Lígia Cortez – ACS Caern Os clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão escolhendo entre as várias alternativas de pagamento das faturas mensais de serviços prestados, o débito automático em conta corrente como a opção mais cômoda e segura. Dessa forma não precisam andar com dinheiro nem sair do conforto de casa para efetuar seus pagamentos porque na data do vencimento o valor do recibo será descontado na conta bancária de um dos agentes financeiros conveniados com a Caern: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú-Unibanco.
O gerente Comercial da Caern, Marinaldo Pereira Júnior, informa que caso aconteça algum problema no processamento da fatura que resulte em cobrança indevida, a empresa faz o ressarcimento do valor cobrado mediante comprovação de pagamento indevido. Se o cliente concordar, o valor cobrado a mais pode ser compensado na fatura seguinte. E se o erro for percebido antes do débito na conta, o cliente pode se comunicar com o banco e suspender o débito automático da respectiva fatura para em seguida procurar o escritório da companhia.
GRANDES CLIENTES
Para os clientes de Natal e região metropolitana, com faturas superiores a R$ 1 mil ou valor que exceda o limite aceito nos caixas eletrônicos, até a data do vencimento, a Caern apresenta a alternativa de quitação (exclusivamente para pagamento com cheque), o posto de Atendimento do Banco do Brasil que funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, na Administração Central, Tirol (ao lado do Hospital Walfredo Gurgel). Além disso também está disponível na internet (www.caern.com.br no link loja virtual), a Ficha de Compensação Bancária que pode ser emitida pelo cliente e paga em qualquer Banco.
O gestor da Unidade Grandes Clientes, José Valdomiro da Silva, informou que os clientes inseridos nas faixas de consumo entre 200 a 1 mil metros cúbicos mensais são considerados corporativos. Esses escolhem formas alternativas de pagamento junto aos agentes financeiros com quem se relacionam financeiramente.
Quando os clientes são caracterizados como público (municipal, estadual ou federal), a Caern adota outros mecanismos para receber os pagamentos das faturas. Valdomiro explica que há uma parceria entre órgãos públicos e Banco do Brasil - que disponibiliza um leitor de código de barras da fatura - para registrar cada pagamento. Em seguida o órgão responsável pelos pagamentos (Secretaria ou Prefeitura) encaminha cópia da Ordem Bancária correspondente aos pagamentos efetuados à companhia para conciliação e baixa do débito dos respectivos valores.
O Assessor Comercial da Caern, José Dantas, considera as facilidades oferecidas pela empresa hoje, como um dos motivos para os clientes manterem seus pagamentos atualizados e evitar a interrupção nos serviços de água e esgotos. Além do risco de corte, o não pagamento pode ensejar em inserção no cadastro de negativados Serasa e SPC. VOLTAR
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