segunda-feira, 16 de maio de 2016

ÁGUA Sinais de vazamentos internos em residências muitas vezes são ignorados


Ana Luiza Cardoso – ACS Caern
Pequenos vazamentos dentro de casa muitas vezes são ignorados pelo usuário que não atribuem aos mesmos o aumento no consumo de água. O desconhecimento de muitos faz com que uma torneira pingando ou um chuveiro com vazamento sejam menosprezados e não atribuídos desperdício que crie impacto na conta. A  questão é que derramamento de qualquer natureza gera aumento no consumo e consequentemente na conta. Uma torneira pingando rápido consome 960 litros de água por mês. A questão também não deve ser encarada somente pelo viés econômico. Estes pequenos vazamentos fazem sim diferença no final do mês e além de tudo demonstram a falta de cuidado com um produto tão precioso que é a água tratada. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte alerta para os vazamentos.
O Núcleo de Ramais Prediais e Núcleo de Clientes Especiais de Mossoró fazem cerca de 160 vistorias por mês em imóveis e condomínios da cidade. Cerca de 70% são vazamentos internos não perceptíveis, mas 30% vêm de pequenos consertos que deveriam ser feitos, mas são ignorados pelos usuários. “Em Mossoró tem muita cisterna. E muitos não têm boias nas cisternas, quando estes reservatórios começam a encher, sem a boia eles vazam pelas laterais através de infiltrações”, relata Luana Oliveira, uma das empregadas que realizam vistorias em imóveis na cidade. A não existência de boias em caixas de água também geram consumo elevado em função do transbordamento destes reservatórios.
Deve ser rotina dos proprietários ficarem atentos ao ambiente doméstico. Os pontos que devem ser checados são vazamentos em encanamentos, boias, hidrômetro e nos pontos de consumo (caixa de descarga, chuveiros, pias de cozinhas, tanques, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça). De acordo com a Companhia de Saneamento de São Paulo, a Sabesp, fazer a manutenção em torneiras, válvulas, boias de caixas e registros pode representar até 25 % de economia no consumo de água. Somente um filete de água de 4 mm em um encanamento representa um desperdício mensal de 13.260 litros.
A Caern se responsabiliza pelo encanamento até ao ponto de entrega de água ao consumidor que é o hidrômetro. Do hidrômetro para dentro da residência a responsabilidade é dos proprietários. Os locais que podem ocorrer vazamento é a encanação entre o hidrômetro e os reservatórios (caixa de água/cisternas) e pontos de consumo. Os reservatórios como caixas de água e cisternas devem ser observadas as boias, registros, barriletes e extravasores. Com o tempo, as instalações hidráulicas se desgastam por diversos motivos daí a importância de observar o estado de torneiras e chuveiros. Outros danos comuns nas instalações hidráulica são a má instalação e a qualidade do material. Na ocorrência de vazamentos, o ponto mais crítico das tubulações são as conexões e junções.
HIDRÔMETRO
É dever do consumidor conhecer melhor o hidrômetro, também conhecido como relógio ou medidor. O aparelho é aliado do cliente. Muitas pessoas, também por desconhecimento, acham que o medidor não registra a água que está sendo desperdiçada. O hidrômetro vai registrar tudo que for consumido dentro da residência ou condomínio. Por este motivo, caso o usuário não tenha hidrômetro, ao ser instalado, é preciso ficar atento ao consumo e aos vazamentos internos. Quem tem o hidrômetro instalado pela primeira vez geralmente leva um susto com o consumo. Isto porque o combate ao desperdício e o uso racional da água ainda não é uma prática adotada no dia-a-dia. Está provado que com a instalação do hidrômetro o consumo do usuário cai.
VAZAMENTOS INVISÍVEIS OU OCULTOS
Normalmente o vazamento invisível provoca aumento repentino de consumo de um mês para outro. O nome invisível ou oculto foi dado porque normalmente não se enxerga a água desperdiçada. Para diagnosticar este tipo de derramamento se exige um pouco mais de atenção. Infiltrações nas paredes que gerem lodo ou mofo devem ser averiguadas. É dever do proprietário contratar um profissional de sua confiança para tentar encontrar o problema.
VISTORIA
Caso o proprietário tenha dúvidas sobre o aumento da conta, é possível solicitar uma vistoria a Caern. Para este serviço é cobrado o valor de R$ 53,86 na conta de água do mês seguinte a visita do técnico. Nesta vistoria o cliente vai receber orientação, mas a Caern não faz o serviço. “Cabe ao proprietário contratar um profissional de sua confiança para realizar o trabalho. A Caern não pode se responsabilizar pelo serviço de terceiros. O que nós oferecemos na vistoria é uma orientação”, informa Ridsa Rodrigues, chefe da Unidade de Receita de Mossoró.

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