sábado, 31 de outubro de 2015

Eventos celebram Djalma Maranhão

Político de perfil nacionalista, prefeito de Natal por duas vezes,  cassado pela ditadura militar (1964/1985) e morto no exílio em Montevidéu, Uruguai, em 1970, Djalma Maranhão será homenageado dentro e fora do Rio Grande do Norte, com o resgate de sua memória pela passagem dos seus 100 anos de nascimento. O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular abre uma série de eventos em sua homenagem, começando pelo seminário “Três Dimensões de Djalma Maranhão: Política, Educação e Cultura”, a ocorrer de 4 a 6 de novembro, no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), na Avenida Rio Branco, na Cidade Alta.
Foto: Magnus Nascimento

Dentre os palestrantes estão pessoas que conviveram e acompanharam a administração municipal de Djalma Maranhão, bem como colaboradores da campanha de alfabetização “De pé no chão também se aprende a ler”, caso do ex-secretário estadual de Recursos Hídricos, Josemá Azevedo, à época estudante seria responsável pela interiorização do projeto de alfabetização de adultos, interrompido pelo golpe militar de 1964. “Na época havia 40 municípios cadastrados, os próprios prefeitos vinham a Natal pedir o projeto”, disse o presidente do CDHMP, Roberto Monte, um dos organizadores do evento.

Roberto Monte informou que entre os palestrantes está Clara Goés, filha de Moacir de Goes, que era secretário de Educação na gestão de Djalma Maranhão, cargo que voltou a exercer em 1989, na primeira gestão Wilma de Faria (1989/1992). “A campanha de ‘Pé no chão também se aprende a ler’ ensinava o povo a ser professor”, reforçou Roberto Monte.

Para o professor Antonio Marques de Carvalho, o seminário é uma forma de trazer e mostrar para as novas gerações o que representou Djalma Maranhão, de forma que a sua memória “não caia no esquecimento”. Em Natal, poucas são as homenagens presentes, entre elas, estão o Palácio dos Esportes, na avenida Trairi, em  Petrópolis, obra de seu governo, e a rua onde fica o Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, em Nova Descoberta, que levam seu nome.

Antonio Carvalho afirmou que não fosse a provocação de organizações não-governamentais, que chamou a atenção para os 100 anos do político natalense, a data  “passaria em branco”. Segundo os organizadores do seminário, Natal saiu da letargia administrava a partir da gestão de Djalma Maranhão. “Ele criou o IPTU, porque a cidade não tinha recursos”, disse Monte. Eles contam que Djalma Maranhão “era um  prefeito que despachava na rua e saia de cada de madrugada para fiscalizar obras”.

Calendário comemorativo aos 100 anos de Djalma MaranhãoSeminário 
4/11 – 14 às 18 horas: “Política Educacional e Cultural na gestão de Djalma Maranhão a frente da prefeitura de Natal”
Palestrante – Willington Germano,  Walter Pinheiro Júnior, com depoimentos de Clara Goes, Janilson Oliveira, José Ribamar de Oliveira, Josemá Azevedo e professores da campanha “De pé no chão também se aprende a ler”
Coordenação – Antonio Capistrano e Socorro Batista

5/11 – 8:30 às 12 horas: “A DDC, sua origem e sua ação na administração Djalma Maranhão”
Palestrante – Paulo de Tarso Correia de Melo

“Conceito de Cultura e arte popular”, palestrante
Palestrante – Edrisi Fernandes.
Coordenação – Antonio Marques de Carvalho e Maria do Carmo Silva
6/11 – 8:30 às 12 horas: “A conjuntura política dos anos 1960 e Djalma Maranhão”
Palestrante – João Emanuel Evangelista

“Construção e funcionamento de uma gestão de esquerda com Djalma Maranhão na prefeitura”.
Palestrante – Lincoln Morais

“Aspectos da estrutura organizacional da campanha de Djalma Maranhão candidato a prefeito de Natal: Aliança Política – a ideologia nacionalista, comitês nacionalistas”
Palestrante – Geniberto Campos.

“Ação judicial em defesa dos auxiliares de Djalma Maranhão (perseguidos pelo golpe de 1964)”
Palestrante – Roberto Furtado
Coordenação – Geraldo Magela Fernandes
sessão no Congresso
16 de novembro haverá uma sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e Senado Federal, no Congresso Nacional, em homenagem a Djalma Maranhão por propositura da senadora Fátima Bezerra (PT)

Sessão na câmara
27 de novembro, às 10 horas, na Câmara Municipal

Show 
27 de novembro`, a tarde, na praça André de Albuquerque, Cidade Alta

Prêmio
4 de dezembro ocorrerá a entrega do 21º Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos, outorgado postumamente a Djalma Maranhão, ao seu irmão Luiz Maranhão Filho e auxiliares da administração popular do falecido prefeito, na Câmara Municipal
Fonte - CDHMP

Nenhum comentário: