quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Projeto pioneiro no país em Cuidados Paliativos tem início no Walfredo Gurgel




Mais um projeto pioneiro no Brasil começa a tomar corpo através de profissionais da saúde do Rio Grande do Norte (RN): A formação de equipes multiprofissionais capacitadas em cuidados paliativos, que se caracteriza por prestar uma assistência especializada, capaz de restituir, da melhor maneira possível, a qualidade de vida e a rotina que o paciente tinha, antes do adoecimento. Como se dará essa formação (além de mais detalhes sobre o projeto), será apresentado pela primeira vez nesta quarta-feira (16), das 15h30 às 17h30, no auditório do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), durante o I Simpósio Sobre Terminalidade Em Ambientes de Pacientes Críticos.

“Cuidados Paliativos ainda é uma área nova no Brasil. Coisa de cinco, 10 anos. E, se caracteriza, principalmente, por proporcionar um cuidado mais humanizado. É uma especialidade da medicina que enxerga o paciente de uma forma mais global, do ponto de vista clínico, emocional, social e humano”, explica o Intensivista e um dos primeiros paliativistas do RN, Rodrigo Vilar Furtado.

A ideia é oferecer àqueles pacientes que não possuem mais possibilidade de reversão clínica do quadro terminal em que se encontram, uma finitude da vida de forma mais tranquila, confortável e, quando possível, até sem sofrimento. 

O projeto é composto pela formação de diversas equipes em Cuidados Paliativos, uma para cada hospital de referência do Estado, contendo preliminarmente médico, assistente social, enfermeiro e psicólogo. Para implantação em cada unidade e formação das equipes, serão necessários três meses de trabalho. No primeiro, Rodrigo identificará a rotina de cada hospital, no segundo, já conhecerá melhor os profissionais que compõem o serviço e, por fim, identificará quais profissionais tem o perfil necessário para o trabalho e formará as equipes.

Furtado almeja que as equipes, em um futuro próximo, possam contar com a adesão de outros profissionais como terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas. 

Depois de falar pela primeira vez nesta quarta-feira sobre o Projeto, Rodrigo trabalha com a previsão de lançar oficialmente os Cuidados Paliativos no estado em dezembro próximo.

Para outras informações: Assessoria de Imprensa 3232-7530/32

Nenhum comentário: