segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Salas de apoio à amamentação recebem certificação do Ministério da Saúde



Em solenidade nesta segunda-feira (9), às 10h, na Maternidade Leide Morais, Zona Norte de Natal, a equipe técnica de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde irá conceder a certificação às cinco salas de apoio a amamentação existentes no Rio Grande do Norte.
As salas de apoio à amamentação são ambientes onde as mães que retornaram ao trabalho após a licença maternidade e que desejam manter a amamentação podem ordenhar o próprio leite e armazená-lo durante o horário de trabalho para, ao final do expediente, levar o leite coletado para o seu filho no domicílio ou até mesmo para doação a um Banco de Leite Humano.     
A Portaria nº 193, de 23 de fevereiro de 2010, do Ministério da Saúde orienta a instalação dessas salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas e a fiscalização desses ambientes pelas vigilâncias sanitárias locais.
A solenidade de entrega da certificação contará com a presença de Renara Guedes, consultora técnica da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, além de representantes da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
Raissa Arruda, da equipe técnica de aleitamento materno da Sesap, explicou que as salas de amamentação precisam ter um ambiente tranquilo e contar com alguns equipamentos essenciais como freezer, cadeira de amamentação e lavatório. “A criação dessas salas é um esforço de toda a equipe estadual de aleitamento materno e temos como meta para 2016 implantar uma sala também no edifício-sede da Sesap”, afirmou.
No Rio Grande do Norte as salas de apoio a amamentação estão localizadas nas maternidades das Quintas, Felipe Camarão, Leide Morais, Almeida Castro (Mossoró) e na UNP Campus Mossoró.

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)


Nenhum comentário: