quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Fátima trata de parceria com a Coca-Cola para o Museu da Rampa


Com 600 empregos diretos gerados no Rio Grande do Norte, o presidente da empresa Solar Coca-Cola, André Salles, anunciou à governadora Fátima Bezerra a ampliação da unidade fabril localizada em Macaíba, gerando mais 30 empregos. Outra novidade tratada na reunião realizada na Governadoria nesta quarta-feira (18) foi o fato de que a Chefe do Executivo Estadual e a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Costa, estão prospectando a parceria com a marca de refrigerantes para viabilizar o Museu da Rampa, atualmente em construção.
“Estou muito otimista de que vamos concretizar essa parceria, porque temos interesse em terceirizar o que não seja Educação, Saúde e Segurança, por isso pensamos numa gestão compartilhada para a Rampa, que é um lugar lindíssimo e tem tudo a ver relacionar a presença americana em Natal com a marca americana de refrigerantes que é um símbolo da globalização”, disse a governadora. Ela afirmou que ficou muito feliz de a diretoria da Solar Coca-Cola ter vindo pessoalmente informar dos novos investimentos no RN, que inicialmente representará o incremento de 20% da produção da fábrica.


“Vocês podem ter certeza de que estão investindo em um estado seguro. Hoje no Seminário Motores do Desenvolvimento, realizado pela Federação da Indústrias, os empresários elogiaram a atuação do governo pelo fato de que estamos trabalhando para criar um ambiente favorável aos negócios”, declarou. O secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, explanou que as políticas de incentivo fiscal implementadas neste governo estão sendo aplicadas no turismo, na cadeia produtiva da carne, no camarão, no comércio atacadista e na indústria, com é o caso do Proedi programa de estímulo à indústria, e já estão dando resultados.
“Um dos exemplos é a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, gerando incremento da malha aérea”, disse. A secretária Ana Maria informou que comparado ao mesmo período do ano passado, o RN registrou em novembro um número 11% maior de turistas estrangeiros. “O incentivo na área do turismo é um dos caminhos que optamos trilhar porque se trata de nosso maior potencial”, disse.  
Com capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebida/ano para atender a mais de 324 mil pontos de venda, a Solar possui 12 mil colaboradores distribuídos pelas 12 fábricas e 34 Centros de Distribuição. Somente no Rio Grande do Norte, a empresa trabalha com 6.500 pontos de vendas em Natal e 15 mil em todo o Estado. “Nossa ideia de vir aqui é justamente estreitar os laços com o governo e tentar firmar parcerias”, declarou Salles. Ele veio acompanhado do gerente comercial, Alexandre Weber, e do diretor de relações externas, Fábio Aserb.
O vice-governador Antenor Roberto, presente à reunião, falou que considerou muito importante que eles tenham fechado uma unidade em João Pessoa (PB) e tenham transferido essa oferta para o RN. “Esse diálogo que está sendo estabelecido pode gerar um ganho muito significativo para nosso estado”, afirmou. Os secretários (titular e adjunto) do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado e Sílvio Torquato, também estavam presentes e demostraram otimismo quanto ao incremento da produção e aumento dos negócios da Coca-Cola em terras potiguares.
Fotos: Demis Roussos. 
Assecom-RN

Servidores do Itep aceitam proposta do Governo e encerram greve


         Os servidores do Itep aceitaram a proposta apresentada pelo Governo do Estado na tarde desta quarta-feira (18) dando encerramento à paralisação da categoria.  O Governo atendeu ao pedido de elaboração e estruturação da carreira dos servidores do órgão.
         Em reunião com representantes do Sindicato dos Servidores do Itep (Sinditep) e do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (Sindperitos), o Governo se comprometeu a enviar à Assembleia Legislativa, até dia 31 de janeiro de 2020, o projeto de lei complementar que altera a Lei Orgânica e o Estatuto dos Servidores do Itep, determinando o enquadramento dos atuais servidores do órgão nas classes do respetivo cargo e carreira, com implementação dos efeitos pecuniários.
         Com isso, será garantida a incorporação da Vantagem Pessoal Não Identificável (VPNI), sendo 50% em março do próximo ano e 50% em novembro, além da implantação do plano de cargos e carreiras, sendo 30% em novembro de 2020, 30% em novembro de 2021 e 40% em março de 2022.

Assessoria de Comunicação do Gabinete Civil do RN
Jornalista Zhamara Mettuza

Questionado por Fátima, ministro das Minas e Energia diz que Petrobras permanecerá no RN


Ao participar do seminário "Motores do Desenvolvimento" com o tema Gestão da Produção do Petróleo e o Futuro do RN, no auditório da Federação das Indústrias do RN (Fiern) nesta quarta-feira, 18, a governadora Fátima Bezerra questionou o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre a permanência da Petrobras no RN e destacou a importância da companhia para a economia do Estado. Em resposta, o ministro disse que a Petrobras não vai atuar mais na exploração de petróleo em terra (onshore), mas manterá investimentos em áreas como pesquisa e produção offshore (marítima).
No seu discurso à plateia de empresários, investidores e acadêmicos a governadora disse que "falar sobre petróleo é falar sobre o presente e o futuro do RN. Nosso governo trabalha de parceria com o empresariado para fortalecer negócios, atrair novos investimentos, gerar oportunidades de trabalho, empregos e renda. Tudo isso como forma de dar mais qualidade de vida para a população e retirar o Estado da crise financeira e fiscal".
Fátima explicou que a administração estadual trabalha aliada ao empresariado para aperfeiçoamento dos negócios e na busca de novos investimentos, inclusive externos. "Nosso Governo cumpre a palavra, respeita contratos, promove a segurança jurídica, agiliza licenciamentos e até instalou câmaras setoriais para ouvir e dialogar com a indústria, o comércio, o setor mineral", afirmou.


INVESTIDORES ELOGIAM MEDIDAS DO GOVERNO
A política de desenvolvimento do Governo do RN foi elogiada pelo presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo - ABPIP, Anabal Santos. Ele afirmou que o Estado assume posição de destaque no cenário nacional por que o Governo do RN preparou o Estado para os novos investimentos na área de petróleo e gás. "O Rio Grande do Norte deu exemplo ao Brasil. Um exemplo que é reconhecido e comentado pelos empresários de todo o país - a celeridade na liberação de licenças ambientais e a garantia de segurança jurídica", afirmou.
Anabal Santos disse que as iniciativas do Governo do RN criaram junto aos investidores interesse no Estado que já está recebendo novos investimentos como os da Petrorecôncavo e Redepetro. "Agradecemos ao Governo pelas ações tomadas que viabilizaram a nossa presença no Rio Grande do Norte". Ele acrescentou que "o RN é altamente atrativo para o empreendedor. O Estado está na vanguarda e oferece menos riscos. Aqui o Governo pensa assim: se é para o bem do Estado vamos nos unir", registrou.
O presidente da Federação das Indústrias do RN - FIERN, Amaro Sales concordou com Anabal Santos e afirmou que a administração estadual trabalha muito próximo ao empresariado para favorecer novos investimentos e o desenvolvimento. "Agora o RN tem grande oportunidade com os novos negócios nas áreas de petróleo e gás. E é muito bom que o Governo do Estado tenha tomado as medidas necessárias para dar agilidade à implantação dos novos empreendimentos que estão chegando e irão beneficiar a todos", afirmou o presidente da Fiern.
A cadeia da produção de petróleo e gás no RN gera atualmente 10 mil empregos formais no RN. O setor vive a expectativa de retomada na produção a partir de investimentos privados. Entre 2010 e 2018, as perdas na produção foram superiores a 30%, saindo de mais de 60 mil barris por dia para 40 mil barris/dia.
No início deste mês a Petrobras concluiu a venda, por 266 milhões de dólares, de 34 campos terrestres no Polo Riacho da Forquilha para a empresa Potiguar E&P, controlada pela Petrorecôncavo. Os campos negociados produzem, em média, 5,8 mil barris de óleo por dia.Em reunião com o Governo no mês de maio, a Petrorecôncavo garantiu investimentos de 150 milhões de dólares (aproximadamente R$ 600 milhões) nos próximos cinco anos.
A Petrobras também vendeu campos terrestres no Polo Macau, à 3R Petroleum e em Ponta do Mel/Redonda à Central Resources do Brasil, pelo valor de 200 milhões de dólares.
Em setembro, a Petrobras fez o leilão de 19 blocos exploratórios no RN, que foram adquiridos pelas empresas Petro-Victory, Phoenix, Geopark e Imetame.

Fotos: Sandro Menezes

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Nosso parque vai crescendo e aumentando as possibilidades para você. Em 2020 teremos mais dois dias abertos para você e toda sua família se divertir

Nosso parque vai crescendo e aumentando as possibilidades para você. Em 2020
 teremos mais dois dias abertos para você e toda sua família se divertir 😎😍


Adquira já o seu título.⠀

Para maiores informações entrar em contato através do fone:⠀
📞84 9665-0160⠀
84 3214-3003⠀

#Oasis #OasisParkRN #ParqueAquático #Verão #Férias #Família #NATAL #RIOGRANDEDONORTE #BELEZASDORN

VEM PARA O NATAL DO ROTA 🎄💥⠀


Já imaginou o seu natal com uma SUPER ESTRUTURA, com SUPER ATRAÇÕES no MELHOR AMBIENTE DA ZONA NORTE? Então o seu sonho se tornou realidade. ⠀⠀

⠀⠀

Já imaginou o seu natal com uma SUPER ESTRUTURA, com SUPER ATRAÇÕES no MELHOR AMBIENTE DA ZONA NORTE? Então o seu sonho se tornou realidade. ⠀⠀
⠀⠀
Pois é, meus amigos (as), vem aí o natal mais esperado de Natal, o NATAL DO ROTA.⠀⠀

➡Se liga nas informações abaixo:⠀⠀
⠀⠀
Evento: NATAL do ROTA⠀⠀
Quando: Dia 21 de dezembro⠀⠀
Onde: Área externa do ROTA (Área fechada e com segurança)⠀⠀
Quanto: R$20,00 (antecipado/no local)⠀⠀
⠀⠀
Informações: REDES SOCIAIS DO ROTA e/ou 084 99898-8006 (whatsaapp) ⠀⠀
⠀⠀
Realização: ROTA PETISCARIA!

Jean Paul presta contas do mandato, destaca parceria com a governadora e fala da luta contra “desmonte do país”


Durante o lançamento da revista “2019: O Ano da Resistência”, em que apresenta um balanço do seu primeiro ano de mandato, nesta segunda-feira, 16, o senador Jean Paul Prates (PT) falou sobre o desafio de suceder a governadora Fátima Bezerra (PT), a parceria em defesa dos interesses do Rio Grande do Norte e o enfrentamento aos retrocessos do governo Bolsonaro. Ele ponderou que, em razão da guinada política no plano nacional, com uma série de ataques a direitos fundamentais, o esforço inicial foi para “evitar o desmonte completo do estado brasileiro”.

“Estreei na vida parlamentar com a responsabilidade de dar sequência ao trabalho da governadora Fátima Bezerra. Desde o início deixei claro que manteríamos as pautas que eram defendidas pelo mandato dela, como a educação, os direitos humanos e os direitos trabalhistas, agregando outros temas importantes, como o desenvolvimento econômico sustentável, a expansão das energias renováveis e a articulação para atrair novos investimentos para o RN. A nossa prioridade é contribuir para que possamos sair da crise, recuperar o estado e melhorar a vida das pessoas”, declarou.


Presente ao evento de prestação de contas, Fátima disse que sentia “muito orgulho” do trabalho de Jean Paul no Senado Federal. “É um trabalho bonito porque é pautado na ética, na decência, na competência, na dedicação, no espírito público e no compromisso com a defesa dos interesses do povo do RN, do Nordeste e do Brasil”, disse a governadora.

Fátima citou que Jean Paul “combina o caráter militante com o preparo técnico”, o que a governadora afirmou ser “um diferencial que ele levou ao Congresso Nacional”. “Por onde tenho passado recebo elogios à atuação do senador Jean Paul”, ressaltou.

Para Fátima, Jean Paul também se destaca por não abrir mão das suas convicções políticas, mas agregando “a marca do diálogo como premissa para avançarmos na construção dos consensos”.

“Jean Paul imprime a marca do pluralismo, como nós fazíamos em nossos mandatos. Ele conversa com os trabalhadores, mas ele também tem a obrigação de dialogar com o setor empresarial”, pontuou, mencionando a presença do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, como demonstração da interlocução do senador junto ao empresariado do RN.

Fátima disse ainda que o governo é “reconhecedor do importante trabalho que o mandato do senador Jean Paul tem desempenhado no Congresso Nacional para o nosso desafio de reconstrução do RN”. “O gabinete do senador Jean Paul é o meu escritório de trabalho em Brasília. O mandato dele é parceiro do Governo do Estado”, completou.

Participaram do evento a deputada estadual Isolda Dantas (PT), Olavo Ataíde representando o deputado estadual Francisco do PT, José Gilderlei representando a deputada federal Natália Bonavides (PT), a vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT), o presidente estadual do PT Júnior Souto, o recém eleito diretor-geral do IFRN José Arnóbio de Araújo Filho, o diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) Darlan Santos, além de diversos secretários estaduais, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas de vários municípios do RN.



Fotos: Vlademir Alexandre.


🎯 [Nossas redes] I Face/Insta/Twitter : senadorjpprates

💻 [Nosso site] I www.jeanpaulprates.com.br

Governo empossa conselho do programa RN + Saudável


O Governo do Estado empossou o Conselho interinstitucional do programa RN + Saudável. São 36 membros natos de 18 órgãos estaduais, e mais 22 membros de órgãos, externos ao Executivo, que irão atuar na formulação de estratégias intersetoriais de promoção ao direito à cidadania e à qualidade de vida no Rio Grande do Norte.
Ao dar posse aos membros do Conselho, nesta terça-feira, 17, a governadora Fátima Bezerra disse que "este colegiado reúne representantes de toda a sociedade com a finalidade de promover a saúde e a qualidade de vida. E isto envolve todas as áreas de atuação da gestão pública. O nosso governo tem compromisso com a cidadania e com a qualidade vida. E para obtermos resultados concretos precisamos integrar as ações nos diversos setores como saúde, segurança, educação, agricultura, estradas, cultura, esportes", enfatizou.
Fátima Bezerra também destacou que o RN + Saudável é "um conceito do planejamento e do trabalho integrados. Do diálogo e da interação entre as diversas áreas. Devemos trabalhar em equipe, somando ações que se completam", reforçou, para concluir: "O RN + Saudável não é só da secretaria de Saúde e do Gabinete Civil. É um programa de todo o Governo. Conclamo todos a se aliar a este esforço e tenho certeza que contarei com todos.”
O secretário estadual de Saúde, Cipriano Vasconcelos registrou que o programa "coloca a saúde em todas as políticas públicas e viabiliza ações para promover a saúde e a vida". Tereza Freire, coordenadora do RN + Sustentável, acrescentou que o programa visa conciliar o desenvolvimento com sustentabilidade, preservação do meio ambiente e justiça social. "As ações que vamos realizar promovem a educação inclusiva, promoção da saúde, resgate cultural, redução da violência e a difusão da cultura de paz, buscando o direito de todos aos bens necessários à qualidade de vida."
Diretora de programas social do Sesc, Ilsa Galvão disse que o Sistema Social do Comércio se soma ao Governo do RN e ao programa RN + Saudável para criar uma rede de oportunidades, empregos e felicidade às pessoas.”
A solenidade de posse, realizada no auditório da Governadoria em Natal, contou também com a presença dos secretários de Estado de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Fernando Minero; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; Segurança e Defesa Social, Francisco Araújo; da Sethas, Iris Araújo; da Comunicação, Guia Dantas; secretaria interina da Semjidh, Maria Luíza Tonelli; da adjunta da Educação, Márcia Gurgel; diretor do Idema, Leon Aguiar; do Idiarn, Mário Manso; do DER, Manoel Marques; representantes dos deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco Medeiros; vereadora em Natal, Divaneide Basílio; representantes da UFRN e UERN, diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti; dirigentes de sindicatos e associações.
RN+SAUDÁVEL

O programa RN + Saudável foi lançado em setembro último e reúne 9 secretarias de Estado e 7 órgãos da administração indireta. A articulação do programa é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da coordenadoria de Programas Estratégicos e Regionais.
O RN + Saudável une gestores, trabalhadores e a população em geral na busca por saúde, qualidade de vida, dignidade e segurança. Os projetos serão realizados em todas as regiões do Rio Grande do Norte, em parceria com prefeituras por meio de termos de cooperação técnica.
Entre as ações do programa estão a promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar, com estímulo à produção e ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, reduzindo o uso de agrotóxicos. O RN + Saudável também vai incentivar o estilo de vida ativo por meio de práticas corporais e atividades físicas, estimular a inclusão de atividades de educação e a promoção de saúde por meio da educação popular.
As ações visam também reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e outras formas de violência, incentivar o saneamento básico, a sustentabilidade e a prevenção de acidentes do trabalho.
A base do programa tem quatro eixos fundamentais: Cultura de Paz; Estilos de Vida Saudáveis; Ambientes Saudáveis; Equidade e Inclusão, baseado nas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O programa integra as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). E os órgãos DETRAN, Fundação José Augusto, IGARN, IDIARN, EMATER, EMPARN e IDEMA, articulados pelo Gabinete Civil e Secretaria para Gestão de Projetos e Metas de Governo.

FOTOS: SANDRO MENEZES

Governo do Estado garante tranquilidade em grandes em Natal e Mossoró



O último final de semana contou com grandes eventos nas duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró. Na capital, ocorreram o Carnatal 2019 e o Festival Halleluya, enquanto na cidade do Oeste do Estado aconteceu a procissão de Santa Luzia. 

Para proporcionar uma maior segurança para a população Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) montou esquemas especiais de segurança para as três festividades. 

Em Natal, foram 122 policiais militares extras por dia, além de três delegacias móveis nos arredores da Arena das Dunas e o Corpo de Bombeiros com viaturas de Auto Bomba Tanque, busca e salvamento e uma unidade de resgate. 

A maioria das ocorrências aconteceu durante os quatro dias de Carnatal, mas nenhuma de grande gravidade. Foram registrados 47 furtos de celulares, sete furtos de veículos e seis furtos diversos, além de três assaltos. Duas pessoas foram presas por terem furtados objetos durante a micareta. A Polícia Civil pede que quem teve algum aparelho celular levado na festa, que procure a 5ª Delegacia de Polícia, localizada na Rua São José de Campestre, 2595, Lagoa Nova, portando o Boletim de Ocorrência e um documento que comprove o número do IMEI do aparelho. 

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) ainda realizou a Operação Zero Álcool, enquanto que a Operação Lei Seca também atuou na região, evitando que motoristas fizessem o consumo de bebidas alcoólicas e dirigissem em seguida. Ao todo, mais de 1.300 condutores foram abordados e 83 acabaram autuados, parte por embriaguez ao volante e outra por se recusar a fazer o teste do bafômetro. Nessas ações, uma arma de fogo também foi apreendida. 

Já em Mossoró, apesar da procissão ter atraído cerca de 150 mil pessoas, nenhuma ocorrência de relevância foi registrada. O evento contou com acompanhamento de agentes da segurança pública durante todo o trajeto.  


“Os órgãos de segurança pública realizaram um planejamento prévio para os eventos e o resultado foi que a população conseguiu aproveitar as festividades de uma maneira mais tranquila, sabendo que as forças de segurança estavam ali para ajudar no que fosse necessário”, destacou o secretário da Segurança do RN, coronel Francisco Araújo. 

Governadora empossa membros do Conselho Estadual do Direitos Humanos e Cidadania



Para compor o Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci) da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), a governadora Fátima Bezerra empossou, nesta segunda-feira (16), 48 representantes de entidades da sociedade civil organizada e de entidades governamentais indicadas para assumir o biênio 2019-2021. Todas a entidades são representadas por titulares e suplentes.

O Conselho é um instrumento fundamental para a defesa do respeito e garantia dos direitos no RN e tem por finalidade a promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, mediante ações preventivas, corretivas, reparadoras e sancionadoras das condutas que lhe são contrárias.

“Esse momento aqui traduz o nosso compromisso e tem um simbolismo muito grande. Essa é a nossa trajetória, que sempre foi em defesa da cidadania e da igualdade”, disse a governadora ao proferir suas palavras no ato de posse.

Os membros empossados foram escolhidos em recente processo de eleição conduzido pela Semjidh. A Secretaria tem a responsabilidade de conduzir e promover a atuação dos órgãos colegiados em defesa dos segmentos vulnerabilizados e da garantia de direitos da sociedade potiguar.


Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual lembrou da reformulação e da criação de pastas em seu governo, quando, em maio, com cinco meses de mandato, sancionou a Lei Complementar que criou, entre outras secretarias, a Semjidh. “Não nos faltou sensibilidade. Criamos a secretaria para tratar das mulheres, da juventude e dos direitos humanos”, falou. Fátima disse ainda que, a partir do próximo ano, a Semjidh passa a ter orçamento para o ano, melhorando, assim, suas ações em prol de seu público.

“Direitos humanos está no plano de governo da governadora Fátima Bezerra”, disse a secretária em exercício da Semjidh, Maria Luiza Tonelli, ao falar que os direitos humanos estão sendo mal compreendidos. “Não há democracia quando os direitos humanos não são respeitados”, concluiu Maria Luiza.

“O compromisso desse governo com os direitos humanos não é de hoje. É com muita satisfação que recebo esse cargo. Confio que a governadora nos dará condições de trabalhar”, falou o novo presidente empossado do Coedhuci, Daniel Alves Pessoa.

Além dos citados, estavam presentes a Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira e a adjunta da pasta, Josiame Bezerra; Secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro; Secretário Adjunto da Infraestrutura, Haroldo Azevedo Filho; Gabriel Medeiros, Subsecretário de Juventude; além de representantes de instituições ligadas à temática.

FOTOS: SANDRO MENEZES 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

RN integra projeto nacional de gestão hospitalar




Na manhã desta segunda-feira (16) o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, assinou o termo de compromisso que viabiliza as ações do “Projeto Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar” no Rio Grande do Norte.
Desenvolvido pelo Hospital do Coração (Associação Beneficente Síria – HCor) de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o objetivo é introduzir mudanças efetivas no enfrentamento dos problemas decorrentes da superlotação hospitalar.
“Estamos buscando mudanças em processos de gestão para planejar ações mais qualificadas e utilizar melhor o uso dos recursos que temos em cada região. O papel dos gestores é buscar mobilizar e comprometer quem atua nos serviços de saúde, estimular a participação e a integração entre os serviços. Assim conseguiremos produzir diferença para os cidadãos que tem o direito à saúde, ofertando um serviço de qualidade”, disse Cipriano Maia.
Neste último triênio (2018-2020) o projeto esteve presente nos estados de Goiás, Paraíba, Mato Grosso e agora no Rio Grande do Norte. O público-alvo são os gestores hospitalares. Aqui no RN cerca de 140 profissionais dos 21 hospitais estaduais participam do projeto.
Hoje (16) teve início a 1ª Oficina, de um total de seis que serão realizadas até dezembro de 2020. No primeiro dia de oficina estão sendo discutidos, através do método da problematização, o monitoramento e controle da superlotação dos serviços hospitalares de atenção às urgências. Amanhã (17) o dia é dedicado à discussão sobre educação permanente em saúde. Os encontros estão acontecendo na Universidade Potiguar (Roberto Freire) das 8h30 às 17h.
Ao longo de todo o ano vários indicadores serão monitorados, como o tempo de espera para emissão de parecer e tempo resposta para resultado de exames. Para cada indicador será estabelecida uma meta. A partir da análise do fluxo interno das unidades serão identificados os problemas, seguido de um levantamento de hipóteses para elaboração de planos de ação.
“O que nós observamos é que a problemática da superlotação nos hospitais é semelhante por região. A solução está com os gestores, que precisam ter a governabilidade de suas ações. É necessária uma mudança de mapa mental, para que haja mudança nos processos de trabalho internos”, disse Gizelda Monteiro, gerente do laboratório de implementação do conhecimento em saúde (LICS) do HCor.


Projeto Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar
O projeto se divide em três eixos: Gestão Hospitalar (Planejamento, Monitoramento e Avaliação); Gestão Clínica e a Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar; e Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS. Fundamenta-se nos princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Nesse sentido, a proposta é que hospitais da rede estadual sejam integrados e seus profissionais realizem capacitações presenciais e a distância totalizando uma carga horária de 210 horas, com oficinas, atividades de campo e virtuais e estudos dirigidos para que, guiados pelo HCor, consigam realizar as intervenções necessárias para a melhoria do percurso do paciente no ambiente intra-hospitalar, qualificando a linha de atenção. É construído um projeto aplicativo a partir da análise e priorização dos problemas identificados no diagnóstico situacional, com o apoio de especialistas e consultores.

Mossoró: Governo do Estado constrói novo posto policial na RN 117




Através de PPP, administração estadual vai disponibilizar instalações modernas e bem equipadas.

A governadora Fátima Bezerra assinou na manhã deste sábado, 14, em Mossoró, ordem de serviço para construção do novo Posto Policial na RN 117. O novo equipamento fica localizado a 3,9 quilômetros da BR 304, na zona urbana de Mossoró. As obras serão realizadas através de Parceria Público Privada - PPP entre o Governo do RN e a empresa Casanova Construções.
A nova unidade policial se enquadra nas tecnologias mais modernas e terá dois pavimentos, com duas salas de fiscalização, sala de administração, lavabo com acessibilidade, cozinha, copa, dormitórios, banheiros, varandas de observação, alças de acesso para veículo, estacionamento, iluminação externa e sistema de segurança (CFTV). O valor da construção é de R$ 600 mil e prazo para conclusão das obras é de cinco meses. O prédio deverá ser entregue mobiliado e climatizado.



"A força tarefa que estamos fazendo aqui em Mossoró, unindo todas as forças de segurança e a iniciativa privada, significa uma possibilidade real de avançarmos naquilo que o povo mais deseja, que é alcançar a paz através da redução da criminalidade. E estamos fazendo isso também colocando mais policiais nas ruas e nas linhas de investigação, além de obras estruturantes como esta de hoje", afirmou Fátima Bezerra.

O novo posto na RN 117 substitui o atual e vai abrigar a Polícia Rodoviária Estadual sob o comando da major Myria Suassuna. "Com certeza esse novo local de trabalho possibilitará que tenhamos melhores condições e mais estrutura para avançarmos". O antigo posto vai ser utilizado como depósito para armazenamento de equipamento e materiais da PRE.
Diretor do DER, Manoel Marques explicou que a área da futura construção é de propriedade do órgão. Ele declarou ser "muito importante que a Polícia Rodoviária esteja devidamente bem instalada e equipada para realizar seu trabalho de monitoramento das estradas, coibir as infrações como o uso de álcool, porte ilegal de armas, contribuindo para reduzir a criminalidade".
A deputada estadual Isolda Dantas disse que "Essa parceria público-privado é muito importante para Mossoró, porque aquela região é uma das que mais cresce na cidade. Estamos muito felizes com essa parceria com a empresa Casanova Construções”.   

Proprietário da empresa, Marcelo Conrado, por sua vez, explicou que atendeu solicitação da deputada Isolda Dantas, diante das circunstâncias inadequadas do atual posto. "Não oferece as mínimas condições de trabalho. A nova infraestrutura, mais moderna e adequada às necessidades do trabalho policial e da população, inclusive será interligada ao Ciosp, vai oferecer mais segurança para todos", registrou.
Presente ao ato de assinatura da ordem de serviço, o senador Jean Paul Prates disse que "A segurança - ou falta dela - afeta todos os segmentos da sociedade e impacta negativamente no desenvolvimento. Por isso é da maior importância esta ação que alia o poder público estadual e a iniciativa privada", avaliou.
A senadora Zenaide Maia também opinou sobre a PPP: "Eu só tenho a agradecer e parabenizar o Governo do RN e o empresário Marcelo Conrado pelo entendimento alcançado que vai se traduzir numa obra que terá grande utilidade para todos".
A área de atuação do novo posto do 2º distrito da Polícia Rodoviária Estadual em Mossoró é considerada "rota de fuga" e dá acesso a vários municípios como Governador Dix-Sept Rosado, Caicó, Caraúbas, Pau dos Ferros e municípios dos estados da Paraíba e do Ceará, que passará a ter maior controle policial.

Fotos: Demis Roussos

Fiéis renovam a fé em Santa Luzia, padroeira de Mossoró




Em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra participou nesta sexta-feira (13) da procissão de Santa Luzia, que encerra os festejos da padroeira da cidade. Celebrada há quase 250 anos, a devoção é parte da história de Mossoró, considerada a maior celebração religiosa do Rio Grande do Norte que atrai milhares de fiéis de todas as regiões do RN e de outros estados.   
Durante o percurso de quase 5 km, que começou no mosteiro de Santa Clara, a imagem parou por alguns instantes em frente à igreja do Alto de São Manoel, de onde a governadora caminhou por entre os fiéis até a catedral de Santa Luzia. "A festa de Santa Luzia é uma tradição do nosso Estado, que reúne milhares de fiéis. Para mim, tem sido uma emoção muito grande participar desse ato tão grandioso, um momento em que renovamos a fé para trabalharmos por dias melhores para Mossoró e para o Rio Grande do Norte", destacou Fátima Bezerra. 
A festa de Santa Luzia atrai milhares romeiros que vêm prestar homenagens, agradecer por graças alcançadas ou pedir a interseção da Santa protetora da visão. De acordo com os organizadores e a exemplo de anos anteriores, a estimativa era de que cerca de 150 mil pessoas participariam da procissão neste ano. Por sua dimensão, valor histórico e cultural, o evento fortalece o turismo religioso, aquece a economia local e movimenta dezenas de atividades econômicas, especialmente o setor de comércio e serviços. 
Ao longo do trajeto, a governadora parou para cumprimentar o pelotão da Polícia Militar sob o comando da Major Myria Suassuna. Uma ação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros reforçou a segurança nas ruas e acompanharam todo o percurso da procissão. 
[

Dentro da programação da festa, que começou dia 1º de dezembro, foi encenado o espetáculo que conta a história do martírio da virgem de Siracusa. Intitulado "Oratório de Santa Luzia", contado por pessoas da comunidade e artistas locais, tem a produção da Paróquia de Santa Luzia e foi contemplado pela Lei Câmara Cascudo (FJA), que destinou R$ 300 mil para a realização da produção teatral.
Acompanharam a governadora Fátima Bezerra, os senadores da República Jean Paul Prates e Zenaide Maia, a deputada estadual Isolda Dantas, o secretário de Estado Alexandre Lima (Agricultura Familiar) e as servidoras Socorro Queiroz e Socorro Batista.


Fotos: Demis  Roussos