terça-feira, 12 de janeiro de 2016

SUS Mediado passa a funcionar em novo prédio da DPE

Com a inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-RN), os atendimentos do programa SUS Mediado passam a ser feitos em novo endereço, na esquina das avenidas Senador Salgado Filho e Norton Chaves, no bairro de Lagoa Nova, próximo à Arena das Dunas. O atendimento continua a acontecer todas as terças-feiras, no horário das 8h às 14 horas.

O SUS Mediado é um programa público que cria mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos em ações de saúde, evitando demandas judiciais e assegurando de forma mais rápida o acesso dos usuários aos serviços de saúde no Rio Grande do Norte. Todas as terças-feiras, técnicos das secretarias de saúde do Estado e do Município estão reunidos em uma sala para atendimento direto aos cidadãos que procuram a Justiça com demandas relacionadas à saúde, como medicamentos e procedimentos médicos.

Em 2015 o SUS Mediado realizou 1.378 atendimentos somente em Natal, sendo que deste total, 410 foram resolvidos com soluções administrativas, sem a necessidade de judicialização. Os demais precisaram ser encaminhados para a Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) ou Defensoria Pública da União (DPU). “Estamos felizes em oferecer um serviço de qualidade, em local confortável e acessível à população”, disse a Procuradora do Estado Adriana Torquato, coordenadora do programa na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e uma das idealizadoras do projeto.

O acesso direto do cidadão ao defensor público e ao técnico da secretaria de saúde reduz o desgaste físico e emocional do paciente, que tem no mesmo espaço todas as informações sobre a sua demanda e ao final do atendimento já consegue o devido encaminhamento.  O programa funciona mediante acordos de cooperação firmados com as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, as Defensorias Públicas e a Procuradoria Geral do Estado.  O programa também é realizado em Parnamirim e Caicó.




Nenhum comentário: