quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Rede Unida traz para Natal saberes e práticas para promoção da saúde



Cerca de 600 profissionais da saúde de todas as regiões do Brasil participam desta quinta-feira ao próximo sábado (5 a 7 de novembro), no Centro Universitário do RN (UNI-RN), em Natal, do Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida, evento que tem o objetivo de reunir profissionais de saúde estudantes, gestores, pesquisadores e representantes de movimentos sociais para debater o trabalho e a educação em saúde por meio da integração ensino-serviço-controle social.
Com vasta programação, que envolve atrações culturais, saberes populares e discussões científicas, além de rodas de conversa e oficinas, a programação do Encontro conta com fóruns, mostra de vídeos, conchas e dunas temáticas, dedos de prosa, cuidados integrativos humanescentes, expressões artísticas e culturais. Na ocasião, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irão apresentar experiências exitosas sobre alimentação saudável, comunicação, educação popular e práticas integrativas complementares.
Com o tema “Na terra do sol e do sal: tecendo sonhos na pluralidade dos saberes e fazeres no SUS”, o encontro faz parte da agenda de eventos regionais preparatórios e de mobilização para o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, considerado um dos maiores eventos de saúde coletiva do país, que acontecerá na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), de 21 a 24 de março de 2016.
Também participam do Encontro Regional Nordeste I educadores populares, como rezadeiras, benzedeiras, cartomantes, raizeiros, erveiros, contadores de histórias e especialistas e pesquisadores da área de saúde coletiva, com destaque para o coordenador Geral da Rede Unida Alcindo Ferla, Dr. Eymard Mourão (UFPB), Julio (Fiocruz/AM), Heider Pinto (Secretario da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde), Vera Dantas (CE) e Vera Rocha (UFRGS). 

PROGRAMAÇÃO
A programação tem início nesta quinta-feira (5), às 13h, com oficinas simultâneas, abordando planejamento em saúde, alimentação saudável, ensino e pesquisa, amor na saúde, educação popular e a metodologia Tenda do Conto. Às 19h, acontece a abertura oficial, tendo como tema da conferência magistral “Contando os repentes das ousadias, conquistas, desafios e possibilidades do SUS”. Na sexta (6), a programação ocorre das 8h às 17h30. E no sábado (7), último dia, das 8h30 às 12h. No encerramento, serão premiados os melhores trabalhos autopoéticos inscritos no evento. 


Nenhum comentário: