terça-feira, 29 de março de 2016
TELEMETRIA Serviço virtual usado pela Caern permite acompanhamento instantâneo do consumo
Lígia Cortez – ACS Caern
Acompanhar os avanços da tecnologia para melhor atender seus clientes é uma das principais metas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), utilizando ferramentas que proporcionem segurança e comodidade. A “leitura” do consumo de água, de forma virtual, hoje é realidade nos shoppings, indústrias, hospitais e agora está sendo disponibilizada para novos empreendimentos, inclusive residenciais, com medição individualizada. Com essa prática, o cliente sabe os dias e horários de maior ou menor consumo, com representação gráfica de acordo com os números mostrados no hidrômetro, vistos na tela do computador ou smartphone. A fatura mensal é encaminhada ao cliente através de e-mail.
Entre as companhias de saneamento do país, a Caern foi pioneira ao implantar o serviço de medição individualizada nos edifícios com mais de três andares em Natal que, entre outros benefícios, inibe o desperdício pois cada usuário é responsável pelo próprio consumo. Associado a isso, a empresa acrescentou a segurança e privacidade dos clientes onde os dados de consumo podem ser acessados sem necessitar da entrada de pessoas estranhas ao ambiente interno do condomínio. Um Condensador de Leitura instalado em ambiente externo, armazena os dados de cada hidrômetro dos usuários e o colaborador da companhia vai ao local para anotar o consumo e emitir a fatura, simultaneamente.
TELETRANSMISSÃO
Inicialmente a Caern instalou o sistema de telemetria integrada em clientes corporativos, que apresentavam consumo superior a mil metros cúbicos de água ao mês, que aderiram ao serviço para prevenir desperdício. Foram instalados dez equipamentos acoplados nos hidrômetros em cada um dos pontos de entrada da água. Os clientes são duas indústrias têxteis (três pontos), Hospital Onofre Lopes (um ponto), Maternidade Januário Cicco (dois pontos), Shopping (três pontos), Companhia Docas do Rio Grande do Norte - Codern (um ponto).
Segundo informações do gerente Comercial da Caern, Marinaldo Pereira Júnior, a iniciativa dos moradores de um edifício residencial, com 600 apartamentos, na Zona Oeste de Natal, vem apresentando resultados positivos. Eles adotaram o sistema de teletransmissão, a exemplo dos outros clientes corporativos. Para Marinaldo, essa decisão é do condomínio, que elege e contrata empresa especializada no fornecimento e instalação do equipamento específico, sem interferência da companhia. Esta já mantém a estrutura para acolher os dados. O gerente estima que o investimento de cada unidade do condomínio foi inferior a R$ 500,00, proporcional a quantidade de apartamentos.
Atualmente, a Caern possui cerca de 3.300 clientes especiais que consomem mensalmente mais de 200 metros cúbicos de água. Para esses a empresa disponibiliza as orientações necessárias à implantação de mecanismos para inibir o consumo excessivo. A empresa está recomendando aos condôminos que adotem a telemetria como meio de economizar água e consequentemente recursos financeiros, tendo em vista que o excesso é progressivamente mais caro. Com o novo sistema, o cliente não espera a conta no final do mês para saber que tem vazamento na tubulação, por exemplo, mas pode providenciar a recuperação de forma imediata
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