A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER), realizou nesta terça-feira (3) mais um serviço de transporte aeromédico, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN). Desta vez, a paciente Rilene Fernandes da Silva, de 60 anos, que estava internada no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), foi transferida de helicóptero para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde ficou sob os cuidados médicos da equipe do Hospital. A ação conjunta possibilita um melhor atendimento aos pacientes que necessitam de um tratamento médico mais complexo, pois permite uma maior rapidez no transporte.
O transporte aeromédico de pacientes pelo Potiguar 01 vem sendo realizado há cerca de três anos, graças a um convênio firmado entre o CEIOPAER e o SAMU 192/RN, que faz em média de três a seis atendimentos mensais, estando disponível no momento que for acionado para prestar o socorro.
Saiba mais
O Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) realizou 266 missões durante o primeiro semestre de 2015, em diversas operações realizadas pela aeronave Potiguar 01 com destaque para ocorrências policiais, patrulhamento preventivo, apoio aeromédico, rebelião/fuga de preso, policiamento ambiental, salvamento aquático, busca marítima/terrestre e outras operações da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do RN. Entre as ocorrências, 36% delas foram para operação policial, 23% de prevenção e 11% de instrução.
Se comparado as atividades realizadas pelo CEIOPAER no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado verifica-se que houve um aumento de 230% nas operações policiais, 160 % no auxílio às ações do Corpo de Bombeiros e de 200% no atendimento aeromédico.
Durante o primeiro semestre, os militares do CEIOPAER conseguiram recuperar 24 veículos, deter 35 pessoas, apreender 13 armas, além de três vítimas resgatadas, dez vítimas socorridas e um corpo localizado.
O Centro Integrado de Operações Aéreas racionaliza em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves pertencentes à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, a serem empenhadas em atividades policiais, operações de busca e salvamento, resgate e missões de defesa civil e operações aeromédicas em cooperação com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Nenhum comentário:
Postar um comentário