Obra do anel viário avança na Zona Norte de Natal
ASSECOM/RN
Silvia Talita
Natal
será a segunda cidade em todo o país a contar com um anel viário, estrutura que
só São Paulo possui. Visando melhorar a mobilidade urbana na região
metropolitana, a obra na Zona Norte da capital está com 43% dos serviços
executados. Quando finalizada dará fluidez ao tráfego e impulsionará o
desenvolvimento da região. Atualmente, técnicos e engenheiros da
Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN trabalham em quatro frentes do
projeto: a construção do viaduto da Redinha, que dará acesso à Ponte Newton
Navarro, e às Avenidas João Medeiros Filho, Conselheiro Tristão e Litorânea,
diminuindo os constantes engarrafamentos no local, dando plena funcionalidade à
ponte em seus dois sentidos. Esse serviço está 42% finalizados. Ao
lado da Avenida Moema Tinôco está sendo construída uma lagoa de captação das
águas de drenagem para evitar alagamentos, principalmente em frente ao
cemitério, ponto crítico e recorrente de inundações no local e
adjacências. Já na Avenida Rio Doce, entre a Avenida Itapetinga e o
Ginásio Nélio Dias, está sendo executada a implantação da pista projetada ao
longo de toda a via, além dos serviços de drenagem. O Governo do Estado,
por meio da Secretaria da Infraestrutura, trabalha para entregar toda a obra em
2017, sendo no primeiro semestre os seguintes trechos: Viaduto da Redinha,
Avenidas Rio Doce, Tocantínia e Moema Tinôco/Conselheiro Tristão, no trecho que
compreende o Viaduto da Redinha até a entrada de Genipabu. Para o segundo
semestre ficará apenas a Avenida das Fronteiras. “Essa é a
principal e maior obra de mobilidade urbana em andamento na capital potiguar,
possibilitando um novo acesso ao aeroporto, uma vez que interligam a BR-101 ao
anel viário e a BR-304, a Tomaz Landim, à Avenida Moema Tinôco, dotando de 13
quilômetros de faixas duplicadas com faixas exclusivas para ônibus, sendo 11
quilômetros de ciclovia”, explica o secretário da SIN, Jader
Torres. O anel viário vai proporcionar uma relevante melhoria
da qualidade de vida da população. Serão implantados novos abrigos de
passageiros, ciclovias, e calçadas padronizadas, o que vai permitir maior
mobilidade de ciclistas e pedestres, principalmente daqueles com maior
dificuldade de locomoção. “Quando concluída, essa obra vai mudar
consideravelmente a vida da população da Zona Norte, com a implantação de um
novo conceito de mobilidade na região, onde há pelo menos 10 anos os moradores
esperam por essa melhoria”, finaliza Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário