A iniciativa surgiu diante da necessidade de lidar com a saúde mental do agentes de segurança
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Centro Integrado de Apoio Social ao Policial (Ciasp), realizou na manhã nesta quinta-feira (19), no Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Estado (CBMRN), em Natal, a reativação do grupo de partilha e ajuda mútua “Amor Exigente” nas instituições de segurança pública do Rio Grande do Norte. A solenidade de abertura contou com uma palestra intitulada “Retrospecto das ações de recuperação funcional de usuários nos órgãos policiais da Sesed” e apresentação dos trabalhos realizados pelo órgão.
“A droga é o mal do século, um dos maiores problemas enfrentados pelas famílias e que impactam diretamente nas ações de segurança pública. A Secretaria decidiu retomar as atividades do grupo “Amor Exigente” diante da necessidade de iniciativas para lidar também com a saúde mental dos próprios agentes de segurança. O trabalho desenvolvido pelo Ciasp tem um valor inestimável, pois também salva vidas. Precisamos estimular a ampliação deste serviço e sua consolidação junto às instituições”, disse a secretária da Sesed, Kalina Leite.
Também participaram da solenidade, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, o juiz da Vara da Infância e Juventude, José Dantas, Tenente Coronel PM Silvério, da Diretoria de Saúde da Polícia Militar, delgado de Polícia Civil, Olavo Ferreira Chaves, os subcoordenadores do Ciasp, Rodrigo Albuquerque e Rosana Xavier, o presidente da Associação Bombeiro Militar, Dalchen Viana, o presidente da Associação de Sargentos, Eliabe Marques, o vereador Jeoas Santos, a coordenadora suplente regional do Amor Exigente, Edineusa Gomes Guedes, entre outros.
A primeira reunião do grupo Amor Exigente acontecerá na próxima quarta-feira (25), a partir das 9h, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, situado na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho, em Natal, e é aberto a todos os profissionais da Segurança. Quem desejar participar grupo de partilha e ajuda mútua, coordenado pelo Centro Integrado de Apoio Social ao Policial, pode obter mais informações pelo telefone 3232-2366, das 8h às 16h.
Saiba mais
O CIASP tem como finalidade proporcionar um acompanhamento sócio-pedagógico aos membros integrantes das instituições que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e os seus familiares.
De janeiro a setembro de 2015, o Ciasp realizou 257 novos atendimentos psicossocial e realizou 50 visitas domiciliares, o que representa um aumento superior a 60% quando comparado com o mesmo período no ano passado.
Atualmente, o CIASP funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, na Avenida Rio Branco nº 180, Ribeira, em Natal.
Christiano Couceiro - Assessor de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário