sexta-feira, 29 de abril de 2016

Nobel da Paz compara impeachment a golpes em Honduras e Paraguai



Em visita à presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, o prêmio Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, comparou o processo de impeachment que acontece no Brasil aos golpes de Estado que aconteceram em Honduras, em 2009, contra Manuel Zelaya, e Paraguai (2012), que depôs Fernando Lugo. Esquivel veio ao Brasil exclusivamente para prestar solidariedade à presidenta.

Nós chamamos de golpe brando. Em Honduras e no Paraguai também utilizaram os meios de comunicação para desacreditar os presidentes, e depois expulsá-los“, disse.

Segundo o Prêmio Nobel, o impeachment, caso aprovado, será um imenso retrocesso não só para o Brasil, mas também para a América Latina. “Todos os países que têm pensamentos próprios e querem fazer mudanças sociais são vítimas desta política, que trata de romper o processo democrático.”

Esquivel afirmou que, em regimes democráticos, problemas devem ser resolvidos por meio de diálogo, e não por golpes de Estado. “Não se pode tirar uma presidenta que manteve a ética e a responsabilidade que não é acusada de corrupção“.

Dilma assina decreto que autoriza uso de nome social no serviço público


Pelo decreto, travestis e transsexuais vão poder usufruir de toda a máquina governamental, inclusive as políticas públicas de inclusão social, sendo tratadas pela identidade de gênero que a representam. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Pelo decreto, travestis e transsexuais terão acesso a políticas públicas de inclusão social, sendo tratadas pela identidade de gênero que as representam. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff assinou, nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, decreto que permite o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Na prática, explica o secretário de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Rogério Sottili, as pessoas vão poder usufruir de toda a máquina governamental, inclusive a políticas públicas de inclusão social, sendo tratadas pela identidade de gênero que as representam.

“É um reconhecimento, é tirar da invisibilidade, é uma forma de enfrentar a violência e a exclusão dessas pessoas às políticas públicas. (…) Portanto, uma pessoa que nasceu João e hoje é Maria, quando ela for ser atendida pelo SUS, será chamada de Maria porque no seu crachá tem o seu nome social Maria, e não João”, disse Sottili.

Segundo Tathiane Araújo, presidenta da Rede Trans, é a primeira vez que o governo brasileiro reconhece a cidadania dos travestis e transexuais. “A pessoa construiu uma identidade que condiz não com o seu sexo biológico, e sim, como ela se apresenta para a sociedade. Então, é um documento de extrema importância que vem reconhecer pela primeira vez, de fato, pela chefe de Estado brasileiro, a cidadania dessa população”.

Para a presidenta do Conselho Nacional e Combate à Discriminação LGBT, Roselaine Dias, o decreto é a “real possibilidade de que pessoas travestis e transexuais saiam do processo de exclusão da educação, do trabalho, da vida social, cultural, e irem para um espaço de revelação de cidadania no Brasil. Esse é o momento”.

Impeachment
Os representantes dos movimentos presentes na reunião também mostraram apoio à presidenta Dilma em relação ao processo de impeachment contra ela em curso no Congresso Nacional.

Para Thatiane, foi durante os governos Lula e Dilma que o Brasil teve os avanços sociais mais significativos. “Foi o governo que visualizou uma população excluída e escutou as suas demandas como hoje foi feito. Por mais que a gente precise avançar mais, a gente tem ciência disso, não pode haver retrocesso”.

Já Lam Matos, presidente do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade, fica receoso com o futuro instável que o processo de impeachment traz. “A gente não quer andar para trás, a gente quer sempre avançar. E pensar nessa possibilidade [do impeachment] nos deixa muito assustados, mas não nos enfraquece com a ideia de apoiarmos a presidenta e apoiarmos a democracia acima de tudo. Isso faz com que a gente se una e se fortaleça enquanto movimento social, num grito a favor da democracia”.

“Vamos lutar muito para que não haja retrocesso nos direitos”, afirma presidente da Contag




O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, esteve nesta quarta-feira (27) no Palácio do Planalto para encontro com a presidenta Dilma Rousseff.

A pauta da conversa, segundo Broch, girou em torno do anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar, previsto para acontecer na próxima semana. A Contag pediu à presidenta que aumente os recursos destinados a custeio e investimento para a próxima safra. No ano passado, o governo anunciou R$ 28,9 bilhões para apoiar a produção da agricultura familiar. É o maior valor já destinado a esse público e representa incremento de 20% em relação ao período anterior. “A presidenta comentou que são pontos importantes e que vai se esforçar ao máximo, junto com a equipe econômica”, afirmou.

Alberto Broch afirmou que o encontro serviu também para reforçar o apoio da Contag à presidenta Dilma. “Nós também prestamos muita solidariedade a ela. A posição da Contag é que nós somos contra o impeachment, achamos que é um golpe pelas razões que são colocadas. Não somos só nós, são milhares de juristas, é um debate na sociedade, e ela repetiu que tem certeza que é um golpe que ela vai lutar”, afirmou. Ele afirmou que há muito receio de que as conquistas dos últimos anos sejam comprometidas. “Receios existem em tudo, não só na agricultura familiar, existe nos direitos. Nós temos muita clareza e nós vamos lutar muito para que não haja retrocesso nos direitos”, finalizou o presidente da Contag.

“Jamais pensei em ver novamente processos arbitrários”, diz Dilma sobre impeachment a CNN


Presidenta Dilma Rousseff concede entrevista à CNN. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRPresidenta Dilma Rousseff concede entrevista à CNN. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em entrevista exclusiva para Christiane Amanpour, correspondente-chefe da TV CNN para assuntos internacionais, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que jamais pensou que veria, novamente, um processo arbitrário no Brasil. Dilma fez a referência ao impeachment, após ao ser questionada sobre como se sentirá caso não esteja no comando do País na abertura da Olimpíada Rio 2016, em agosto. A entrevista foi ao ar na tarde desta quinta-feira (28).

“Eu estou mais triste porque acho que a pior sensação que existe para qualquer ser humano é a injustiça. E eu estou sendo vítima de uma grande injustiça, que é esse processo de impeachment, porque com ele eu perco uma conquista democrática do país. Ocorre na minha época histórica algo que eu jamais pensei em ver novamente: processos arbitrários em andamento. Então é assim, eu me sinto muito triste se eu não participar da Olimpíada, e eu me sinto muito triste também por tudo isso que vem acontecendo, de assistir a um comprometimento da democracia na primeira dificuldade. E qual é a primeira dificuldade? É a existência de crise.”

Dilma também falou que a ajuda do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil teria sido fundamental para evitar a abertura do processo de impedimento. Segundo a presidenta, seus adversários fizeram de tudo para evitar a posse do ex-presidente com alegações absurdas, como por exemplo dizer que seu objetivo era apenas o de dar foro privilegiado a seu antecessor.

“Então essa história era, não era bem assim, era para impedir, por que a vinda do Lula me ajudaria. O Lula é uma pessoa com experiência, ele durante oito anos foi presidente da República. Ele como ministro-chefe da Casa Civil me ajudaria e muito no Brasil. Ele conhece totalmente o Brasil, por que não deixaram? Não deixaram porque sabem que ele nos fortaleceria.Veja você que o próprio Supremo recentemente julgou uma parte dessa questão e deu fórum privilegiado para o Lula. Nem por isso eles aprovaram a entrada dele na Casa Civil”.

A presidenta afirmou que a baixa popularidade não pode ser justificativa para um processo de impedimento, classificado como um golpe por ela.

“Não é o processo de tirar presidente, não é. Não pode ser simplesmente você fazer uma pesquisa. Um processo eleitoral é o momento de debate, não é uma fotografia congelada de um determinado momento em que um país passa. Você já imaginou se a moda do impeachment pega? Cada vez que um presidente tiver flutuação de popularidade, ele vai ser retirado do cargo. Você sabe que um presidente, diante da crise, e não fomos nós que criamos a crise, essa crise, ela vem desde 2008, e atingiu de forma muito pesada os países emergentes a partir de 2014 e 2015. “

Ela lembrou ainda que não teve um minuto de paz nos últimos 15 meses, desde que se reelegeu, e passou a enfrentar dificuldades políticas no Congresso. Segundo a presidenta, todas as medidas enviadas à Câmara para enfrentar as dificuldades econômicas foram torpedeadas pela Casa e por seu presidente.

“Porque (eles) não apenas começaram a instabilidade política, tentaram inviabilizar a retomada do crescimento econômico. Do que eu sou acusada? Eu sou acusada, por exemplo, de transferir, porque nós pagamos transferência de renda sim.”

Para Dilma, a reforma política é urgente para que o país volte a crescer. Ela lembrou que, durante as manifestações de 2013, propôs uma Constituinte exclusiva para debater o tema, e que suas propostas não prosperaram.

“Naquela época, em 2013, nós falamos em uma constituinte que desse início a uma reforma política no Brasil, porque o Brasil não precisa só de reforma econômica, precisa também de reformas políticas, uma profunda reforma política, para viabilizar qualquer pessoa que sentar na minha cadeira, conseguir gerir e conseguir gerir de forma republicana esse país, ter uma relação republicana com o Congresso. E o Congresso também terá mais facilidade para os processos, e é necessário diminuir o custo das campanhas eleitorais no Brasil. Eu sou a favor de qualquer transformação no Brasil ser baseada no voto direto secreto. Eu não me apego a um cargo, eu acho que não se pode admitir é eleição indireta. Agora, eleição direta, eu sempre vou admitir.”

- Onze bairros do Natal recebem obras de esgotamento em maio - Caern suspende abastecimento de Assú para manutenção em Estação de Tratamento de Água



CRONOGRAMA
Onze bairros do Natal recebem obras de esgotamento em maio

Redação – ACS Caern

Os bairros de Candelária, Lagoa Nova, Potilândia, Mirassol e Capim Macio - na Zona Sul de Natal -, e Lagoa Azul, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, Salinas e Redinha – na Zona Norte receberão, neste período de 21 de abril a 20 de maio, serviços de implantação de redes das obras de esgotamento sanitário da cidade. O cronograma foi definido pelo Grupo de Acompanhamento de Obras (GAO), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que faz mensalmente esse trabalho de divulgação das ruas e bairros envolvidos.

Até agora, já foram implantados 291,51 Km de rede nas obras de esgotamento sanitário de Natal, sendo 184,88 Km na Zona Norte e 106,63 Km na Zona Sul. Esse volume representa 32,46% do total de extensão de rede programada para a capital potiguar.

O cronograma está disponível no site da Caern. No banner sobre as obras de esgotamento.

SERVIÇO

Caern suspende abastecimento de Assú para manutenção em Estação de Tratamento de Água

Redação ACS – Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) irá suspender o abastecimento de água na cidade de Assú, a partir das 6h da manhã desta sexta-feira (29). A medida é necessária para a realização de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Empresa contratada pela Companhia irá fazer reparo nos registros e filtro da ETA. O objetivo do serviço é garantir a contínua distribuição de água dentro dos padrões de potabilidade do produto. A previsão é que o serviço seja concluído no sábado (30) e só então o sistema será religado com o retorno gradativo do abastecimento. Caso a manutenção seja concluída antes, o envio de água será retomado tão logo haja a conclusão da mesma. 

Sesap realiza evento sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde




Em comemoração aos dez anos de publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) e cinco anos da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PEPIC/RN), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a UFRN, realizará um evento para discutir os desafios e possibilidades da PNPIC e PEPIC/RN. O encontro acontecerá na próxima terça-feira (02), auditório do Departamento de Enfermagem da UFRN.
A discussão abordará as experiências exitosas e as dificuldades encontradas, considerando o potencial dessas políticas na Promoção da Saúde. A programação terá início às 8h30, quando será feito o credenciamento dos participantes, seguido de uma apresentação de experiências exitosas de utilização das PICS no SUS/RN.
       Às 14h30, haverá uma abertura feita pela Sesap, UFRN e Cosems. Em seguida, será o lançamento da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Natal (SMS/Natal). Na sequência, serão discutidos os avanços e desafios da PNPICS e PEPICS/RN, incluindo os temas: “Experiência do Centro de Práticas Integrativas e Complementares” (Ana Tânia Sampaio/UFRN),  “Formação em PICS” (Escola de Saúde da URFN), “PEPIC/RN: avanços e desafios” (Área Técnica PICS/Sesap) e  PNPIC: cenário atual (Alexandre Barreto/UNIVASF). O evento será encerrado às 18h.

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)
Redação ASCOM:
Site:www.saude.rn.gov.br

PM prende dois assaltantes e apreende armas após evitar roubo em Capim Macio


Um dos suspeitos reagiu atirando e foi neutralizado durante a ação
 
A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira (29) um foragido da Justiça identificado como Francisco Alex da Silva Câmara, após uma tentativa de roubo no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal.
 
Francisco Alex e dois comparsas foram surpreendidos pela ação rápida dos militares que os flagraram ao tentar se evadirem do local. Houve perseguição e os suspeitos atiraram contra os militares que reagiram a injusta agressão. Um dos suspeitos foi alvejado, ainda em Capim Macio, vindo a óbito enquanto recebia os primeiros socorros. Já Francisco Alex da Silva e o outro comparsa foram capturados na cidade de Parnamirim. Duas armas e o veículo utilizado para cometer o crime foram apreendidos pelos militares.




Rede Mais será parceira na arrecadação de frascos para Banco de Leite


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenação Estadual de Aleitamento Materno, firmou parceria nesta sexta-feira (29) para que todas as lojas da Rede Mais Supermercados arrecadem frascos de vidro para armazenamento de leite humano, dentro da Campanha “Doe Frascos, Salve Vidas”.
         Com a parceria a população poderá doar os frascos nas 17 lojas da Rede Mais distribuídas pelo estado, que serão encaminhadas para os seis bancos de leite do RN.
A Coordenadora Estadual de Aleitamento Materno, Rayssa Arruda, explicou que a própria empresa irá distribuir as doações nos bancos de leite, além de confeccionar cartazes que serão afixados nas lojas. “A Rede Mais tem um grande alcance em todo o estado e estamos muitos felizes com essa parceria. Por isso fazemos um apelo às famílias para doar os frascos de vidro, porque o leite materno é muito importante para todos os bebês, principalmente, os prematuros. Eles precisam de um alimento completo, natural e sem contra-indicação alguma”, disse.
Os recipientes que são reaproveitados para a finalidade de armazenagem de leite materno são frascos de vidro de produtos alimentícios com tampa de plástico, como: vidros de maionese, café solúvel, doces em pasta e vidro de geleia. Esses frascos são apropriados para o armazenamento do leite materno doado, pois não acumulam cheiro nem resíduos, são fáceis de esterilizar e limpar. Os frascos também podem ser entregues na sede da Sesap (Av. Deodoro da Fonseca, 730 – Centro) ou nos bancos de leite em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. A coordenadora de aleitamento materno também sugere que as pessoas façam caixas de coleta em condomínios, empresas e nas unidades de saúde.



Bancos de Leite Humano e Postos de coleta no RN:
·         Natal:
Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina): 3232-7728
Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC): 3215-5957
Hospital Cel. Pedro Germano (Polícia): 3232-3669
·         Parnamirim:
Maternidade Divino Amor: 3272-4367
·         Mossoró:
Banco de Leite Humano de Mossoró: 3315-3478
·         Caicó:
Hospital do Seridó: 3421-2354 

Governador anuncia novas secretárias de Educação e Saúde




O governador Robinson Faria definiu os nomes da médica Eulália de Albuquerque Alves e da professora Cláudia Santa Rosa para as secretarias da Saúde Pública (Sesap) e da Educação e da Cultura (Seec), respectivamente. A solenidade de posse das novas titulares acontecerá na terça-feira (3), às 10h, na Governadoria.

"A nova secretária de Saúde, Dra. Eulália, chega ao governo com a experiência de 21 anos de dedicação à rede estadual de Saúde, é uma pessoa determinada no que faz e estou confiante em seu perfil e no trabalho que realizará para o cumprimento das metas do nosso governo na Saúde. A professora Cláudia, doutora em Educação, é uma educadora respeitada, de credibilidade, que vem se dedicando à construção de uma nova educação pública. Estou certo de que vão somar ao nosso governo, com  foco no cumprimento dos nossos projetos para as duas áreas essenciais”, declarou o governador.

Cláudia Santa Rosa é doutora em Educação e coordena ações desenvolvidas junto a escolas públicas estaduais e municipais, especialmente de Natal e de Parnamirim, por meio da organização não governamental Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). A educadora, pós-graduada em piscopedagogia, ainda coordena o projeto “Observatório da Educação do Rio Grande do Norte”.

A especialista em Ortopedia e Traumatologia Eulália Alves tem larga experiência na Saúde Pública. Atualmente exercia o cargo de diretora técnica do Hospital Deoclécio Marques. Antes disso, foi chefe do setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, por 14 anos, e da Promater, durante 10 anos.

CURRÍCULOS:

Cláudia Santa Rosa

Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa, 45 anos, ingressou no magistério da rede estadual do Rio Grande do Norte, em 1990. É pós-graduada em Psicopedagogia pela UFRN (1999), possui mestrado em Educação pela mesma Universidade (2004) e conquistou o título de Doutora em Educação, em 2008, também pela UFRN, com estágio na Universidade do Porto (Portugal) e pesquisa na revolucionária Escola da Ponte.

Cláudia Santa Rosa é diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), organização não governamental fundada por ela e outros educadores potiguares. Por meio do IDE, desde 2004, coordena ações desenvolvidas junto a escolas públicas. Ela também coordena o projeto “Observatório da Educação do Rio Grande do Norte”, atualmente é assessora técnica da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal, é associada fundadora da organização responsável pelo “Movimento por um Brasil Literário” e é membro do Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

Eulália de Albuquerque Alves

Dra. Eulália de Albuquerque Alves, 49 anos, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1991, com especialização em Ortopedia e Traumatologia. Fez residência no Itorn, e tem especialidade em membro inferior, pé e tornozelo, pelo HC de São Paulo. Compôs o corpo de professores da residência em Ortopedia do Itorn. É médica perita, prestando serviços ao Judiciário. Foi chefe do setor de ortopedia e traumatologia do Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar do Estado, durante 14 anos e também fundou e dirigiu por 10 anos o serviço de ortopedia e traumatologia do Hospital Promater. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, da Sociedade Cirúrgica Brasileira de Pé e Tornozelo e do Comitê Internacional de Pé e Tornozelo. Atualmente, exercia o cargo de diretora técnica no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Assecom-RN

Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Hemonorte realiza encontro alusivo ao Dia Mundial do Hemofílico



O Hemocentro do RN realizou, na manhã desta quinta-feira (28), atividades alusivas ao Dia Mundial da Hemofilia, comemorado dia 17 de abril. O encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), reuniu portadores da doença, familiares e servidores do Hemonorte envolvidos no atendimento e tratamento do hemofílico.
No Brasil existe cerca de 12 mil pacientes com hemofilia, o terceiro país com maior numero de pacientes com a doença, atrás dos Estados Unidos e Canadá. Para Manoel Matias, 66 anos, hemofílico, que mora em Caicó e faz tratamento no Hemonorte há mais de 30 anos, o encontro foi esclarecedor: “o encontro foi muito bom porque serviu para esclarecer nossas dúvidas. É importante termos conhecimento sobre a doença para termos uma vida melhor”.
Durante o encontro foram abordados temas como a importância da realização de exames de dosagem de fator e quantificação de inibidor, transporte e armazenamento de fator, atendimento odontológico, acompanhamento ambulatorial e auto-infusão.
A hemofilia é uma doença hemorrágica, genética e hereditária, que leva à perda de mobilidade do paciente. A doença é causada pela deficiência de Fator VIII (Hemofilia A) ou Fator IX (Hemofilia B). “Apesar de não ter cura, o portador da doença pode ter uma vida saudável, desde que faça o tratamento profilático”, ressaltou a médica hematológica, Edivis Serafim.
O Hemonorte através da Hemorrede distribui os Fatores VIII e IX para mais de 150 hemofílicos cadastrados.



PM prende trio suspeito de arrombamento na cidade de Assu



Policiais da Força Tática do 10º Batalhão de Polícia Militar (10o BPM) prenderam na madrugada desta quinta-feira (28), no Bairro Feliz, na cidade de Assu, três pessoas identificadas como Paulo Roberto, Ruan Dias da Silva, “vulgo Pica Pau” e Ítalo Breno de Souza após um arrombamento ocorrido na cidade.
 
Ao saber do delito, os policiais realizaram diligências e conseguiram localizar os suspeitos do crime ainda de posse do material furtado. O trio foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências cabíveis.


Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS será reativada





         A Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai reativar a Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, os componentes da Mesa foram convocados para uma reunião de trabalho na manhã desta terça-feira, 28, no auditório do edifício sede da Sesap.

         A reunião de trabalho teve como objetivo fazer uma revisão do atual Regimento Institucional da Mesa Diretora Permanente do SUS, atualizar pontos relativos à periodicidade das reuniões, composição da Mesa, entre outros. A Mesa Permanente de Negociação é composta por representantes de categorias de trabalhadores do SUS, Conselho Estadual de Saúde (CES), gestores municipais e estaduais da Saúde, e Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh).

      “A Mesa foi instalada em 2005 e teve uma atuação importante na Lei 333, que definiu o plano de carreira dos servidores da Saúde, pois ela representa a voz dos trabalhadores através dos sindicatos”, explica Ângela Lobo, coordenadora de RH da Sesap. Ela explica que a reativação já constava nos planos iniciais desta gestão. “Embora não tenha força de Lei, a Mesa de Negociação é um órgão consultivo importante para a gestão, pois suas deliberações refletem o pensamento dos trabalhadores, que estão ali representados por seus sindicatos”.

    Além da coordenadora da CRH, Ângela Lobo, também coordenaram os trabalhos desta manhã o apoiador da Mesa Nacional de Negociação, Jorge Castro, o representante do CES, Carlos Alberto Soares, a coordenadora substituta da CRH, Francisca Valda da Silva, a representante da CRH, Elenimar Bezerra, e a secretária do grupo de trabalho de reativação, Aline Rocha. A expectativa da CRH é que na segunda semana de maio a revisão do regimento seja concluída e seja oficializada a reinstalação da Mesa.





Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

CPRE realiza operação na estrada de São Gonçalo e registra 27 infrações de trânsito


 
O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizou nesta quarta-feira (27) a Operação Motociclo, na RN 160, no acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Na ocasião foram abordadas 84 motocicletas e 53 automóveis, o que resultou na confecção de 27 Autos de Infrações de Trânsito, com o recolhimento de três Carteiras Nacional de Habilitação (CNH). Dois adolescentes foram flagrados conduzindo motocicletas.
 
A Operação Motociclo tem se tornado rotina nas rodovias do estado e visa orientar condutores e passageiros quanto aos procedimentos de segurança no trânsito, além de coibir infrações e reduzir acidentes nas estradas, promovendo mais segurança.








Operações simultâneas são realizadas em Natal e cerca de 500 pessoas são abordadas


 
Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) intensificaram na noite desta quarta-feira (27) o patrulhamento com barreiras, na Avenida Hermes da Fonseca, na zona Leste de Natal, com o objetivo de identificar foragidos da Justiça e outros infratores que por ventura transitem naquela área. Na ocasião foram abordados veículos suspeitos e revistados condutores e passageiros. Durante ação, um veículo tipo Punto de cor Branco de placas OWF 5122, que tinha registro de roubo/furto foi recuperado no Bairro Tirol e encaminhado à Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) para os procedimentos cabíveis.
 
Na zona Norte de Natal, o 4º batalhão de Polícia Militar (4º BPM) realizou a “Operação Comunidade Segura” que resultou na abordagem de 153 motocicletas, 75 carros e oito ônibus. Passageiros e condutores também foram revistados na ação. A operação foi concentrada nos Conjuntos Nordelândia, Boa Esperança, Câmara Cascudo, Gramorezinho e Nova Natal.  Uma motocicleta Titan, de cor preta, foi recuperada no Bairro Lagoa Azul, minutos após ter sido tomada de assalto, sendo posteriormente entregue ao proprietário.
 
Em outra área da cidade, na zona Sul de Natal, os policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM) realizaram a “Operação Bairro Seguro” com abordagens a 270 pessoas, 50 motocicletas e 36 automóveis, também com a revista pessoal e veicular. A operação foi realizada nos bairros de Potilândia e Mirassol e no Conjunto dos Professores, promovendo segurança e inibindo crimes naquela região. 














quinta-feira, 28 de abril de 2016

‪#‎NãoVaiTerGolpe‬ ‪#‎DiadoTrabalhador‬ Na luta contra o golpe, a semana tem uma série de atividades em Natal

Na luta contra o golpe, a semana tem uma série de atividades em Natal, culminando com a comemoração do Dia do Trabalhador. A expectativa é que seja o maior ato de 1º de maio da história da cidade, em defesa da democracia e dos direitos e garantias sociais ameaçadas pelo Plano “Uma Ponte para o Futuro”, de Temer. [+] http://goo.gl/mmXz1Y


Gêmeos são detidos após assalto na cidade de Taipu

 
 

Policiais da 2º Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM) detiveram nesta quarta-feira (27), na cidade de Taipu, Elton Melo da Silva e Elison Melo da Silva, irmãos gêmeos, com 25 anos de idade. Eles são suspeitos de realizarem um assalto na cidade.
 
