terça-feira, 26 de maio de 2009

Manifestantes reivindicam mudança na exploração do petróleo


Comissão Parlamentar de Inquérito foi amplamente criticada por manifestantes.
Por Isabela Santos
Fotos: Isabela Santos

Representantes do sindicato dos petroleiros (Sindipetro-RN), CUT, UNE, Ubes e partidos políticos manifestaram-se contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a empresa e se colocaram a favor de uma nova legislação para o setor. A movimentação foi na manhã desta terça-feira (26), em frente à sede da Petrobras em Natal.

O presidente do Sindipetro-RN, Márcio Dias, considerou a manifestação primeiramente “a favor da Petrobras”.

“O regime de exploração é por concessão, ou seja, tira do Estado o controle do petróleo; quando é explorado e extraído passa a ser da empresa que o encontrou”, explicou. “O petróleo não pode ser considerado uma mercadoria qualquer”, alegou a mudança no regime de concessão como motivo para reivindicar.

Quanto à CPI, Márcio Dantas e demais manifestantes a qualificam como “eleitoreira”. Para ele, a Petrobras deve ser investigada, sim, mas não por uma CPI. “Já existe fiscalização por Tribunal de Contas, órgãos ambientais e outros”, diz.

Para a deputada federal Fátima Bezerra (PT), a Comissão está sendo formada por “tucanos desesperados” que não têm projetos, nem rumos e “estão de olho em 2010”.



Em sua opinião, a iniciativa tem caráter eleitoreiro e visa impedir os avanços na legislação e regulamentação do pré-sal, além de ameaçar iniciativas de privatização da empresa.

“Na época dos tucanos a empresa valia R$ 54 bilhões, hoje vale R$ 300 bilhões. Está colocada entre as cinco maiores empresas do mundo”, lembra e se despede dizendo que levará o tema à Brasília ainda hoje.
Disponivel em :www.nominuto.com

Nenhum comentário: