quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Clube 25 é tema de projeto de pesquisa



Instituição que fomenta o ensino e a pesquisa científica nas áreas de sangue, o Hemocentro do RN foi área de estudo do trabalho de conclusão de curso da aluna do Curso de Serviço Social da Universidade Potiguar (UNP), Lidiane Silva.
Na manhã desta quarta-feira (4), a estagiária apresentou o resultado do seu trabalho de pesquisa para a direção e servidores da unidade. Como o tema, Clube25 – Proposta de fidelização de jovens doadores à doação voluntária de sangue, o estudo analisou 677 jovens que aderiram ao projeto no período de 2008 a 2014, analisando o índice de fidelização, perfil dos participantes e as principais causas das inaptidões para a doação de sangue.
De acordo com a pesquisa, 66% dos doadores do Clube 25 são do sexo masculino e apenas 34% feminino, registrando que do total de pesquisados, os jovens na faixa etária de 16 a 21 anos correspondem a mais de 50% dos participantes.
Para a Diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha, “os resultados da pesquisa servirão de base para o Hemocentro do RN trabalhar novas estratégias de fidelização dos doadores jovens, focando principalmente na comunicação e na interação”.
Para a Chefe do Departamento de Apoio Técnico do Hemocentro e Orientadora de campo da pesquisa, Rosemary Oliveira, “fidelizar não é só assinar o termo de adesão ao projeto, é preciso ter compromisso com a doação voluntária de sangue. É conscientizar o jovem da importância de participar de atividades educacionais e culturais voltadas à promoção da saúde”.
O Projeto Clube 25 foi criado pela Cruz Vermelha Internacional e Organização Pan Americana da Saúde. Ele surgiu na África (Zimbábue), mediante um cenário de epidemia do vírus HIV, com o objetivo de manter um estoque de sangue seguro, incentivando os jovens a uma vida saudável, longe das drogas, da violência, e de outros riscos.
Em 2008, o Hemonorte aderiu ao Clube 25, sendo o  primeiro hemocentro do Nordeste e o terceiro do país a abraçar este projeto para a juventude, que tem o objetivo de educar, captar e fidelizar jovens estudantes do ensino médio e universitário, quanto à importância da doação voluntária e periódica de sangue, estimulando a juventude a desenvolver hábitos de vida saudável, valores humanos e éticos exercendo na prática sua cidadania



Nenhum comentário: