segunda-feira, 26 de março de 2012

bate papo sobre a infraestrutura na Zona Norte.

O Partido dos Trabalhadores e Coordenação Zonal Norte convida os (as) filiados (as) e simpatizantes para bate papo sobre a infraestrutura na Zona Norte. Esta atividade terá a presença do Deputado Estadual Fernando Mineiro e da Deputada Federal Fatima Bezerra e debaterá a situação vivenciada hoje pelos moradores em nossa região. Dia: 30 de março de 2012 Horário: 18:30h às 21:00h Local: Gimenez Recepções. Rua José Miranda da silva, Pajuçara.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Depois de vários protestos Semopi resolve iniciar obra de drenagem na Moema Tinoco

Data de publicação: 20/03/2012 16:17 Rodrigo Sena
A obra de drenagem da Avenida Moema Tinoco foi iniciada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) nesta terça-feira (20). A Prefeitura do Natal está construindo um Reservatório de Detenção Provisória para captar as águas pluviais, que quando chove ficam acumuladas, trazendo sérios transtornos para a população. Embora a Avenida Moema Tinoco seja uma via estadual, a Prefeitura do Natal decidiu realizar a obra que vai trazer benefícios para a comunidade. Segundo o secretário adjunto de conservação, Júnior Pereira, o acumulo de águas, além dos transtornos para os moradores e motoristas que circulavam na área, também danificava a pavimentação.
Com a execução da obra, as águas das chuvas vão escorrer por gravidade para o reservatório e não mais ficarão retidas ao longo da via, acabando com os problemas causados atualmente. “A solução definitiva, só virá quando da execução das obras previstas no plano de drenagem, orçado em cerca de R$ 700 milhões e irá beneficiar toda Natal”, afirmou o Júnior Pereira.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Conheça o perfil de uma mulher que luta pelo bem da sociedade desde cedo


Essa é a história de Melayne Macedo, coordenadora do DCE da UFRN, participante de manifestações políticas desde que tinha 14 anos.


Por Lara Paiva
 Fonte no Minuto.com





São poucas as mulheres que têm a coragem de ingressar em diversos movimentos sociais, é por isso que nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Nominuto vai destacar o caso da curitibana Melayne Macedo. Ela é estudante de Ciências Sociais, coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e participante da Marcha Mundial das Mulheres. 

Além disso, Melayne participou de diversos movimentos políticos que aconteceram em Natal nos últimos meses. Porém, a história dela nas manifestações sociais não começou agora. Aos 14 anos, quando ainda morava em Curitiba, ela começou a participar do Movimento Popular da Saúde, um conselho de usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) que ajuda a definir, junto com o órgão, como será a distribuição dos recursos recebidos.

A partir daí, Melayne participou da Central de Movimentos Populares e conheceu outras manifestações sociais da cidade. No entanto, ela saiu da cidade para ingressar na UFRN. “Quando entrei na Universidade, eu pensei que não ia mais participar de movimentos populares, porque eu achava que já tinha dado a minha contribuição a eles”, disse Melayne Macedo.

A estudante de Ciências Sociais explicou que o motivo de sua vinda a Natal foi para estudar cultura popular, porque ela era bastante fã do folclorista Luís da Câmara Cascudo. “Depois que comecei a realizar um estudo mais aprofundado sobre Câmara Cascudo e soube de sua visão política, eu desisti de estudar cultura popular”, comenta.

Ela disse que depois que ingressou no DCE, agora quer estudar antropologia política. “Com essa minha experiência no DCE, eu vi a necessidade de conhecer a realidade da educação brasileira”, explica.
Lara Paiva
Melayne Macedo, coordenadora do DCE-UFRN

Macedo fala que o seu foco de pesquisa é estudar a exclusão dos alunos vindos da instituição pública. A coordenadora do DCE acredita que medidas como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) ajudaram na reestruturação das instituições de nível superior.

Para Melayne Macedo, esse tipo de programa fez com que o perfil dos estudantes das universidades tenha mudado e que estamos no período de transição. Mas, ela também não descarta a possibilidade em realizar estudos na área rural. “A gente tem um grande débito com o Brasil Rural”, lamenta.

Melayne não acredita que os movimentos sociais estejam fracos, porque estes são inconstantes e isso faz com que eles se renovem sempre. “Todo o movimento tem os seus altos e baixos. O mundo está passando por uma reconfiguração das manifestações através das mídias sociais”, explica.

Para ela, a importância tanto do DCE, quanto dos Centros Acadêmicos, para a sociedade é que eles são uma forma de ferramenta para criar melhorias tanto para os cidadãos e, principalmente, para as universidades. 

Melayne acredita que a importância do Dia Internacional das Mulheres é uma forma das pessoas lembrarem-se das lutas que outras mulheres já passaram contra o machismo. Além disso, o dia é uma forma de comemorar a auto-organização da mulher, visto que elas estejam atuando em vários lugares, desde uma grande firma até um sindicato.



quarta-feira, 7 de março de 2012

Coordenação Zonal Norte, convida Filiadas e simpatizantes do PT para o ato em comemoração ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher.




O Partido do Trabalhadores, Coordenação Zonal Norte, convida Filiadas e simpatizantes do PT para o ato em comemoração ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

Será um momento de reflexão sobre os problemas que afetam o nosso dia a dia.... más será também um momento de celebração da Esperança.

Contamos com tod@s.

Dia: 14 de março de 2012
Horário: 18H30  às  21:00 horas.
Local: Associação Nossa Senhora de Fátima
           Avenida Mar Vermelho, 12 - A - Parque das Dunas IV.

Comunicado as moradores do Jardim Brasil, Alto da Colina e Brasil Novo.




CONSELHO COMUNITÁRIO DOS LOTEAMENTOS
JARDIM BRASIL E ALTO DA COLINA

AV. COMUNIDADE EM AÇÃO Nº 273,
LOTEAMENTO JARDIM BRASIL, 
BAIRRO PAJUÇARA
Presidente : Maria Telma Silva de Carvalho
VICE-Presidente Jeferson Andrade da Silva


  • COMUNICADO AOS USUÁRIOS DAS LINHAS 75A, 75B E 79 - PARQUE DAS DUNAS PETROLIS, E PARQUE DAS DUNAS MIRASSOL.

DIANTE DA REUNIÃO REALIZADA NO DIA 05/03/12 NA SEMOB, JUNTO AOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE:
    • JARDIM BRASIL/ALTO DA COLINA;
    • BRASIL NOVO;
    • VISTA VERDE; E
    • PARQUE DAS DUNAS III, IV.
FICARAM DECIDIDOS OS SEGUINTES PONTOS:
·        O FUNCIONAMENTO DO TRECHO DA LINHA DE ÔNIBUS 75A VIA PONTE NOVA, AGORA EM TRÊS HORÁRIOS SEGUIDOS DIÁRIOS.
1.   06h40min
2.   06h55min
3.   07h10min
FICOU DE ACORDO A FISCALIZAÇÃO DE TODAS AS LINHAS EM SEUS RESPECTIVOS HORÁRIOS, PARA UM MELHOR ATENDIMENTO AO USUÁRIO DE NOSSA COMUNIDADE.
TEL. RECLAMAÇÕES SEMOB
3232-9144/9145/9146













Moradores do Parque das Dunas sofrem com problemas constantes no transporte público. Redução de linhas,Falta de serviço e espera de até uma hora pela condução são comuns no conjunto.


Moradores do Parque das Dunas sofrem com problemas constantes no transporte público.
Redução de linhas,Falta de serviço e espera de até uma hora pela condução são comuns no conjunto.
Esperar mais de uma hora por um ônibus já virando rotina para os moradores do conjunto parque das dunas e adjacências.
Cerca de 40 mil pessoas, distribuídas entre nove conjuntos e 14 loteamentos dependem exclusivamente de duas linhas de ônibus, o 75, que faz a linha Parque das Dunas/Ribeira, e 79, Parque / Mirassol. Após denuncia do conselho comunitário do Jardim Brasil e Alto da colina, de suspensão das linhas e Redução do número de veículos circulando, fiscais da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) Passaram o dia no terminal de ônibus do conjunto para fiscalizar a denuncia, além de verificar os horários, itinerários e lotação.




De acordo com a fiscal de transporte da Semob, Lucilene Aparecida de Oliveira, a tabela aplicada pela empresa Guanabara no Conjunto Parque das Dunas está sendo cumprido, o problema é que ela esta defasada. Hoje, a linha 75 conta com sete ônibus, e sua Viagem dura 80 minutos, Enquanto que a 79  com Dez ônibus, fazendo o percurso em 90 minutos.´´ fica um espaço de muito grande para quem está na parada esperando por  ônibus e é necessário que seja feito um estudo urgente para suprir a demanda. Uma das soluções seria colocar mais ônibus nas duas linhas´´ afirma a fiscal da semob. Durante o dia de hoje, três fiscais da semob ficarão no terminal de ônibus para entregar um relatório ao conselho do Jardim Brasil e alto da colina a fim de apresentarem reivindicações embasadas no material apresentado pelos fiscais.
A fiscal da semob disse que pelo menos pela manhã, não ficou constatada nenhuma irregularidade quanto a desvio de itinerário, mas afirmou que quando chove os ônibus não entram no conjunto Brasil Novo, já que as ruas ficam intransitáveis.
Jeferson Andrade, Vice-presidente do Conselho Comunitário do Jardim Brasil e alto da Colina, disse que a situação dos ônibus 75 e 79 está caótica e que precisa de atenção do poder publico. Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, os ônibus já saem do terminal lotado e deixam muitas pessoas nas paradas sem ter como irem trabalhar ou cumprir seus compromissos. A Linha esta defasada, porque os Loteamentos cresceram muito e os poucos ônibus que tem não dão para atender a demanda. Os ônibus são velhos e sucateados, mas entendemos que as empresas não querem colocar uma frota nova agora, pois não tem respaldo do poder público. Quem vai querer colocar ônibus novos em um bairro cheio de Buracos? ´´ questiona. Ele disse que a situação que já esta complicada, com o inicio das aulas da rede estadual e municipal marcada para próxima semana, tende a piorar.
A Presidente do Conselho comunitário do Vila verde II, Lady Day disse que o sofrimento da população é consequência da irresponsabilidade da prefeitura de Natal ´´ Vamos denunciar enquanto existir irregularidades. Os ônibus daqui são um terror para os passageiros  e precisamos de uma resposta urgente do poder público, pois não aguentamos mas essa situação. Para complicar ainda mais a prefeitura retirou do Conjunto a linha 76, que servia para aliviar a demanda `´  disse Lady day.

Indignado com a situação, Sergio  Moura , que mora no conjunto há 12 anos. Disse que não aguenta mais ver o descaso da prefeitura com o Parque das dunas calado. Ele pretende reunir um grupo de moradores e sair colhendo assinaturas para um abaixo assinado a fim de entrar com uma reprentação no ministério público.´´ São inúmeros os problemas. Os ônibus são velhos, os trabalhadores não cumprem os horários. Já perdi várias consultas médicas e cheguei atrasado inúmeras vezes na empresa. Só sabe  da situação quem vive aqui e precisa dos ônibus. Já virou rotina ficar esperando mais de uma hora por um ônibus nas paradas´´, revelou o morador.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Tércio Pereira ‎13 RAZÕES PARA APOIAR A PRÉ-CANDIDATURA DE JOSIVAN BARBOSA À PREFEITO DE MOSSORÓ:

1- Considerando todos os(as) pré-candidatos(as), da esquerda para a direita, Josivan é o mais preparado e com maior experiência na administração pública.
2- A gestão de Josivan junto a Ufersa, tirou aquela IES do ostracismo e a elevou ao nível da terceira melhor Universidade do Nordeste brasileiro, segundo a avaliação realizada pelo MEC/INEP em 2011. O que os(as) pre-candidatos(as) conservadores(as) tem a oferecer em termos de experiência administrativa?
3 - Josivan é bem conceituado junto à sociedade e ao governo federal, por sua história de vida e pela performance a frente da Reitoria da UFERSA
4 - A eleição de Josivan será a única opção para uma inversão de prioridades na gestão pública mossoroense, com ênfase ao Desenvolvimento Sustentável urbano e rural, a inclusão social e a transparência no trato com a coisa pública.
5 - Josivan é indiscutivelmente o pré-candidato com menor rejeição na sociedade mossoroense.
6 - Ao contrário do que os políticos tradicionais da cidade insistem em difundir, Josivan possui chances reais de vitória, sendo uma rara oportunidade para o PT local sair de uma condição de coadjuvante jr, para uma condição de ator principal das mudanças que Mossoró precisa passar.
7 - O nome de Josivan é a garantia de que o PT não será tratorado por forças conservadoras no pleito de 2012 e o partido não passará por um situação ainda mais vexatória que a de 2008, cujo desgaste político é sentido até hoje. A militância petista e simpatizantes, na base, não concordam com uma possível aliança do PT com um dos grupos tradicionais da política local. Erramos em 2008 e a fatura ainda está sendo paga até hoje. Repetir este erro será desatroso para o partido.
8 - Josivan não possui laços, nem dívidas políticas com os grupos tradicionais que dominam a cidade há décadas, essa independencia é fundamental na construção de um plano de governo com o jeito petista.
9 - A gestão de Dilma na presidência da república é a prova de que o PT precisa investir em novos nomes. Além da própria presidenta, que a poucos anos era filiada a outro partido, os ministros petistas que mais se destacam no atual governo, não são nomes tradicionais no partido, a exemplo de Fernando Haddad, que é pre-candidato à prefeitura de São Paulo e a Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, braço direito de Dilma. O PT de Mossoró, precisa se espelhar no modelo que está dando certo e apostar na competência administrativa, cujos ganhos políticos são cristalinos.
10 - Uma coligação do PT com um grupo político conservador, como querem alguns filiados, em troca Deus sabe de que, poderá ou não ter algum retorno eleitoral. Contudo, os prejuízos políticos seriam desastrosos e mesmo do ponto de vista eleitoral, a decepção dos mossoroenses com o PT será tão representativa, que respingará inclusive no projeto de retorno da legenda à câmara de vereadores. Afinal, os eleitores irão pensar, por que votar no PT se eles estão aliados aos mesmo grupos conservadores que combateram durante décadas?
11 - O PT estrategicamente precisa lançar candidatos próprios às eleições municipais de 2012, especialmente em cidades de médio e grande porte. O partido em Mossoró, não pode se conformar em ser pequeno ad eternum, a demarcação de uma postulação programática é vital à sobrevivência do partido.
12 - A autofagia patrocinada pelos defensores de uma coligação do PT com grupos conservadores já fez muito estrago. Vários pre-candidatos do PT à câmara legislativa estão repensando se vale a pena participar de um palanque dominado pelo conservadorismo local. Onde ficará o discurso da mudança? 
13 - O PT tema obrigação moral de dar aos mossoroenses uma possibilidade de votar em uma oposição aos grupos tradicionais, mantendo a coerência com a sua trajetória em Mossoró. 

http://professor-alanmartins.blogspot.com/2012/03/13-razoes-para-apoiar-pre-candidatura.html

quinta-feira, 1 de março de 2012

Faça sua parte jogue o lixo no lixo.


Um dever básico do cidadão é não jogar lixo nas ruas. No entanto, pessoas de variadas classes sociais jogam lixo em qualquer lugar como : parques, córregos, ruas, e outros locais públicos, afetando a qualidade da água e o meio ambiente.

Jogar lixo nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes demonstra falta de educação. Jogar lixo no chão é ruim para a imagem de qualquer pessoa. É uma vergonha. 

O acúmulo de lixo estimula a proliferação de baratas, de ratos e de doenças.Cidadãos conscientes fazem a sua parte para que a cidade fique limpa e bonita.




Lixo
Não jogue lixo na rua. Caso não tenha uma lixeira perto, guarde seu lixo até que encontre um local adequado ou até que chegue em casa.
Separe seu lixo. Divida o lixo em materiais orgânicos e recicláveis. Dessa forma, você colabora com a geração de emprego para os catadores e ONGs, além de incentivar a coleta seletiva no seu bairro e a reciclagem de materiais.
Faça um depósito de materiais orgânicos. Com um espaço reservado para o depósito de materiais orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas, você produzirá adubo natural que pode ser utilizado em jardins e plantas.
Seja solidário. Não jogue fora aqueles aparelhos, roupas e sapatos que você não usa mais, doe, eles podem ser úteis para outras pessoas.
Prefira pratos e copos de louça. O plástico, material utilizado nos produtos descartáveis, é um dos maiores poluentes e demora a se decompor no meio ambiente.
Atenção com pilhas e baterias. Pilhas, baterias e aparelhos celulares não devem ser colocados com o lixo comum, pois são compostos por metais perigosos à saúde humana. Procure sempre um posto de coleta. Alguns bancos, lojas de celulares, escolas, postos de gasolina e supermercados possuem espaço destinado ao recolhimento desses produtos.