A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Demandas Judiciais (CDJ), viabilizou a cirurgia de uma adolescente de 14 anos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, pelo Sistema Único de Saúde. Uma ordem judicial determinou a realização do procedimento para correção de cifoescoliose sindrômica, que acarreta sérios danos clínicos, comprometendo a função pulmonar. A cirurgia não é realizada na rede pública do Rio Grande do Norte e custaria em torno de R$ 300 mil na rede privada.
Com apoio do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192 RN) a paciente embarcou na manhã de hoje (17), da Base Aérea de Parnamirim, em uma UTI Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) e o monitoramento da viagem será feito pela Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (CERAC)/ Tratamento Fora de Domicílio (TFD), sob a coordenação da Dra. Telma Praxedes.
“Consideramos que o trabalho em equipe teve um final muito feliz, pois além de evitar um alto custo para o Estado, conseguimos o mais importante, garantir uma assistência de qualidade à paciente, que fará seu procedimento em um centro de referência nacional, com tratamento integral”, afirmou Sidney Domingos, coordenador da CDJ/Sesap.
Uma articulação entre vários setores da Secretaria, com apoio do secretário Ricardo Lagreca, possibilitou a inclusão da paciente no Sistema Nacional de Regulação de Alta Complexidade, e a autorização e marcação do procedimento.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Redação ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário