O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), concedeu ao laboratório de análises clínicas e microbiologia do hospital pediátrico Maria Alice Fernandes o desempenho excelente na avaliação anual de 2019.
O Controle Externo da Qualidade, obrigatório pela ANVISA, é um elemento fundamental para a garantia da qualidade dos laboratórios clínicos. É constituído de uma série de amostras-controle que o PNCQ envia, mensalmente, aos laboratórios participantes para que eles venham a conhecer a sua precisão e exatidão.
O Programa Nacional, com os resultados de todos os laboratórios participantes realiza os cálculos estatísticos dos resultados, por programa informatizado e disponibiliza através de sua página na Internet, o relatório geral da avaliação do lote e dos laboratórios participantes.
“É mais uma prova do nosso comprometimento com a garantia da qualidade dos nossos serviços, beneficiando o hospital e principalmente os pacientes”, comemorou o corpo diretivo da Unidade.
O laboratório de análises clínicas realiza uma média mensal de 2130 exames de bioquímica e hematologia e a microbiologia uma média de 97 exames de culturas.
O hospital Maria Alice Fernandes, que este ano completou 20 anos, possui 71 leitos sendo distribuídos entre clínicos, cirúrgicos, dependentes de ventilação mecânica, estabilização e observação. Realiza procedimentos cirúrgicos de urgência e eletivos, odontologia sob anestesia geral e procedimentos clínicos. Dispõe ainda de atendimento ambulatorial de especialidades como, otorrinolaringologista, cirurgia geral, gastroenteorogista, nutrição e fonoaudiologia, sendo referência no atendimento pediátrico do Estado do RN.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde Pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário