O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, cumpriu neste sábado (21) mais uma extensa agenda nas zonas Oeste, Norte e Leste da capital, fazendo o que disse em seu discurso de posse.
O secretário iniciou o dia participando de uma blitz, realizada pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), em conjunto com as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, no acesso ao Bairro Pitimbú, na Área Integrada de Segurança Pública 11 (AISP 11). Ronaldo Lundgren cumprimentou e conversou com os policiais sobre as ações operacionais desenvolvidas naquela área. Em seguida, fez questão de ir, pessoalmente, conhecer a sede da 3ª Companhia do 9º BPM, localizado no Bairro Planalto. Ele entrou nos alojamentos, banheiro, área administrativa e observou o terreno ao redor da unidade. Em todas as visitas que tem feito aos prédios da Secretaria, Ronaldo Lundgren tem buscando avaliar as condições de trabalho que são disponíveis à tropa.
Ainda na zona Oeste, o secretário da Sesed pediu para ir nas áreas com maiores incidências criminais e caminhou pelas ruas do Planalto, Guarapes e Leningrado. Nestas localidades, ele conversou com muitos moradores. Um ponto em comum observado nestas áreas é a carência das políticas públicas sociais e estruturais. Quase todas as ruas que visitou possui iluminação pública e saneamento básico deficientes. Além disso, vagas de escolas para crianças e adolescentes e trabalho para os adultos estão entre os pontos que mais preocupam aquela população. Um grande número de pessoas sem ocupações pode ser vista caminhando pelos bairros.
Na zona Norte, o secretário da Segurança, fez uma visita de inspeção na Delegacia de Plantão, onde foi recebido por agentes, escrivães e delegados que estavam trabalhando. Na ocasião, Ronado Lundgren conheceu as instalações internas e externas e observou a rotina de trabalho dos policiais e da população que recorre ao serviço. Atento a todas as reclamações, o secretário fez questão de ouvir e anotar as críticas e sugestões. Ainda na Delegacia, pediu para conhecer as celas onde os presos ficam custodiados. O secretário concluiu sua inspeção no Instituto Técnico de Perícia (ITEP), na Ribeira, zona Leste de Natal.
“Nossos policiais e peritos estão trabalhando com dedicação procurando fazer o que tem que ser feito, mas vejo que precisamos melhorar as condições de trabalho para que eles possam fazer mais. Digo não só pelo efetivo, mas pelas estruturas dos locais de trabalho e materiais. Em cada conversa com um profissional destes ganhamos informações úteis que nos ajudam nas tomadas de decisões”, disse o secretário Ronaldo Lundgren.
Nenhum comentário:
Postar um comentário