sexta-feira, 29 de abril de 2016

Hemonorte realiza encontro alusivo ao Dia Mundial do Hemofílico



O Hemocentro do RN realizou, na manhã desta quinta-feira (28), atividades alusivas ao Dia Mundial da Hemofilia, comemorado dia 17 de abril. O encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), reuniu portadores da doença, familiares e servidores do Hemonorte envolvidos no atendimento e tratamento do hemofílico.
No Brasil existe cerca de 12 mil pacientes com hemofilia, o terceiro país com maior numero de pacientes com a doença, atrás dos Estados Unidos e Canadá. Para Manoel Matias, 66 anos, hemofílico, que mora em Caicó e faz tratamento no Hemonorte há mais de 30 anos, o encontro foi esclarecedor: “o encontro foi muito bom porque serviu para esclarecer nossas dúvidas. É importante termos conhecimento sobre a doença para termos uma vida melhor”.
Durante o encontro foram abordados temas como a importância da realização de exames de dosagem de fator e quantificação de inibidor, transporte e armazenamento de fator, atendimento odontológico, acompanhamento ambulatorial e auto-infusão.
A hemofilia é uma doença hemorrágica, genética e hereditária, que leva à perda de mobilidade do paciente. A doença é causada pela deficiência de Fator VIII (Hemofilia A) ou Fator IX (Hemofilia B). “Apesar de não ter cura, o portador da doença pode ter uma vida saudável, desde que faça o tratamento profilático”, ressaltou a médica hematológica, Edivis Serafim.
O Hemonorte através da Hemorrede distribui os Fatores VIII e IX para mais de 150 hemofílicos cadastrados.



Nenhum comentário: