sexta-feira, 15 de abril de 2016

Caern orienta população para uso racional da água Paulo Freire – ACS Caern | Ilustrações: Brum



EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Após quatro anos consecutivos de seca, o registro de chuvas nos últimos dias, vem renovando a esperança do povo potiguar que acredita ser este um ano de inverno. Essa expectativa, com base nos índices pluviométricos, precisa de cautela. Ao utilizar a pouca água acumulada nos mananciais, a população não pode se descuidar da economia, porque é necessária ainda muita chuva para recuperar os níveis dos açudes, barragens e lagoas nas diversas regiões do Estado. Em razão disso, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reforça a necessidade de manter atitudes de uso racional da água nas tarefas diárias de todas as famílias.

As chuvas ainda não foram suficientes para encher os reservatórios. Assim, todos têm um papel fundamental no uso consciente da água disponível. Dos 153 sistemas atendidos, 91 ainda estão em colapso ou rodízio. Com a água acumulada em alguns reservatórios é possível que nos próximos dias  melhorias sejam percebidas em algumas cidades.

As regiões Seridó e Alto Oeste são as mais afetadas com a escassez de água. Mas economizar o produto independe da região que o consumidor vive.  Confira a seguir dicas de como economizar:

REDUZIR TEMPO DO BANHO

O tempo ideal para fazer a limpeza do corpo é de cinco minutos. Administre o tempo do banho: primeiro você se molha (chuveiro ligado), depois se ensaboa (registro fechado) e, em seguida, se enxágua (chuveiro ligado). E não há necessidade de abrir o registro até o limite máximo, pois a maior parte da água simplesmente é desperdiçada sem remover o sabonete e o xampu. 





COZINHA
 
Reserve um tempo durante o seu dia para lavar a louça acumulada. Verifique se há talheres ou panelas com restos de comida e descarte os resíduos na lixeira orgânica. Em seguida, coloque talheres e itens pequenos dentro de um recipiente para que a sujeira amoleça. Quando for iniciar a lavagem, ensaboe todos os objetos (sem resíduos de comida) e, após terminar essa etapa, enxágue-os de uma vez só.
 
LAVAGEM DE ROUPA
 
Faça o mesmo procedimento da lavagem de louça: defina um dia da semana para realizar a tarefa de lavar roupas. Em caso de peças pequenas, você pode colocá-las de molho em um balde e enxaguá-las de uma única vez. Se você possui lavadora, procure usá-la quando estiver completamente cheia e ligá-la o mínimo de tempo possível. Essa forma contribui para a redução do desperdício de água e economia na conta de energia.


JARDIM
 
Para poupar, é necessário molhar as plantas de manhã ou durante a noite, pois isso reduz a perda por evaporação, principalmente no verão. Para esse processo, use a mangueira com esguicho-revólver ou regadores.
 
PISCINA
 
Quem tem piscina em casa, seja ela fixa ou móvel, precisa investir na proteção superior da mesma para evitar o desperdício. Use capas para evitar que ações do sol (evaporação) e vento (sujeiras) impliquem na perda de água. Ao protegê-la, você também diminui o uso de agentes químicos para limpeza e o consumo de água na atividade de aspiração do lodo, além do próprio descarte de água (geralmente em piscinas grandes).
 
VIAS PÚBLICAS
 
Infelizmente, o hábito de lavar calçadas é comum no Brasil. Pagar a conta não nos dá o direito de usar sem consciência esse recurso que é público. Em hipótese algum use a água para limpar a área de calçadas ou ruas. Nesse caso, use vassouras para juntar e recolher resíduos encontrados e descarte-os corretamente.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social – ACS

Nenhum comentário: