das instalações.
Após ter recebido boas referências do modelo implantado no Ceará, o secretário solicitou que a equipe conhecesse o projeto para que sirva de inspiração da possível implantação no RN. O projeto, de grande relevância para a Atenção Básica, depende de financiamento do Governo Federal e deve contemplar as especialidades de Cardiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia e Cirurgia.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário