Na sessão ordinária desta quarta-feira (09), a Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei encaminhado pelo vereador Júlio Protásio (PDT) que dispõe sobre a inclusão da atividade de optometrista e da prestação de serviços da optometria na capital potiguar. A matéria acatada em segunda discussão regulariza o trabalho desta categoria no âmbito do Município. De acordo com o autor da matéria, a optometria é uma ciência especializada no estudo da visão e o optometrista é o profissional graduado, da área da saúde, autônomo e independente, que atua na atenção primária da saúde visual.
"Em suas prerrogativas se encontram o cuidado detalhado do olho e da visão, que inclui a avaliação do estado refrativo e motor (funcional), correção e a reabilitação das condições do sistema visual, assim como o reconhecimento e encaminhamento de patologias identificadas ao profissional competente", explicou o vereador Júlio Protásio. "Por tudo isso, é importante legalizar o exercício dessa profissão em nossa cidade", concluiu.
O optometrista Leuber Jácome falou sobre as perspectivas para a categoria profissional após a legalização da atividade. Segundo ele, a tendência é que o mercado receba um incremento com a aprovação dessa medida. "Precisávamos dessa lei para trabalharmos tranquilos em Natal. Destaco que 130 países reconhecem a optometria como ciência auxiliar da oftalmologia. Então, acredito no aquecimento do setor com a criação de cursos que formarão novos profissionais habilitados", avaliou.
Também em segunda discussão, recebeu parecer favorável um texto de autoria da vereadora Júlia Arruda (PDT) que institui, no calendário oficial do Município, o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. "A intenção é lembrar e homenagear as mulheres que lutaram pelo direito ao voto e para ocupar com protagonismo os espaços políticos", ressaltou a parlamentar.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário