quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CMN participa de ato em memória das vítimas do Holocausto



O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Franklin Capistrano (PSB), participou na sede da Seccional Potiguar da OAB de um ato solene pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. As atividades foram conduzidas pelo Centro Israelita do RN (CIRN) e reuniu advogados, estudantes, autoridades governamentais e sociedade civil.

Proposto em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 27 de janeiro lembra as vítimas do genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos, que ceifou a vida de milhões de judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos durante a Segunda Guerra Mundial. A data, em 1945, marcou a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

De acordo com o presidente Franklin Capistrano, a história desempenha um papel de grande importância na preservação e busca do conhecimento, auxiliando na reconstrução da identidade humana e lidando com os crescentes desafios na produção do saber histórico.

"Trata-se de manter viva a memória dos que encontraram a morte nos campos de concentração, bem como dos sobreviventes que carregam até hoje as dores daqueles dias terríveis. É, sobretudo, para que nós nunca esqueçamos. Porque é necessário lembrar, repetidas vezes, para impedir que isso se repita", disse o titular do Legislativo natalense.

Por sua vez, o presidente da OAB/RN, advogado Paulo Coutinho, falou que o Holocausto representa uma página triste da história. "Foi um crime contra a humanidade que não podemos permitir que aconteça novamente. Todavia, o mundo contemporâneo não está pacificado, as pessoas continuam se matando por causa do racismo e da intolerância religiosa. Isso é preocupante!".

O ato simbólico é para mostrar a importância da paz e da liberdade. Foi o que afirmou o presidente do CIRN, Mario Soltak, lembrando que as gerações de sobreviventes que testemunharam as atrocidades do Holocausto envelhecem e aos poucos estão partindo. "Elas deixam um legado para as novas gerações. Cabe aos mais jovens continuar a luta por uma sociedade livre e democrática", concluiu.


Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal do Natal - ASSECAM












Instagram: @camaranatal
Twitter: @camaranat


Texto: José Martins Junior
Fotos: Verônica Macedo 

Nenhum comentário: