A verba destinada para recuperação asfáltica em Natal passará por vias que estão em boas condições de uso. No final do ano passado, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, anunciou que vai liberar R$ 10 milhões para que a prefeitura de Natal realize a operação tapa-buracos nas quatro zonas da capital. Ontem o Diário percorreu dezenas de ruas, algumas delas trechos contemplados pela verba que virá. A reportagem observou que muitas delas têm poucos buracos. Em contrapartida, em outras vias, onde não há (a curto prazo) projeto de recapeamento algum, os buracos se avolumam e o desnível do asfalto prejudica o fluxo de carros. Este era um problema no ano passado, especialmente na época das chuvas, e se nada for feito, continuará sendo por mais tempo.
O município aguarda agora a confirmação do empenho dos R$ 10 milhões para licitar e iniciar no início de 2012 as obras de recuperação da malha viária. "Há muitas reclamações de buracos e vias danificadas. A Prefeitura está mantendo um trabalho permanente da tapa buracos, mas isso não resolve. Por isso a medida definitiva", justificou a prefeita Micarla de Sousa, logo após o anúncio.
Das quatro regiões do município que serão beneficiadas pelo tapa-buracos de R$ 10 milhões, as obras se concentram nas seguintes vias - Zona Norte: Rua Serra Negra, Av. Pico do Cabugi, Rua Gravataí, Rua Itaboraí e Rua Ilhéus; Zona Oeste: Av. Paraíba, Av. Ceará, Rua Santa Verônica, Av. Perimetral Leste, Av. Cel. Estevam, Av. Mário Negócio; Zona Leste: Rua Amaro Barreto, Av. Mons. Walfredo Gurgel, Av. Gustavo Cordeiro de Farias, Praça José da Penha, Av. Junqueira Aires, Rua Pe. João Manoel e Rua Nelson Fernandes; Zona Sul: Av. Nascimento de Castro, Av. Xavier da Silveira, Av. dos Pinheirais, Alameda das Acácias, Av. dos Ipês, Av. Santos Dumont, Rua Bento Gonçalves e Rua dos Perdizes.
Contudo, em várias partes de todas as zonas da cidade os motoristas reclamam dos buracos de Natal. Os trechos mais críticos, especialmente por causado desnível acentuado na pista, são as avenidas Bernardo Vieira, principal acesso da Zona Sul à Norte; Mário Negócio, na altura do bairro das Quintas; e Felizardo Moura, no bairro Nordeste, na saída da ponte de Igapó, sentido Centro. "Aqui parece a lua de tanta cratera que tem. E às vezes isso piora por causa da lama que desce até lá embaixo", contou Luciano Alves, trabalhador da construção civil que mora no Bairro Nordeste.
A responsabilidade do novo recapeamento asfáltico é da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). O titular da pasta, Sérgio Pinheiro, foi procurado, mas não atendeu às ligações. Na época do anúncio do novo plano de recapeamento a prefeitura anunciou que as vias foram escolhidas porque foram classificadas tecnicamente como desgastadas pela utilização intensa e pela elevada idade dos pavimentos. A recuperação através de recapeamento asfáltico consistirá na sobreposição ao pavimento existente de uma camada com quatro centímetros de espessura, sobre pavimentação asfáltica, e duas camadas, totalizando seis centímetros, sobre pisos de calçamentos com paralelepípedos. O total da área que passará por intervenção é de 210.073,00 metros quadrados.
Raio-x do novo recapeamento da prefeitura
Vias que serão beneficiadas pelo dinheiro do Ministério das Cidades receberão nova camada de asfalto. Segundo prefeitura, escolha se deu pelo desgaste da utilização ou elevada idade do pavimento
Zona Oeste
Trechos
Av. Paraíba, Av. Ceará, Rua Santa Verônica, Av. Perimetral Leste, Av. Cel. Estevam e Av. Mário Negócio
Situação
Das seis vias beneficiadas na Zona Oeste, as duas onde o DN foi estão com asfalto aparentemente bom. Ontem foi uma manhã chuvosa e as avenidas Ceará e Paraíba, em Cidade da Esperança, tinham poças d'água que se formaram em alguns locais, justificado pelo desnível no asfalto, segundo os motoristas. Uma das moradoras da Avenida Ceará, Maria Berto da Silva Alves, dona de casa de 64 anos, afirma que outros locais próximos estão mais carentes. "A Ceará não está precisando, está boa. Às vezes acumula água quando chove e a gente fica com medo de entrar dentro de casa, mas sempre é coisa rápida. Logo seca", diz ela.
Zona Sul
Trechos
Av. Nascimento de Castro, Av. Xavier da Silveira, Av. dos Pinheirais, Alameda das Acácias, Av. dos Ipês, Av. Santos Dumont, Rua Bento Gonçalves e Rua dos Perdizes
Situação
Com oito ruas incluídas no novo plano de recapeamento da prefeitura, a Zona Sul da capital é a mais beneficiada e concentra vias com asfalto antigo, como é o caso das avenidas Xavier da Silveira (Morro Branco) e Nascimento de Castro (Lagoa Nova). Nesses locais sempre são feitos recapeamentos temporários, que se abrem novamente no ano seguinte, após a temporada de chuvas. "A rua está toda desnivelada. É preciso fazer alguma coisa pra melhorar. De bicicleta, de carro, até a pé é ruim andar aqui e ali atrás, em Nova Descoberta", afirma Francisco Rocha, 44, garçom que percorre a Xavier da Silveira de bicicleta todas as manhãs.
Zona Leste
Trechos
Rua Amaro Barreto, Av. Mons. Walfredo Gurgel, Av. Gustavo Cordeiro de Farias, Praça José da Penha, Av. Junqueira Aires, Rua Pe. João Manoel e Rua Nelson Fernandes
Situação
O Diário esteve em três dos sete trechos, entre Cidade Alta e Ribeira: Av. Junqueira Aires, Praça José da Penha e Av. Gustavo Cordeiro de Farias. As avenidas estão desgastados pelo tempo, há buracos próximo à Igreja de Bom Jesus das Dores. Na ladeira da Av. Cordeiro de Farias, existe uma cratera aberta no meio do asfalto, o que obriga os motoristas a desviar, sob risco de um acidente de trânsito. O motorista Jailton Belizário, da linha 39 - Nova Descoberta / Ribeira, via Tirol, brincou com o buraco na avenida. "Essa semana ele faz aniversário. Hoje (ontem) ele completa onze meses e 28 dias. Estou rodando nessa linha há 17 anos e amanhã quero trazer um bolo pra comemorar o aniversário desse buraco", ressaltou.
Zona Norte
Trechos
Rua Serra Negra, Av. Pico do Cabugi, Rua Gravataí, Rua Itaboraí e Rua Ilhéus
Situação
Apesar de concentrar, segundo os moradores, um grande número de ruas esburacadas, a Zona Norte da cidade teve apenas cinco delas incluídas no novo plano de recapeamento. Foi a região da cidade menos beneficiada. Em duas dessas vias, Av. Pico do Cabugi e Rua Itaboraí, há poucos buracos, todos de pequeno porte. No entanto, os motoristas dizem que o asfalto é antigo, e o recapeamento será bem-vindo. Paulo Estelito, motociclista, afirma que faz muito tempo que foi feito o último recapeamento. "O asfalto é antigo, teve buracos lá no trevo, mas fecharam. Só que eu acho que ali pra baixo, próximo ao viaduto (das Fronteiras), na Av. Serra Negra e Cidade Praia, tem muito mais necessidade do que aqui", argumentou.
De Sérgio Henrique Santos, especial para o Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário