quarta-feira, 7 de março de 2012

Moradores do Parque das Dunas sofrem com problemas constantes no transporte público. Redução de linhas,Falta de serviço e espera de até uma hora pela condução são comuns no conjunto.


Moradores do Parque das Dunas sofrem com problemas constantes no transporte público.
Redução de linhas,Falta de serviço e espera de até uma hora pela condução são comuns no conjunto.
Esperar mais de uma hora por um ônibus já virando rotina para os moradores do conjunto parque das dunas e adjacências.
Cerca de 40 mil pessoas, distribuídas entre nove conjuntos e 14 loteamentos dependem exclusivamente de duas linhas de ônibus, o 75, que faz a linha Parque das Dunas/Ribeira, e 79, Parque / Mirassol. Após denuncia do conselho comunitário do Jardim Brasil e Alto da colina, de suspensão das linhas e Redução do número de veículos circulando, fiscais da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) Passaram o dia no terminal de ônibus do conjunto para fiscalizar a denuncia, além de verificar os horários, itinerários e lotação.




De acordo com a fiscal de transporte da Semob, Lucilene Aparecida de Oliveira, a tabela aplicada pela empresa Guanabara no Conjunto Parque das Dunas está sendo cumprido, o problema é que ela esta defasada. Hoje, a linha 75 conta com sete ônibus, e sua Viagem dura 80 minutos, Enquanto que a 79  com Dez ônibus, fazendo o percurso em 90 minutos.´´ fica um espaço de muito grande para quem está na parada esperando por  ônibus e é necessário que seja feito um estudo urgente para suprir a demanda. Uma das soluções seria colocar mais ônibus nas duas linhas´´ afirma a fiscal da semob. Durante o dia de hoje, três fiscais da semob ficarão no terminal de ônibus para entregar um relatório ao conselho do Jardim Brasil e alto da colina a fim de apresentarem reivindicações embasadas no material apresentado pelos fiscais.
A fiscal da semob disse que pelo menos pela manhã, não ficou constatada nenhuma irregularidade quanto a desvio de itinerário, mas afirmou que quando chove os ônibus não entram no conjunto Brasil Novo, já que as ruas ficam intransitáveis.
Jeferson Andrade, Vice-presidente do Conselho Comunitário do Jardim Brasil e alto da Colina, disse que a situação dos ônibus 75 e 79 está caótica e que precisa de atenção do poder publico. Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, os ônibus já saem do terminal lotado e deixam muitas pessoas nas paradas sem ter como irem trabalhar ou cumprir seus compromissos. A Linha esta defasada, porque os Loteamentos cresceram muito e os poucos ônibus que tem não dão para atender a demanda. Os ônibus são velhos e sucateados, mas entendemos que as empresas não querem colocar uma frota nova agora, pois não tem respaldo do poder público. Quem vai querer colocar ônibus novos em um bairro cheio de Buracos? ´´ questiona. Ele disse que a situação que já esta complicada, com o inicio das aulas da rede estadual e municipal marcada para próxima semana, tende a piorar.
A Presidente do Conselho comunitário do Vila verde II, Lady Day disse que o sofrimento da população é consequência da irresponsabilidade da prefeitura de Natal ´´ Vamos denunciar enquanto existir irregularidades. Os ônibus daqui são um terror para os passageiros  e precisamos de uma resposta urgente do poder público, pois não aguentamos mas essa situação. Para complicar ainda mais a prefeitura retirou do Conjunto a linha 76, que servia para aliviar a demanda `´  disse Lady day.

Indignado com a situação, Sergio  Moura , que mora no conjunto há 12 anos. Disse que não aguenta mais ver o descaso da prefeitura com o Parque das dunas calado. Ele pretende reunir um grupo de moradores e sair colhendo assinaturas para um abaixo assinado a fim de entrar com uma reprentação no ministério público.´´ São inúmeros os problemas. Os ônibus são velhos, os trabalhadores não cumprem os horários. Já perdi várias consultas médicas e cheguei atrasado inúmeras vezes na empresa. Só sabe  da situação quem vive aqui e precisa dos ônibus. Já virou rotina ficar esperando mais de uma hora por um ônibus nas paradas´´, revelou o morador.

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