Foto: Magnus Nascimento
Roberto Monte informou que entre os palestrantes está Clara Goés, filha de Moacir de Goes, que era secretário de Educação na gestão de Djalma Maranhão, cargo que voltou a exercer em 1989, na primeira gestão Wilma de Faria (1989/1992). “A campanha de ‘Pé no chão também se aprende a ler’ ensinava o povo a ser professor”, reforçou Roberto Monte.
Para o professor Antonio Marques de Carvalho, o seminário é uma forma de trazer e mostrar para as novas gerações o que representou Djalma Maranhão, de forma que a sua memória “não caia no esquecimento”. Em Natal, poucas são as homenagens presentes, entre elas, estão o Palácio dos Esportes, na avenida Trairi, em Petrópolis, obra de seu governo, e a rua onde fica o Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, em Nova Descoberta, que levam seu nome.
Antonio Carvalho afirmou que não fosse a provocação de organizações não-governamentais, que chamou a atenção para os 100 anos do político natalense, a data “passaria em branco”. Segundo os organizadores do seminário, Natal saiu da letargia administrava a partir da gestão de Djalma Maranhão. “Ele criou o IPTU, porque a cidade não tinha recursos”, disse Monte. Eles contam que Djalma Maranhão “era um prefeito que despachava na rua e saia de cada de madrugada para fiscalizar obras”.
Calendário comemorativo aos 100 anos de Djalma MaranhãoSeminário
4/11 – 14 às 18 horas: “Política Educacional e Cultural na gestão de Djalma Maranhão a frente da prefeitura de Natal”
Palestrante – Willington Germano, Walter Pinheiro Júnior, com depoimentos de Clara Goes, Janilson Oliveira, José Ribamar de Oliveira, Josemá Azevedo e professores da campanha “De pé no chão também se aprende a ler”
Coordenação – Antonio Capistrano e Socorro Batista
5/11 – 8:30 às 12 horas: “A DDC, sua origem e sua ação na administração Djalma Maranhão”
Palestrante – Paulo de Tarso Correia de Melo
“Conceito de Cultura e arte popular”, palestrante
Palestrante – Edrisi Fernandes.
Coordenação – Antonio Marques de Carvalho e Maria do Carmo Silva
6/11 – 8:30 às 12 horas: “A conjuntura política dos anos 1960 e Djalma Maranhão”
Palestrante – João Emanuel Evangelista
“Construção e funcionamento de uma gestão de esquerda com Djalma Maranhão na prefeitura”.
Palestrante – Lincoln Morais
“Aspectos da estrutura organizacional da campanha de Djalma Maranhão candidato a prefeito de Natal: Aliança Política – a ideologia nacionalista, comitês nacionalistas”
Palestrante – Geniberto Campos.
“Ação judicial em defesa dos auxiliares de Djalma Maranhão (perseguidos pelo golpe de 1964)”
Palestrante – Roberto Furtado
Coordenação – Geraldo Magela Fernandes
sessão no Congresso
16 de novembro haverá uma sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e Senado Federal, no Congresso Nacional, em homenagem a Djalma Maranhão por propositura da senadora Fátima Bezerra (PT)
Sessão na câmara
27 de novembro, às 10 horas, na Câmara Municipal
Show
27 de novembro`, a tarde, na praça André de Albuquerque, Cidade Alta
Prêmio
4 de dezembro ocorrerá a entrega do 21º Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos, outorgado postumamente a Djalma Maranhão, ao seu irmão Luiz Maranhão Filho e auxiliares da administração popular do falecido prefeito, na Câmara Municipal
Fonte - CDHMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário