sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mineiro apresenta dados sobre a Zona Leste em plenária do PT Natal

Neste sábado, 20, foi realizada a segunda plenária dos zonais do PT Natal. Desta vez, a região em debate foi a Zona Leste. O deputado Fernando Mineiro fez uma apresentação sobre os principais aspectos da área e debateu as contradições de seus bairros. Veja apresentação feita pelo deputado

O momento também foi de, mais uma vez, reafirmar a candidatura própria do PT para as eleições 2012 e o nome de Mineiro como pré-candidato, além de que haja o maior número possível de candidatos a vereador pelo partido. “Para nós é motivo de orgulho que Mineiro nos represente nas próximas eleições”, declarou a deputada federal Fátima Bezerra.

Os presentes também enfatizaram a necessidade de fortalecer o PT Natal através do contato com a população em cada bairro. Na ocasião, foram definidos os nomes que ficarão responsáveis pela criação dos núcleos de bairro do PT na Zona Leste.

“Precisamos conhecer e debater a realidade das regiões e dos bairros para ter uma proposta concreta para Natal”, declarou Mineiro. “É importante que cada pessoa reproduza essa ideia na sua comunidade”, completou.

A Zona Leste de Natal é a com menor população e maior aparelhamento em termos de saúde, educação, transporte e cultura. Nela mora 14% da população com a melhor faixa de renda de Natal. Ao mesmo tempo é a região que produz 25% do lixo total da cidade e consome 32% da energia.

Há 30 anos, a região detinha 34% da população, mas o mercado imobiliário fez com que boa parte dos moradores migrasse para outros locais. “A cidade cresceu, mas os equipamentos culturais continuam centralizados na Zona Leste. Boa parte dos bairros tem muita estrutura e pouca gente”, afirmou Mineiro.

O deputado também lembrou que existem grandes contradições na região, a exemplo de bairros como Petrópolis e Mãe Luiza.

Sobre a atuação do PT na área, Mineiro lembrou que essa é a região mais difícil de militar, devido à baixa densidade populacional e à ausência de vida comunitária. “Nossa ideia é construir núcleos do PT em cada bairro”, enfatizou.

O pré-candidato a vereador Junior Souto lembrou que o PT Natal promoveu um movimento parecido nos anos 80. “Na época, houve organizações de bairro e o PT se aproximou bastante dos movimentos sociais. Assim, ganha-se qualidade nas discussões do partido”, afirmou.



Leia também:


Mineiro fala sobre propostas para Natal em plenária na ZN

PT Natal realiza diversas atividades em agosto e setembro



Fonte: Assessoria do Mandato

Presidente do PT Nacional estará em Natal neste sábado

No próximo dia 27 de agosto, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores estará em Natal para plenária com os filiados do estado.

Às 15h, Ruy Falcão concede coletiva à imprensa e, às 16h, tem início à plenária com o PT/RN. Na pauta, estão a conjuntura estadual para as eleições 2012, conjuntura nacional e reformas política e do estatuto do PT. Na ocasião, também ocorre o lançamento do blog do PT Natal.

Durante a manhã, o presidente participa de Seminário de Formação Política dos Coordenadores dos Pólos do PT/RN.

Saiba mais sobre Rui Falcão:

Falcão foi um dos membros fundadores do PT. Ocupou o cargo de deputado estadual de São Paulo por duas vezes consecutivas, nas legislaturas de 1990 e 1994. Em 2000, tornou-sedeputado federal pelo mesmo Estado. Licenciou-se para assumir a Secretaria de Governo da cidade de São Paulo na administração de Marta Suplicy.

Em 2004, foi candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa da então prefeita Marta Suplicy.

Três anos depois, Falcão retorna ao Legislativo paulista, sendo o mais votado da coligação PT-PC do B, o quarto mais votado do Estado, com 183.364 votos. Nas eleições 2010, foi reeleito com 174.691 votos na coligação PRB-PT-PR-PT do B, figurando como o candidato mais bem votado a esse cargo na Capital paulista.

Como dirigente partidário, o jornalista já foi presidente do Diretório Municipal do PT em São Paulo entre 1989 e 1992; do Diretório Nacional em 1994; e vice-presidente do Diretório Nacionalde 2009 a 2011, ano em que foi eleito e empossado novamente presidente da instância.


PT Nacional, PT/RN

Sexta, 26/8, #Petistasc​onectados. Sábado, 27/8, Ruy Falcão em Natal

Companheiros(as),
O #AgostodoPT em Natal será encerrado com duas grandes atividades.
Na sexta-feira, 26/08, a partir das 18h30m, no Hotel Monza, o Mandato do Dep. Fernando Mineiro, em parceria com o Diretório Municipal do PT/Natal, realizará o encontro "Petistas Conectados e Eleições 2012". O evento contará com debates sobre a militância on-line e utilização política das redes sociais. Inscrições gratuitas podem ser feitas através do http://natal.pt.org.br
No sábado, 27/08, 16hs, na Assembléia Legislativa, o Presidente Nacional do PT, Ruy Falcão, fará uma visita a Natal para debater a conjuntura política atual e os desafios para as próximas eleições.
Todos/as estão convidados!!!
Saudações Petistas!Diretório Municipal PT/Natal
#AgostodoPT #Petistasconectados #RuyFalcãoemNatal

LUTO - SUICÍDIO

*Hoje o arco íris da diversidade amanheceu mais uma vez de luto e tingido em
tons de cinzas, mais um suicídio de um jovem homossexual, 24 anos,
encontrado enforcado em seu ateliê, por ironia durante meu sobreaviso no
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). *

*Queria poder voltar no tempo para abraçá-lo e dizer que vale à pena apostar
na vida, nem que seja para lutarmos por um mundo mais justo. Poder dizer que
entendo sua vontade de morrer, de sumir, mas isso é coisa do passado. Poder
mostrar como o arco íris brilha bonito lá fora e fazer com que ele acredite
que vale à pena lutar pela felicidade, pela cidadania plena.*

*Fico a me perguntar se esse jovem tinha com quem conversar sobre suas
dúvidas, anseios, desilusões amorosas...*

*Fico a me perguntar se antes de se enforcar esse jovem já estaria sufocado
pelo preconceito, pela homofobia, se já teriam sequestrado sua alma...*

*Fico a me perguntar qual o papel da família e da escola na acolhida desses
jovens e no resgate de sua auto-estima...*
**
*Recomendo para aqueles que ainda não viram o filme baseado em fato
verídico, "Orações para Bobby" (Prayers for Bobby), que conta a história de
uma mãe protestante doutrinada por uma ideologia fundamentalista e
homofóbica, que vive o drama do suicídio do seu filho homossexual. *

*Após sentir-se muito culpada essa mãe passa a despertar para vários
questionamentos e encontra conforto espiritual na Igreja da Comunidade
Metropolitana, uma igreja inclusiva que celebra matrimônios de gays e
lésbicas, inclusive já foi fundada no Brasil. *

*Apenas após a trágica perda essa mãe, interpretada por Sigourney Weaver,
torna-se uma militante da causa homossexual e funda uma associação de pais
de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos Estados Unidos.*

*Saudações homoafetivas,*

*Mário Leony.*

*Delegado de Polícia Civil de Sergipe*

*Titular da 4ª Divisão de Homicídios*

*Membro do GT LGBT da SENASP*

*Membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT*

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PT lidera com folga pesquisa sobre preferência partidária da população

O Partido dos Trabalhadores ampliou sua liderança na preferência do povo brasileiro. Pesquisa da Vox Populi, encomendada pela direção nacional do PT, aponta que o partido tem 32% da simpatia da população, um acréscimo de 4% em comparação com levantamento realizado em 2009.

A pesquisa entrevistou 2.200 pessoas em todo o País e foi realizada na primeira quinzena do mês de junho. De acordo com a Vox Populi, 66% dos entrevistados acham que o PT atua de maneira positiva na política brasileira. E 15% afirmam que o PT é o partido que tem os políticos mais honestos, o maior índice entre todos os demais.

Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), a pesquisa atesta o caminho correto percorrido pelo PT ao longo da sua história. "Esse resultado confirma a correção daquilo que desde 1982, quando disputamos a primeira eleição, nós estamos fazendo na política brasileira. Estamos sempre crescendo e aumentando o número de prefeitos e parlamentares em todos os níveis, chegamos agora ao terceiro mandato na presidência e dirigimos o governo que retirou 30 milhões da pobreza absoluta e implementou inúmeros programas que mudaram a qualidade de vida da população, que sente essas mudanças na vida real cotidiana", destacou Devanir, que é um dos fundadores do partido.

A pesquisa apurou também que 72% consideram o PT um partido moderno e com novas ideias, enquanto que um total de 81% o classificam como um partido forte. Além disso, 48% dos entrevistados afirmam que o PT é a maior agremiação política do Brasil.

"A população sabe que o PT não tem apenas discurso, mas, acima de tudo, trabalho e competência. Ao votar no PT o eleitor sabe que está votando num partido forte e numa proposta qualificada para governar ou representar a sociedade no parlamento", complementou Devanir Ribeiro.

Governo Dilma - A pesquisa também avaliou o desempenho da presidenta Dilma Rousseff em seis meses de governo. O resultado total da soma de quem considera o desempenho da presidenta como ótimo, bom e regular positivo ficou em 71% de aprovação popular.



Fonte: PT Nacional

Petista Falam sobre Eleição em Natal.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é o primeiro a anunciar o candidato que vai concorrer à prefeitura de Natal. Mesmo que não oficialmente, a legenda já possui um nome para a disputa do cargo. A esperança, após cinco derrotas consecutivas, repousa sobre os ombros do deputado estadual Fernando Mineiro. Tido como o candidato de consenso, Mineiro tem apoio de todo o diretório estadual para se lançar numa candidatura própria para as próximas eleições municipais. A definição oficial só sairia nas convenções do partido em 2012.

No entanto, o candidato próprio ainda pode ser negociado com aliado forte, o PSB. Os pessebistas já dão como certa a escolha da ex-governadora Wilma de Faria para a prefeitura da capital. Para o vice-presidente do diretório estadual do PT, Júnior Souto, a estratégia nacional do partido é a da unificação da candidatura em todas as capitais, bem como nas grandes cidades brasileiras. “Se o PSB continuar a aliança tudo bem, mas o candidato será nosso”, ressaltou. Ele salienta que o partido tem total condição de liderar uma coligação. Contudo, revelou Souto, ainda não foram iniciadas conversas com outras legendas para a composição de uma de aliança.

Para o diretório no Estado, o nome de Fernando Mineiro reúne as características estabelecidas pela direção do PT para assumir a prefeitura da capital. “Ele tem o domínio do programa partidário, é bem quisto por toda a militância e tem um bom fluxo com outros níveis de governança”, justificou Souto. O deputado Fernando Mineiro, que já acumula três mandatos consecutivos no legislativo estadual, espera chegar ao poder para promover um choque de gestão na prefeitura. “Vamos transformar a capital. Nosso partido é conhecido pelas boas administrações feitas em outras capitais, e Natal irá seguir neste mesmo rumo”, disse. Ele lembra que nas últimas quatro eleições municipais, o nome escolhido pela legenda foi o da deputada federal Fátima Bezerra, que não alcançou nem o segundo turno em nenhuma das oportunidades. Este fato, contudo, não o amedronta. “O PT, nos últimos anos, ficou mais forte”, garantiu.

Na visão do vereador Fernando Lucena, que acumula a função de presidente do diretório municipal do partido, a escolha de Fernando Mineiro para prefeitura foi algo natural. Ele conta ainda que o partido não fará coligações nas eleições proporcionais. Fernando Lucena nega ainda que a candidatura à prefeitura sirva de “efeito trampolim” para as eleições de 2014. Isto se explica devido ao fenômeno ocorrido com a deputada federal Fátima Bezerra, que após as quatro derrotas na disputa do executivo conseguiu uma vaga no legislativo federal. “Mineiro tem todas as condições vencer. Nós acreditamos nisso”, revelou.

Já para Júnior Souto, o primeiro candidato petista a concorrer à prefeitura, isso em 1992, as eleições do executivo municipal tradicionalmente formam um “rescaldo” para a disputa do legislativo estadual dois anos depois. Souto explica que o expediente é responsável por tornar o nome de um determinado candidato conhecido nas eleições seguintes. Ainda de acordo com o vereador Fernando Lucena, o partido precisa renovar os laços com a população. “Perdemos o contato com o público”, alegou. Para isso, o diretório planeja uma série de ações nas quatro regiões administrativas da cidade. O primeiro evento já ocorre no próximo dia 13.

Único representante do PT na câmara municipal e já candidato à reeleição, ele espera que, nas eleições de 2012, além de Mineiro, o partido também eleja outros cinco vereadores. O planejamento é lançar 40 candidatos ao legislativo municipal.

Candidatura própria é fortalecimento da sigla, diz Fátima

A deputada federal Fátima Bezerra que a escolha por ter candidatura própria se deu principalmente porque o PT vem desde o início do ano desenvolvendo o trabalho de fortalecimento da estrutura partidária e aumentando o número de filiações em todo o estado, atividades que segundo ela serão intensificadas no segundo semestre. “Quando apresentamos o nome do deputado estadual Fernando Mineiro como candidato à prefeitura de Natal em 2012, estamos oferecendo à cidade um dos melhores quadros que construímos nas últimas décadas”, argumentou. Ela acrescentou que Mineiro está percorrendo os bairros, ouvindo os diversos seguimentos e fazendo o debate programático.

Fátima disse ainda que o partido está trabalhando para ampliar a presença no legislativo municipal. “É bom que não nos esqueçamos como a Câmara Municipal tem um papel fundamental na gestão da cidade, seja do ponto de vista político, de fiscalização, seja do ponto de vista institucional. ”Apesar da candidatura própria a deputada diz que o partido não perdeu o diálogo com o bloco de forças “de perfil progressista de Natal”. “Nós estamos atentos e vamos nos organizar para que o bloco conservador não saia vitorioso como aconteceu em 2008 e 2010, com graves consequências, como se vê, para a nossa querida Natal e o Rio Grande do Norte.”

Partido quer comandar mais prefeituras no interior

O PT nas próximas eleições planeja manter suas três prefeituras no Estado (Parelhas, Janduís e Ipanguaçu) e aumentar o número de cidades administradas pela legenda. A legenda espera vencer em 10 prefeituras. Para uma ampliação do petismo ao longo do Estado, explica Júnior Souto, o diretório estadual do partido montou um grupo de trabalho para mapear o Estado. A intenção é fortalecer os diretórios municipais com chances de vitória nas sucessões municipais.

Já Fernando Lucena espera que o sucesso nas câmaras legislativas municipais seja uma decorrência do aumento consciência política da população. Ele apóia sua esperança numa pesquisa quantitativa nacional, feita em 2010, que avaliava a força dos partidos entre os brasileiros. “A pesquisa apontou o PT como o partido preferido pelo eleitorado. Temos a certeza que entre os potiguares a resposta será a mesma”, finalizou.



Fonte: Novo Jornal

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Entrevista de Mineiro ao jornal Tribuna do Norte sobre Candidatura em em Natal.

No pleito de 2012 o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) quebrará o ciclo de quatro campanhas em que o PT colocou como candidata a prefeita de Natal a deputada federal Fátima Bezerra. Mineiro assume a candidatura própria e aposta em discussões com as comunidades para reverter os números, já que as pesquisas recentes realizadas mostram um desempenho muito tímido dele.

As alianças com o PSB, da ex-governadora Wilma de Faria, e com o PDT, do ex-prefeito Carlos Eduardo, não são descartadas, desde que as legendas apoiem o candidato do PT a prefeito de Natal. Fernando Mineiro defende a tese de muitas candidaturas no primeiro turno para uma união no segundo turno. Mas será que o fato de ter sido líder do Governo Iberê Ferreira, hoje alvo de tantas denúncias, não poderão refletir no desempenho do petista nas urnas? O deputado responde que não, e logo argumenta: "não há nada que eu tenha defendido no Governo Iberê ou no Governo Wilma que eu me envergonhe de ter defendido. E defenderei com a maior tranquilidade. Tenho responsabilidade gerencial do Executivo e as defesas que fiz aqui (na Assembleia) a fariam".

Fernando Mineiro se mostra convicto da candidatura e afirma que, nesse momento, não está discutindo alianças, mas elaborando o projeto que mostrará a população no próximo ano. Sobre candidatura ao pleito 2012, alianças e estratégias, Fernando Mineiro concedeu a seguinte entrevista para TRIBUNA DO NORTE:

Por que o senhor deseja ser candidato a prefeito de Natal?

Porque eu tenho certeza que poderei coordenar um conjunto de forças políticas e sociais no sentido de recuperar a capacidade administrativa de Natal, no sentido de compor uma série de políticas públicas, no sentido de mudar o rumo da política administrativa dessa cidade. Eu tenho certeza que estarei preparado para essa tarefa e o Partido dos Trabalhadores merece a oportunidade de administrar a cidade de Natal. Ela já foi administrada por diversos agrupamentos políticos e a cidade deve dar uma chance ao PT e a cidade não se arrependerá. Se a gente colocar na balança os erros e acertos do PT nas suas administrações, o PT tem muito mais acertos e tem entrado com políticas inovadoras, da gestão pública, da gestão da cidade, inovações importantes que avançam no sentido de inclusão, de cidadania. Acho que Natal deveria dar uma chance ao Partido dos Trabalhadores para provar que é capaz de administrar uma cidade como essa.

O seu nome chega como candidato a prefeito de Natal depois da deputada federal Fátima Bezerra ter tentado chegar por quatro vezes ao cargo que hoje o senhor almeja. Isso é bom ou é ruim chegar para quebrar essas sucessivas candidaturas de Fátima Bezerra?

Quem perdeu com a não eleição da deputada Fátima foi a cidade. Não é uma questão personalíssima da administração, a sociedade natalense que perdeu com a derrota da deputada Fátima Bezerra, com a derrota do PT. Acho que é um outro momento. Temos personalidades (ele e Fátima Bezerra) diferentes, uma característica de trabalhar diferente. Acho que é indiferente, não tem reflexo na possibilidade da minha candidatura ano que vem com as quatro derrotas da deputada Fátima Bezerra. Acho que são coisas diferentes. O que contribui é o fato de eu ter passado por várias experiências, nas outras campanhas da Fátima Bezerra assumi papel de coordenador. Então acho que a gente pode aprender muito e a partir daí avançar bastante.

O PT parte para a disputa distante do PSB, com o qual foi aliado na campanha passada. O fato de partidos como PDT (Carlos Eduardo) e PSB (Wilma de Faria) terem candidaturas postas para a Prefeitura do Natal lhe enfraquece de alguma forma?

Até o ano que vem todos os partidos apresentarão suas sugestões para administrar, seus nomes, seus nomes. Mais do que nomes o que estarão em jogo são propostas para a cidade. O arco de aliança citado por você foi esse arco em 2008. Não há enfraquecimento até porque eu acho que o DEM, PSDB, o PMDB irão entrar na disputa. Isso é muito bom porque teremos muitos candidatos e não aquela campanha polarizada do bem contra o mal, aquela falsa polarização da campanha. A polarização sem a discussão mais séria do projeto é artificial. As candidaturas são todas legítimas.

Então o PT não irá se compor com Carlos Eduardo e nem com Wilma de Faria?

Nós vamos procurar alianças, vamos procurar os parceiros para compor aliança. Se não for possível fazer aliança no primeiro turno faremos no segundo turno. O cenário mais provável é cada partido apresentar sua candidatura. Isso é o mais provável. Mas essa definição das alianças, da composição se dará no ano que vem. Esse ano todos estamos trabalhando para se posicionar no cenário político. Se tiver uma aliança será uma aliança constituída, sem artificialismo, com o debate político das ideias e dos projetos políticos para a cidade.

Nesse cenário traçado pelo senhor, de cada partido lançando seu candidato, qual seria o provável aliado político do PT?

Os partidos que dão sustentação ao Governo Federal estão nesse arco de aliança, então se fosse para classificar seriam os naturais.

Mas os partidos que o senhor aponta como naturais para uma aliança também são apontados como prováveis apoios pela ex-governadora Wilma de Faria, que deverá disputar a Prefeitura pelo PSB. Quem vencerá essa disputa de aliados, o PT ou o PSB?

Isso é da política. O PT tem como natural aliado os partidos que compõem o Governo Dilma Rousseff. Isso é natural.

Nessas conversas políticas que o senhor está fazendo, há chances do PSB e PT estarem juntos em 2012?

Sim e não. Vai depender do debate. A discussão sobre qual é o cenário de aliança para o ano que vem não é uma prioridade nossa. Nem de nós e nem de nenhum partido. As definições de alianças acontecerão no ano que vem. Todos nós estamos buscando nos posicionar, construindo nossa candidatura. Pode ser que venha a acontecer (aliança com o PSB), pode ser que não. Estamos trabalhando para ter candidatura própria e pode ser que os demais partidos não efetivem sua construção conosco.

Então para fazer aliança com o PT, o PSB teria que renunciar a candidatura a prefeita?

A forma é construir candidatura forte o suficiente para atrair os demais parceiros antes do processo eleitoral. Se isso não acontecer é uma aliança que vai se dar com quem passar para o segundo turno. Mas repito não é preocupação nossa se vai ter aliança agora.

Quem poderia compor o grupo de aliados do PT para o pleito de 2012 em Natal?

Vamos construir uma candidatura. Nosso processo de candidato a prefeito de Natal está em construção. A priori não teria nenhum nome para contar ou que não vou contar. Nossa energia está focada em pensar a cidade, conhecer mais a cidade, discutir a cidade, aprofundar, ouvir. Tenho me dedicado muito a escutar, escutado muitas pessoas. Hoje (quarta-feira) pela manhã conversei com dirigentes do Movimento de Moradia de Natal. Temos conversado também com empresários da construção civil, da universidade, de bairros, estamos com quatro plenárias nas zonas de Natal que irão se realizar nos bairros de Natal de agosto até setembro. Temos escutado, vamos elaborar projetos, vamos apresentar um projeto consistente para cidade. E isso não vai sair da cabeça de um iluminado. Essa discussão e o debate será feito. Quem vai se aliar, com quem vai se aliar, isso é secundário não só para mim, mas para todos os candidatos. A definição só será no próximo ano.

A candidatura própria já está decidida pelo PT?

A candidatura própria já está decidida no PT. O partido decidiu que terá candidatura própria desde o ano passado. Tenho dito que encaro a candidatura própria não com obsessão, como algo que tem que acontecer. É um processo de construção, estou fazendo isso e tenho tido boas respostas das pessoas com as quais tenho conversado. Eu quero ter a capacidade de despertar nas pessoas a visão de que é possível implantar outra administração na cidade. Uma administração que pense política com eficiência, sem demagogia. Não esperem de mim nenhuma varinha de condão, nenhuma proposta mágica para cidade. Eu quero animar as pessoas. Animar vem de ânimo, ânimo vem de alma. Vou mostrar como é possível ter uma administração diferenciada. Não essa mesmice, essa tragédia que estamos vendo na cidade.

As pesquisas mostram que o senhor está em situação muito desfavorável para o pleito de 2012. Isso lhe desanima?

Nada. Aliás se eu estivesse desanimado com situações que são colocadas de imediato eu não faria política. A gente nem teria fundado o PT. Nada me desanima. Quando a gente começou o PT chamavam de maluquice, hoje estamos aí. Tenho dito que se a eleição fosse hoje seria muito difícil. Mas e eleição acontecerá no próximo ano. Estamos fazendo uma discussão. Engana-se quem achar que essas pesquisas significarão alguma coisa ano que vem. O cenário será totalmente outro no meu ponto de vista, inclusive em termos de candidatura. Muitos que estão sendo candidatos talvez não se viabilizem. Mas isso faz parte do cenário. Mas nada me desanima. A política não me desanima, ela me anima.

Como o senhor fará para mudar o cenário?

Já percebeu como nenhuma pesquisa divulga quem já está definido para o ano que vem. Já notou? 90% a 94% das pessoas não estão nem aí para a eleição do ano que vem. Eleição é um assunto que faz parte de nós que militamos na política e de vocês especialistas em política. A população está preocupada com o buraco, o posto de saúde, a sujeira, a educação que não funciona. Ela quer respostas dessas questões.

Em 2008 a candidatura de Fátima Bezerra focou muito no fato de ser do partido do presidente Lula. O senhor também fará essa dependência da sua candidatura com o fato de ser do partido da presidenta?

Eu tenho o maior orgulho de ser do PT, de ser parceiro da presidente Dilma, tenho orgulho do governo do Lula e do que a Dilma continua fazendo. Sou candidato para dizer que é possível sim, mudar realidades. Animar é isso. Animar é toda uma referência. Agora eleição é assunto a ser tratado com respostas a questões locais. A eleição de Natal como de qualquer cidade precisa ser lincado com as demandas da cidade.

O senhor foi o líder do governo Iberê Ferreira, que hoje é muito atacada na imprensa. Isso de alguma forma pode respingar no senhor e na sua candidatura?

Não. Em nada. Não há nada que eu tenha defendido no Governo Iberê ou no Governo Wilma que eu me envergonhe de ter defendido. E defenderei com a maior tranquilidade. Tenho responsabilidade gerencial do Executivo e as defesas que fiz aqui (na Assembleia) a fariam. Eu ando de cabeça erguida, não há nada que eu possa me envergonhar. Não tem implicação nenhuma. O assunto da discussão de Natal é de Natal, não é do Estado ou do Brasil. Assim como eu acho que o que ocorreu no país não terá interferência na eleição do Brasil.

Mas o senhor assumiu o papel de líder de um governo que hoje é alvo de muitas críticas e denúncias. O senhor se arrepende?

Tudo que eu defendi no Governo eu não me arrependo. Eu defendi a questão da suplementação orçamentária, defendi os empréstimos para obras de infraestrutura. Defendi as propostas relacionadas as liberações dos recursos. Todos os pontos que eu defendi com muita tranquilidade. Infelizmente a polarização impedia a agilidade na votação desses projetos. Não tenho nenhum tipo de arrependimento ou acho que fiz errado.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa tem destacado muito a aliança que fez com a presidenta Dilma Rousseff. O PT nacional poderá ter uma postura mais discreta por essa aliança com Dilma?

Não há qualquer relação nisso. A relação da presidente Dilma com Micarla é a mesma relação da presidente Dilma com a Rosalba. É a mesma relação da presidente Dilma com o prefeito de São Paulo. É ingenuidade achar que as relações republicanas terão peso na questão eleitoral. O PT nacional tirou como prioridade as campanhas nas maiores cidades e Natal está inclusa.

Onde a prefeita de Natal, Micarla de Sousa errou?

Ela faltou administrar. Micarla não administra a cidade. Ela vive de costas, criou um mundo própria e nós vivemos numa falência múltipla dos órgãos e serviços administrativos. Ela não administra a cidade e não consegue coordenar uma equipe. Ela não tem uma equipe. Ela não consegue responder as demandas, há uma incapacidade gerencial. Não é novidade para mim na época da eleição eu já dizia do grande risco que Natal corria com esse risco de aventura que empreendeu em 2008. Ela não tem comando, capacidade de gerenciamento. É um caos absoluto na cidade.

E o governo Rosalba? Qual a sua impressão nesses sete meses?

Eu não esperava que se desgastasse tão rapidamente. Não tem capacidade gerencial e administrativa. Me surpreendeu negativamente pela incapacidade de dar conta das respostas. Não acho que é questão de dizer que o Governo está perdido, acho que é um estilo de governo. Um estilo centralizador, autocrático, visão tacanha nas relações da política, não permite diálogo com a sociedade. O Governo ataca as entidades representativas. Não conheço um setor que mantenha diálogo. Administrar demanda capacidade de discutir, governo. Esse é um governo centrado em duas ou três pessoas, o secretariado apagado. Tem um primeiro secretário (o secretário Paulo de Tarso). A governadora vai aos eventos, faz as fotos, mas no tocar da máquina temos o primeiro ministro (o secretário estadual do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes).



Anna Ruth Dantas - repórter

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 2 de agosto de 2011

AOS MILITANTES, LIDERANÇAS, POPULAÇÃO RESIDENTE NA ZONA NORTE DE NATAL

Caros (as) Companheiros(as),

O ZonaL Norte do PT Convida todos e todas a participarem da Audiência Pública a realizar-se nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, a partir das 8:30 horas, no Complexo Cultural João Chaves, Zona Norte. Esta audiência tem como tema: EXPANSÃO URBANA, DESENVOLVIMENTO E PROJETOS ESTRUTURANTES NA ZONA NORTE. Quem está promovendo é a Câmara Municipal de Natal.A mesma estará instalada naquele Complexo Cultural no período de 02 a 04 do corrente, numa ação denominada A CÂMARA NOS BAIRROS.. Vamos lá questionar, mostrar a nossa cara e a nossa indignação pela situação em que se encontra a nossa CIDADE e A ZONA NORTE EM PARTICULAR.

Até Lá,
Zonal Norte PT Natal.