Na Delegacia de Polícia Civil os irmãos foram reconhecidos por vítimas. Eles foi autuados e ficaram à disposição da Polícia Judiciária.



Dilma abre Conferência de Direitos Humanos



A presidenta Dilma Rousseff acaba de chegar à cerimônia de abertura da Conferência Nacional de Direitos Humanos e encerramento das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa, de LGBT e da Pessoa com Deficiência, em Brasília. Os eventos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, buscam fortalecer as políticas públicas para minorias.

Clédson (esq.), Patrícia (centro) e Fermamda (dir.) participam da conferência, que busca fortalecer as políticas públicas para minorias. Fotos: Blog do PlanaltoClédson (esq.), Patrícia (centro) e Fernanda (dir.) participam da conferência, que busca fortalecer as políticas públicas para minorias. Fotos: Blog do Planalto

A coordenadora do Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, Fernanda Moraes da Silva, explica, por exemplo, que a conferência é “de suma importância porque permite o diálogo com outros movimentos sociais que representam pessoas vulneráveis”. Uma das reivindicações da Fernanda é a aprovação do Projeto de Lei 5002/13, que estabelece o direito à identidade de gênero, permitindo a retificação do nome civil na carteira de identidade.

Segundo Clédson Cruz, presidente da Associação de Deficientes de Salvador, o encontro serve também como uma forma de reafirmar a preservação dos avanços sociais conquistados nos últimos 13 anos, que estão ameaçados, segundo ele, por conta do processo de impeachment contra a presidenta Dilma. “Estão escorrendo pelos dedos a nossa cidadania, nossa dignidade. Estamos aqui porque não vamos abrir mão do que conquistamos. As minorias podem sofrer com esse processo que está acontecendo”, disse.

Patrícia Maria Rodrigues, da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, também é contra o impeachment. Para ela, o processo não respeita o voto popular. “A coerência é a voz do povo, o nosso voto que é válido. Estão querendo cortar os direitos dos quilombolas. Esse impeachment acontece porque eles são contra pobres e minorias. Eles não aceitam ser comandados por uma mulher”.

Dilma: “Tem um novo tipo de golpe, com mãos nuas, rasgando a Constituição”


A presidenta Dilma Rousseff garantiu que vai lutar até o fim para garantir que a democracia brasileira seja respeitada. 
A afirmação foi feita nesta quarta-feira (27) durante a abertura da Conferência Nacional de Direitos Humanos, e o encerramento da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa, de LGBT e da Pessoa com Deficiência, em Brasília. Segundo a presidenta, está em curso uma nova modalidade de golpe, que atinge diretamente a democracia conquistada ao longo dos últimos anos.

“Tem várias formas de golpe. Tem o golpe feito com armas na mão, ou tem golpe feito com tanques. Mas tem um novo tipo de golpe, que você faz com as mãos nuas. Como? Rasgando a Constituição. Este golpe que está em andamento é um golpe contra a democracia, que rasga a Constituição. Nós não vamos deixar esse golpe prosperar”, assegurou.

A presidenta chamou de “meia verdade” o argumento utilizado de que o impeachment é legal porque está previsto na Constituição. “Você faz uma meia verdade para encobrir a sua mentira. Todo mundo aqui pode dizer que o impeachment está previsto na Constituição. Só que não pode ter impeachment sem base jurídica para o impeachment. Quando você faz impeachment sem base legal você está praticando um golpe”, disse.

Irmãos são detidos com arma de fogo após roubo no Alecrim em Natal


 
Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) detiveram na tarde desta quarta-feira (27), na Rua Baraúna, no Bairro do Alecrim, em Natal, Isabele da Silva Martins, 19 anos e seu irmão, um adolescente de 16 anos, após roubarem um aparelho celular de uma mulher naquela localidade. Com o adolescente a Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 32 com quatro munições sendo duas deflagradas e duas percutidas e não deflagradas.
 
Os acusados, após roubarem um aparelho celular, foram interceptados por populares quando saíam em uma moto, chegando a cair, momento em que pessoas não identificadas ainda conseguiram agredi-los.
 
Mesmo apresentando lesões, a dupla fugiu dos populares, correndo para ruas adjacentes, sendo detidos em um estabelecimento na Avenida Coronel Estevam quando tentavam se esconder.
 
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada DEA para realização dos procedimentos, sendo ambos conduzidos ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho para receber o respectivo atendimento médico. Logo após retornarão à Delegacia de Polícia onde permanecerão à disposição da Justiça. 


Homem é detido com arma de fogo no Bom Pastor em Natal


 
Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9BPM) prenderam na tarde desta quarta-feira (27) um homem identificado como Joaquim Pedro da Silva Neto ao ser flagrado armado com um revólver calibre 38, municiado, no bairro do Bom Pastor, na zona Leste de Natal.
 
Durante patrulhamento pelo bairro os militares se depararam com Joaquim Pedro  em atitude suspeita e fizeram a abordagem. Diante do flagrante ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para a devida autuação.





Governador sanciona lei que concede aposentadoria integral por invalidez em casos de doenças graves, contagiosas ou incuráveis



O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou na edição desta quarta-feira (27) a alteração da Lei Complementar Estadual nº 308 que concede aposentadoria por invalidez com proventos integrais para pessoas com doenças graves, incuráveis ou contagiosas.

Dentre as doenças estão turberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados do mal de Paget (osteíte deformante), Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

Para o governador Robinson Faria a sanção do projeto representa muito não apenas para os servidores que se enquadram na lei como também para as famílias. “Essas doenças trazem grande desconforto a todos que acompanham o sofrimento dos pacientes. A alteração da lei tem como objetivo amenizar o sofrimento e proporcionar mais qualidade de vida”, disse o chefe do Executivo Estadual.

Sethas cadastrou mais de 520 artesãos desde janeiro


 
A Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), por meio do Programa Estadual de Artesanato (Proart), cadastrou desde o começo de janeiro, cerca de 520 artesãos individuais, de Associações e de Cooperativas, que receberão a Carteira Nacional do Artesão, documento oficial que garante benefícios para esses trabalhadores.
A Carteira garante uma série de benefícios como: a participação gratuita em feiras de artesanato nacionais e internacionais, que tenham a participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e isenção de ICMS na venda do seu produto.
         Outra remessa de 137 carteiras está disponível para os artesãos de Natal, dos bairros do Alecrim (Guarita), Cidade da Esperança e Nazaré. No interior, as carteiras são para os municípios de Lajes, Extremoz, Pedro Avelino, Goianinha (Catu), Extremoz (Contendas), Nísia Floresta (Búzios) Parnamirim (Pium) e São José de Mipibu (Pau Brasil).
Para retirar o documento, o artesão individual deve se dirigir até o Proart, na Sethas (Centro Administrativo). Já as cooperativas e associações podem mandar um representante oficial para retirar as mesmas.
A emissão das carteiras, que é grátis, é feita 30 dias após a realização do registro do artesão. Para obter a carteira, o interessado deve apresentar a seguinte documentação: carteira de identidade, CPF, foto 3x4 e cópia do comprovante de residência. O artesão ou trabalhador manual também deverá trazer seu material de trabalho e desenvolver uma peça na presença dos técnicos do Proart, que atestarão sua habilidade.
        


 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Assessoria Sethas-RN

HMWG e UNI-RN realizam ação de prevenção contra o Aedes Aegypt





Uma forma descontraída e interessante de alertar pacientes e acompanhantes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) sobre os perigos do Zika, Dengue e Chikungunya. Foi com essa proposta que, por meio de uma parceria entre o hospital e a UNI-RN, estudantes do curso de enfermagem percorreram diversos setores de internação e distribuíram um informativo escrito em cordel com orientações de como combater a proliferação do mosquito.   

A professora do curso de enfermagem, Evelyn Yamashita de Paiva, conta que a ideia de levar informação de forma divertida para a população teve início ainda em 2015. “Com o aumento dos casos (das doenças transmitidas pelo Aedes), começamos a nos apresentar em escolas e teatros”. Ela também diz que paralelo ao trabalho de visitação a outras instituições, a UNI conta com um grupo de teatro composto por sete componentes do quinto período do curso de enfermagem. “Já temos uma peça teatral montada sobre a dengue”, informou.