quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Projeto “Canguru Amamenta” vai beneficiar mães usuárias do SUS


         A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou , no, 27 de outubro, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, no Centro de Convenções, o projeto “Canguru Amamenta”, idealizado pela Coordenação Estadual do Aleitamento Materno com objetivo de incentivar a amamentação e o contato pele a pele entre mãe e bebê através do uso do “canguru”, também conhecido como sling, uma peça de tecido que permite acomodar o bebê junto à mãe.

         O projeto surgiu da idéia de promover benefícios às mães usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) através de iniciativas de baixo custo financeiro. “Teremos um stand durante a Conferência, onde vamos divulgar o projeto que consiste em mostrar que o sling, uma peça comercialmente vendida pelo valor mínimo de 60 reais, pode ser readaptado e feito pela própria mãe utilizando o tecido e técnicas de amarração, a um custo entre 10 e 15 reais”, explica a responsável técnica pelo Programa Estadual de Aleitamento Materno da Sesap, Rayssa Arruda.

         A terapeuta ocupacional, técnica do programa estadual de aleitamento materno e idealizadora do projeto, Lorena Pimentel, explica que o uso do canguru tem benefícios práticos para a mãe e para a saúde do bebê . “Fizemos testes com mães de bebês internados no Hospital Santa Catarina e o resultado foi muito bom, vimos que o canguru pode ser feito apenas com o corte no formato e tamanho adequado e amarrado ao corpo pela própria mãe, que assim ganha privacidade ao amamentar e mobilidade para realizar outras atividades, já que o bebê fica seguro e confortável, e o contato direto com a pele da mãe promove o aumento do vínculo afetivo e melhora no desenvolvimento psicomotor e do ganho de peso”.

         O objetivo da equipe da Sesap é realizar futuras parcerias com empresas para a doação de tecido e incentivar a produção pelas próprias mães que se encontram nos hospitais aguardando a alta dos seus bebês. O projeto pretende capacitar os profissionais das Regionais de Saúde, que serão multiplicadores para as mães do interior do Estado. Para confecção do sling o tecido mais adequado é a malha de algodão penteado de 30 fios.    


Nenhum comentário: