segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Força tarefa de combate ao Aedes aegypti começa segunda-feira em Nossa Senhora da Apresentação




O município de Natal inicia na próxima segunda-feira (11) a força tarefa contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte da cidade. A ação intitulada “Dengue e Zika – você tem tudo a ver com isso” reunirá diversas Secretarias Municipais trabalhando de forma conjunta nas ações de combate e eliminação do mosquito e educação em saúde durante sete dias. As estratégias foram definidas durante reunião realizada nesta quinta-feira (7), no Gabinete de Gerenciamento de Crise. O bairro de Nossa Senhora da Apresentação foi escolhido por apresentar-se com um quadro de surto epidêmico de dengue.

A concentração para a ação será às 7h em frente à Escola Municipal Professor Laércio Fernandes, localizada na Rua Noel Costa, em Nossa Senhora da Apresentação, de onde sairá uma caminhada e uma carreata de mobilização em direção ao Centro Municipal de Educação Infantil Belchior Jorge de Sá, na rua São Francisco.

Durante os sete dias serão realizadas ações de visita domiciliar pelos agentes de combates às endemias, limpeza de terrenos baldios, recolhimento de pneus e inservíveis, além de diversas ações de educação e conscientização em saúde. A expectativa é que todos os 35 mil domicílios de Nossa Senhora da Apresentação sejam visitados durante este período.

O secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, ressaltou o trabalho do CCZ, por meio do Vigiadengue, que possibilita fazer uma investigação minuciosa dos casos de dengue por bairros de Natal. Ele explica que a ação da Prefeitura escolheu o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, por hoje apresentar uma situação crítica, como forma de bloquear a transmissão no bairro.

“Atuaremos de forma intensa durante sete dias, com uma ação intersetorial, envolvendo as diversas Secretarias do município no combate ao vetor. Estamos em uma situação de emergência em saúde pública e a responsabilidade não é apenas da Saúde, mas sim de todos. Esse é um momento de unir forças para vencer essa guerra contra o mosquito e cada ente tem seu papel nesse trabalho. Nossa expectativa é que as ações surtam efeito positivo e consigamos acabar com o surto epidêmico e bloquear a ação do mosquito”.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Alessandre Medeiros, explica que as ações deve se estender para os outros bairros do Distrito Sanitário Norte II e Norte I, como Igapó, Lagoa Azul e Pajuçara, que já preocupam. “A nossa bússola orientadora é quem vai indicar quais ações e onde atuaremos. Hoje, por meio do Vigiadengue, temos uma ferramenta eficaz no monitoramento e combate às arboviroses”.

“Este é o momento da prevenção, de a gente eliminar qualquer possibilidade de água parada, para que não tenha criadouro do mosquito. Não podemos permitir a reprodução demasiada desse mosquito, bem como devemos evitar que o mosquito nasça. Mas para isso é imprescindível o apoio, sensibilização e participação da sociedade nessa luta contra o mosquito, pois se a população não tiver essa consciência, nossas ações não surtiram efeito positivo”, destaca o secretário Luiz Roberto Fonseca.

A Urbana informou que já está com as equipes definidas para os sete dias e com o georreferenciamento dos locais mais críticos de Nossa Senhora da Apresentação e que entrará com força máxima no combate ao Aedes aegypti.

O Núcleo de Programas e Projetos Sociais (NPPS) da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes) também apresentou as ações de combate e prevenção ao mosquito. Como forma de orientar, socializar e chamar a atenção da população sobre o Aedes aegypti, a Semdes deverá realizar duas carreatas. A Secretaria ainda auxiliará na visita domiciliar e pretende realizar palestras e ações culturais ao longo dos sete dias. A ação contará com o apoio dos alunos do Projeto Semente Cidadã.

As Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SME), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Segurança e Defesa Social (Semdes), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Urbana integram ação. 

Nenhum comentário: