sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Servidores da Unidade do Santarém são beneficiados com ações de bem-estar e cuidados com saúde



Estimular os servidores e colaboradores por meio da promoção de atividades que foquem no bem-estar e na saúde emocional e física de todos. Esse é o mote do projeto “Cuidando do Cuidador” desenvolvido pela unidade de Estratégia Saúde da Família de Santarém, no Distrito Sanitário Norte II de Natal desde o ano de 2015 e que tem tido resultados importantes como elevação da autoestima, sentimento de valorização pessoal e profissional e melhor interação entre os trabalhadores.
 
Segundo o diretor da USF Santarém, Nerivaldo Luiz, as atividades do projeto são escolhidas de forma que todos possam utilizá-las no seu cotidiano, ações básicas que levam à melhoria da qualidade de vida, proporcionando também o aumento do nível de interação entre os profissionais da unidade de saúde.
 
“A metodologia é aplicada aos passos do planejamento estratégico situacional em saúde, sendo realizadas em oficinas mensais e executadas na última sexta-feira de cada mês. A aplicação das atividades é planejada pela direção da unidade e pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde na Família, que a executa em parceria com profissionais convidados”.
 
A rotina do trabalhador da saúde é muito exaustiva por longas jornadas, sobrecarga de tarefas e a convivência com a dor e o sofrimento das pessoas, que acabam interferindo também na saúde do profissional. Diante desse quadro, surgiu a necessidade de desenvolver atividades e ações básicas com os servidores que promovessem momentos de relaxamento, descontração e valorização profissional e pessoal, buscando o bem-estar de todos.
 
Entre elas, estão trabalhos voltados para a expressão artística como pinturas e musicalização, ações de promoção à saúde como sensibilização e orientações sobre cuidados básicos e prevenção à doenças e prática de atividades físicas que promovam benefícios às saúdes corporal e emocional como caminhadas, alongamentos, relaxamentos e quaisquer outras atividades físicas, de preferência ao ar livre.
 
A iniciativa começou em 2015 e conforme Nerivaldo, teve que ser suspensa por um tempo devido a reforma estrutural da unidade de saúde, sendo retomada em julho passado, com a reinauguração desta, com participação de aproximadamente 60% dos colaboradores, ou seja, até 45 pessoas por atividade.

Nenhum comentário: