terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lixões tomam conta de loteamento na ZN




Coleta irregular e ação de moradores deixam lixo acumulado em diversos pontos do Parque Floresta, no Pajuçara
Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.br



O loteamento Parque Floresta, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, é mais um local da capital que sofre com o problema de lixões a céu aberto. A equipe de reportagem do Diário de Natal encontrou em pelo menos quatro ruas da comunidade, terrenos usados como depósito para resíduos, que vão desde lixo doméstico até poda de árvores. Parte da população reclama dos problemas na coleta seletiva e outra fala da falta de educação de alguns moradores. A Urbana afirma que a coleta será colocada em dia.





Moradores reclamam da falta de continuidade do serviço de coleta, além do uso indevido de terrenos para entulho e poda Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press

No cruzamento das ruas José Frades com Norte Brasil é possível encontrar o primeiro grande lixão. Rovani Miller, que mora em frente ao local, afirma que os insetos são frequentes em sua casa e que na última semana apareceram até ratos. "Eu tenho três crianças, uma de seis anos, e minha casa vive cheia de moscas", reclama. Na opinião do morador, parte do acúmulo se deve ao trabalho de pessoas que trabalham com podação, prestando serviço nas residências, e jogam os restos das árvores na esquina.

Um outro problema, apontado pelo presidente da Associação Beneficiente de Moradores, Kleber Leite, é a falta de um trator, que antes recolhia o lixo nas ruas. Como o caminhão da Urbana só passa nas vias principais, o trator entrava nas ruas de mais difícil acesso. Mas com o encerramento do serviço, a coleta teria sido interrompida. A falta de continuidade do serviço estaria fazendo os moradores jogarem o lixo nas ruas. "Agora a coleta está em dia, mas passou uns dias atrasadas e eles não conseguiram mais regularizar", relatou Kleber.

Além da José Frades, a Rua das Flores também passa pela mesma situação. No momento em que a reportagem estava no local, uma criança saiu de casa e jogou duas sacolas de lixo doméstico no terreno baldio, onde também tinha televisões, entulho e poda. Na rua San Marino, o campo de futebol virou um grande ponto para destinação de lixo. O espaço que não tem qualquer infraestrutura do poder público para lazer e está sendo usado apenas para colocação desses resíduos.

Os moradores afirmam que já pediram à Prefeitura a colocação de placas nos pontos de lixão, se ofereceram até para comunidade pagar pelos equipamentos, mas o município não deu resposta. Eles também afirmam que procuraram a Urbana diversas vezes e o problema não foi solucionado. O diretor de Operações da Urbana, Alexandre Miranda, se comprometeu em começar a retirar os lixões hoje. Segundo ele, o atraso está relacionado ao último feriado, dia em que a coleta não é realizada e por isso resulta no acúmulo. "Vamos tentar colocar em dia esta semana", promete.

Fonte : Diario de Natal

Nenhum comentário: