O Partido dos Trabalhadores (PT) é o primeiro a anunciar o candidato que vai concorrer à prefeitura de Natal. Mesmo que não oficialmente, a legenda já possui um nome para a disputa do cargo. A esperança, após cinco derrotas consecutivas, repousa sobre os ombros do deputado estadual Fernando Mineiro. Tido como o candidato de consenso, Mineiro tem apoio de todo o diretório estadual para se lançar numa candidatura própria para as próximas eleições municipais. A definição oficial só sairia nas convenções do partido em 2012.
No entanto, o candidato próprio ainda pode ser negociado com aliado forte, o PSB. Os pessebistas já dão como certa a escolha da ex-governadora Wilma de Faria para a prefeitura da capital. Para o vice-presidente do diretório estadual do PT, Júnior Souto, a estratégia nacional do partido é a da unificação da candidatura em todas as capitais, bem como nas grandes cidades brasileiras. “Se o PSB continuar a aliança tudo bem, mas o candidato será nosso”, ressaltou. Ele salienta que o partido tem total condição de liderar uma coligação. Contudo, revelou Souto, ainda não foram iniciadas conversas com outras legendas para a composição de uma de aliança.
Para o diretório no Estado, o nome de Fernando Mineiro reúne as características estabelecidas pela direção do PT para assumir a prefeitura da capital. “Ele tem o domínio do programa partidário, é bem quisto por toda a militância e tem um bom fluxo com outros níveis de governança”, justificou Souto. O deputado Fernando Mineiro, que já acumula três mandatos consecutivos no legislativo estadual, espera chegar ao poder para promover um choque de gestão na prefeitura. “Vamos transformar a capital. Nosso partido é conhecido pelas boas administrações feitas em outras capitais, e Natal irá seguir neste mesmo rumo”, disse. Ele lembra que nas últimas quatro eleições municipais, o nome escolhido pela legenda foi o da deputada federal Fátima Bezerra, que não alcançou nem o segundo turno em nenhuma das oportunidades. Este fato, contudo, não o amedronta. “O PT, nos últimos anos, ficou mais forte”, garantiu.
Na visão do vereador Fernando Lucena, que acumula a função de presidente do diretório municipal do partido, a escolha de Fernando Mineiro para prefeitura foi algo natural. Ele conta ainda que o partido não fará coligações nas eleições proporcionais. Fernando Lucena nega ainda que a candidatura à prefeitura sirva de “efeito trampolim” para as eleições de 2014. Isto se explica devido ao fenômeno ocorrido com a deputada federal Fátima Bezerra, que após as quatro derrotas na disputa do executivo conseguiu uma vaga no legislativo federal. “Mineiro tem todas as condições vencer. Nós acreditamos nisso”, revelou.
Já para Júnior Souto, o primeiro candidato petista a concorrer à prefeitura, isso em 1992, as eleições do executivo municipal tradicionalmente formam um “rescaldo” para a disputa do legislativo estadual dois anos depois. Souto explica que o expediente é responsável por tornar o nome de um determinado candidato conhecido nas eleições seguintes. Ainda de acordo com o vereador Fernando Lucena, o partido precisa renovar os laços com a população. “Perdemos o contato com o público”, alegou. Para isso, o diretório planeja uma série de ações nas quatro regiões administrativas da cidade. O primeiro evento já ocorre no próximo dia 13.
Único representante do PT na câmara municipal e já candidato à reeleição, ele espera que, nas eleições de 2012, além de Mineiro, o partido também eleja outros cinco vereadores. O planejamento é lançar 40 candidatos ao legislativo municipal.
Candidatura própria é fortalecimento da sigla, diz Fátima
A deputada federal Fátima Bezerra que a escolha por ter candidatura própria se deu principalmente porque o PT vem desde o início do ano desenvolvendo o trabalho de fortalecimento da estrutura partidária e aumentando o número de filiações em todo o estado, atividades que segundo ela serão intensificadas no segundo semestre. “Quando apresentamos o nome do deputado estadual Fernando Mineiro como candidato à prefeitura de Natal em 2012, estamos oferecendo à cidade um dos melhores quadros que construímos nas últimas décadas”, argumentou. Ela acrescentou que Mineiro está percorrendo os bairros, ouvindo os diversos seguimentos e fazendo o debate programático.
Fátima disse ainda que o partido está trabalhando para ampliar a presença no legislativo municipal. “É bom que não nos esqueçamos como a Câmara Municipal tem um papel fundamental na gestão da cidade, seja do ponto de vista político, de fiscalização, seja do ponto de vista institucional. ”Apesar da candidatura própria a deputada diz que o partido não perdeu o diálogo com o bloco de forças “de perfil progressista de Natal”. “Nós estamos atentos e vamos nos organizar para que o bloco conservador não saia vitorioso como aconteceu em 2008 e 2010, com graves consequências, como se vê, para a nossa querida Natal e o Rio Grande do Norte.”
Partido quer comandar mais prefeituras no interior
O PT nas próximas eleições planeja manter suas três prefeituras no Estado (Parelhas, Janduís e Ipanguaçu) e aumentar o número de cidades administradas pela legenda. A legenda espera vencer em 10 prefeituras. Para uma ampliação do petismo ao longo do Estado, explica Júnior Souto, o diretório estadual do partido montou um grupo de trabalho para mapear o Estado. A intenção é fortalecer os diretórios municipais com chances de vitória nas sucessões municipais.
Já Fernando Lucena espera que o sucesso nas câmaras legislativas municipais seja uma decorrência do aumento consciência política da população. Ele apóia sua esperança numa pesquisa quantitativa nacional, feita em 2010, que avaliava a força dos partidos entre os brasileiros. “A pesquisa apontou o PT como o partido preferido pelo eleitorado. Temos a certeza que entre os potiguares a resposta será a mesma”, finalizou.
Fonte: Novo Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário