segunda-feira, 4 de abril de 2016

João Câmara se mobiliza no Pacto Nacional pelo combate ao aedes aegypti


     Uma semana de ações e estratégias para reforçar o trabalho de combate ao aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, chikungunya e zyka vírus está mobilizando o município de João Câmara. A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está apoiando o evento através da Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) e da 3ª Unidade Regional de Saúde (URSAP). A programação acontece de hoje (4), até a próxima sexta-feira (8).
O evento foi aberto com um debate no plenário da Câmara Municipal e teve transmissão em cadeia de rádio envolvendo as emissoras da região. Na ocasião, os representantes da Sesap apresentaram os dados epidemiológicos da região. João Câmara é um dos municípios com alto número de notificações no RN: 1.266 até o momento.
A ação está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN através da 16ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), dentro do Pacto Nacional de Educação pelo combate ao aedes aegypti. Amanhã (5), a programação inclui uma mobilização das escolas na área urbana, com ciclos de palestras em todos os turnos.
As entidades querem somar esforços com a Marinha Brasileira e instituições de ensino superior. As atividades estão programadas para todas as escolas e incluem mobilização de toda a comunidade escolar: alunos, professores, pais e servidores. “Está previsto também um trabalho desta temática nas olimpíadas de Língua Portuguesa. Precisamos nos mobilizar em todas as frentes contra a proliferação do aedes”, afirmou Eufrásia Ribeiro, sucoordenadora do Centro de Informação Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Saúde. Outra estratégia será a criação do projeto Agentes Permanentes de Mobilização Escolar para o Extermínio do Aedes Aegypti.
Na quarta-feira (6) será a vez das escolas de campo. Serão realizados ciclos de palestra para as comunidades de Morada Nova, Queimadas, Assunção, Amarelão e Valentim. No penúltimo dia (7), uma grande campanha irá ser deflagrada em todos os bairros do município, com material fotográfico, faixas e cartazes e a presença de autoridades e profissionais de saúde, com visita às residências. A ação terá apoio do Exército e agentes de endemias. Nesse dia será feito um mapeamento dos terrenos baldios e prédios abandonados, locais mais propícios aos focos do aedes. A programação se encerra com a Caminhada para o Comprometimento e um mutirão médico para atendimento a pessoas suspeitas ou diagnosticadas com doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Nesse dia também haverá um passeio ciclístico e atividades culturais.


Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN 

Nenhum comentário: