A Câmara Municipal de Natal realizou solenidade na noite dessa terça-feira (22) em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Na ocasião, os parlamentares fizeram a entrega da comenda Zumbi dos Palmares a personalidades que possuem atuação destacada no combate ao racismo. A proposição da solenidade e a criação da comenda foram iniciativas do vereador Fernando Lucena (PT).
"É uma homenagem às pessoas que admiram a luta do negro e representa o combate ao racismo. É preciso resgatar esses heróis do povo brasileiro e mostrar a sua importância histórica e cultural. Portanto, é uma reverência mais do que justa", disse Fernando Lucena. O parlamentar ainda destacou a luta pela integração racial. "Apesar dos grandes avanços o nosso país ainda é racista, então essa solenidade vem para enfatizar a luta destes cidadãos que trabalham para promover a igualdade".
Participaram da sessão solene vereadores, representantes de movimentos étnicos e religiosos, além de amigos e familiares dos homenageados. Cada parlamentar escolheu uma personalidade para ser agraciada com a comenda.São eles, respectivamente: Franklin Capistrano - Padre Robério Camilo da Silva, Hugo Manso- Miguel Nery Santos da Silva, Júlia Arruda- Silvinha Alves, Sandro Pimentel - Sebastião Mathias da Silva Filho, Emanoel do Cação - Andreia Souza, Eudiane Macêdo - Josefa Leopodina de Oliveira, Felipe Alves - Maria Ivanira da Silva e Fernado Lucena - Jeová Brasil.
Zumbi dos Palmares
O líder nasceu em 1655, no estado de Alagoas. Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial. Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da luta contra a escravidão, lutou também pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País.
Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário