quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O Natal mais Natal do Brasil




Decoração natalina de Natal, capital do Rio Grande do Norte, possui a maior árvore de Natal do país com 112 metros de altura

  


Fundada em 25 de dezembro de 1599, Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é considerada um dos principais destinos turísticos do país, nesta época de final de ano. A cidade que é banhada por belas praias, possui clima agradável e povo hospitaleiro, ganha um encanto ainda maior durante o período natalino. Este ano, a Prefeitura do Natal apostou, novamente, em uma diferenciada decoração natalina, que além dos principais corredores turísticos está abrangendo diversos bairros da cidade e várias praças da capital. 

Desta forma, a bela Natal, não por acaso, está ainda mais atrativa. Um bom exemplo de como a comunidade ficou satisfeita pode ser visto no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, Zona Norte da capital potiguar. O lugar recebeu uma decoração especial para o período e uma árvore natalina de 40 metros de altura, se tornando em um verdadeiro centro de convivência entre as famílias. “Além de ser uma data histórica, a decoração e iluminação especiais do período natalino proporcionam à população entrar no clima do Natal, movimentando a cidade, o comércio, fomentando a economia e potencializando nossa cidade como um importante destino turístico", enfatiza o secretário de Serviços Urbanos Antônio Fernandes. 

A decoração natalina deste ano segue o projeto “Natal em Natal - Cidade da luz”, vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal. O projeto foi encabeçado pelos arquitetos Rafael Oliveira Fernandes, Leonardo Dias, Lucas Menezes, Renata de Oliveira e Ana Beatriz Duarte, que receberam uma premiação de R$ 50 mil.


O “Natal em Natal – Cidade da luz” contempla a simbologia dos Reis Magos, com elementos simbólicos que proporcionaram uma decoração natalina original, bonita e bastante atrativa para a população da cidade e visitantes do período. As cores predominantes são o branco e o dourado/amarelo, que darão uma abordagem mais contemporânea à decoração e transmitem a ideia de luz. Enquanto o branco simboliza a paz, calma e pureza, o amarelo/dourado como cor mais expressiva, representa a vida.

O projeto abrange as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e possui seis alamedas temáticas localizadas nas principais avenidas da capital. A decoração natalina é dividida em três lotes: peças institucionais recuperadas oriundas de outras decorações natalinas, as três arvores natalinas (Árvore de Mirassol, Árvore no entorno do Nélio Dias e Árvore do Parque dos Coqueiros –localizada no Espaço de Lazer Marinho Chagas) - e a Casa do Papai Noel (Mirassol) e as peças oriundas do projeto vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal, intitulado “Natal em Natal – Cidade da luz”.

Para a decoração natalina deste ano foram investidos R$ 3,9 milhões. A verba destinada à decoração natalina é  vinculada, oriunda da Cosip, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, e voltada exclusivamente para serviços de iluminação pública, como é o caso da decoração natalina. 

ÁRVORE DE MIRASSOL - Um dos marcos da decoração natalina da capital potiguar é a tradicional Árvore de Natal de Mirassol. A estrutura impressiona, já que a árvore possui 112 metros de altura com duas camadas, sendo a externa composta por uma espiral que se afila até a estrela localizada ao topo da árvore, e a segunda composta toda de LED com efeitos variados. A árvore possui três configurações: a primeira consiste no efeito estrobo, quando toda a árvore brilha com efeito de estrela piscando; a segunda é o efeito da espiral, quando essa faz o movimento de baixo para cima até atingir a estrela, que ilumina a camada de fios interna, fazendo-a brilhar; a terceira é quando a camada interna ascende amarelo e a espiral ascende em branco dando um contraste entre elas. 

Além da Árvore de Mirassol, a cidade possui duas outras árvores natalinas localizadas na Zona Norte: uma no entorno do Ginásio Nélio Dias e outra no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, ambas com 40 metros de altura.


PRAÇA DA ÁRVORE

A Praça da Árvore do Mirassol possui a Casa do Papai Noel, local onde o bom velhinho recebe as crianças, das 18h às 22h, sempre às sextas, sábados e domingos. Também desde o mês de novembro, o espaço sedia uma Feira de Gastronomia, Arte e Cultura, que seguirá até a primeira quinzena de janeiro com o melhor da culinária gourmet, artesanato, apresentações culturais e shows musicais. Com todos esses diferenciais, a Praça da Árvore de Mirassol se tornou um cartão postal de Natal, atraindo não só as famílias potiguares como os turistas que visitam a cidade.








Vereadores recebem títulos de Parlamentar do Ano e da Legislatura




A Câmara Municipal de Natal conferiu nesta terça-feira (20) o título de "Parlamentar do Ano" ao vereador Raniere Barbosa (PDT) e de "Parlamentar da Legislatura" ao vereador Júlio Protásio (PDT). Eles receberam os referidos diplomas durante solenidade com jornalistas, no Hotel Majestic, em Ponta Negra.

Raniere Barbosa foi o vereador mais votado nas últimas eleições e, agora, eleito pelos profissionais da imprensa que cobrem as atividades legislativas como sendo o parlamentar mais atuante no exercício de 2016. "Ter a honra de ser escolhido entre os 29 vereadores é motivo de satisfação. Quero dizer a todos que o resultado das urnas se transformou pelo empenho e comprometimento do nosso trabalho, atestado pela imprensa. A responsabilidade aumenta para o próximo mandato", destacou o parlamentar.

Já o vereador Júlio Protásio está encerrando seu terceiro mandato e não disputou as eleições. Ele se despede do legislativo sendo eleito pela imprensa o parlamentar mais atuante dessa legislatura, que compreende o período de 2003 a 2016. "Estou há doze anos na Câmara e é a primeira vez que recebo esse prêmio. É uma emoção ser agraciado. Trabalhei na mesa diretora por duas gestões, fui e sou líder do governo, ajudando a aprovar diversos projetos, mantendo bancada para sustentação do prefeito que passou inicialmente de sete para 20 vereadores. Esse prêmio reconhece o esforço de ajudar o prefeito e a câmara a recuperar Natal de um desastre administrativo. Divido-o então com todos os colegas da legislatura", declarou.

Para a presidente do Comitê de Imprensa da Câmara municipal, responsável pela eleição, jornalista Flávia Urbano, disse que a entrega dos títulos representa também um momento de confraternização com a imprensa, despedida e boas vindas aos vereadores. "A gente encerra um ciclo para iniciar uma nova legislatura. É um momento de confraternização para vereadores e jornalistas que levam à população a informação do que acontece na Câmara, assim como é a despedida de alguns que encerram mandato e boas vindas aos novos que chegam", destacou a jornalista.

A confraternização também foi prestigiada por familiares dos parlamentares que receberam a homenagem, pelos novos vereadores eleitos e pelo prefeito Carlos Eduardo, que exaltou o excelente trabalho dos dois vereadores integrantes do PDT. "A imprensa está homenageando os dois líderes da nossa administração. Raniere foi um parlamentar sempre muito dedicado, desde que iniciou sua vida pública, como meu assistente, ele mostrou que tem vocação política. Já Júlio Protásio, recebe esse título com muito reconhecimento do seu trabalho desde o movimento estudantil, ele é um parlamentar determinado e tem característica de líder. Os dois são merecedores das homenagens", disse. 







Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Verônica Macedo

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Prefeito Carlos Eduardo e diplomado pelo TRE e vai exercer quarto mandato



O Prefeito de Natal Carlos Eduardo foi diplomado, na tarde desta segunda-feira (19), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) em cerimônia realizada no Hotel Holiday Inn (Salão Atlântico), Lagoa Nova. A solenidade de diplomação, que ficou a cargo do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Reynaldo Odilo Martins Soares, contou com a presença do Presidente do TRE-RN, desembargador Dilermando Mota, e comtemplou além do Prefeito reeleito Carlos Eduardo, o Vice-Prefeito Álvaro Dias e os 29 vereadores eleitos em Natal no pleito de 2016 para o quadriênio 2017/2020.

            “Quero nesse momento agradecer a Deus e ao povo por ser diplomado pela terceira vez Prefeito de Natal.  Graças ao compromisso com a coletividade, graça a muito trabalho, nós conseguimos a confiança da população natalense para mais um mandato”, disse o Prefeito. O Chefe do Executivo Municipal falou dos futuros desafios ao longo dos próximos quatro anos. “O país vem sofrendo crises em diversos setores. Crise financeira, ética, política, moral e isso tem reflexo nas administrações. Infelizmente em Natal não é diferente. Espero, mesmo com tantas dificuldades que o país vem passando, mesmo com essa imensa crise financeira que assola o Brasil, honrar o voto de cada eleitor que foi às urnas em outubro. Que eu possa cumprir o meu dever de fazer dessa cidade uma cidade cada vez melhor de se viver".

            Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os candidatos e os suplentes eleitos pelo povo com a entrega do diploma devidamente assinado. “A diplomação é um ato jurisdicional, solene, muito importante porque concretiza a entrega dos diplomas daqueles que vão exercer os seus mandatos no próximo quadriênio. É a garantia da cidadania, da livre e espontânea manifestação da população quando elegem seus representantes e dirigentes da cidade do Natal”, afirmou Juiz Reynaldo Odilo Martins Soares.

            Durante a solenidade os candidatos eleitos receberam os diplomas assinados pelo Juiz Reynaldo Odilo Martins Soares constando o nome, a legenda partidária e o cargo para qual foi eleito.




            
 
 Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8858

Vereadores eleitos de Natal são diplomados



Na tarde desta segunda-feira (19), no auditório do Hotel Holiday Inn Natal, os 29 vereadores eleitos que vão compor o legislativo da Câmara Municipal de Natal foram diplomados. A solenidade, realizada pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, diplomou também o prefeito reeleito, Carlos Eduardo Alves, e seu vice Álvaro Dias. A cerimônia foi conduzida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Reynaldo Odilo Martins Soares e reuniu diversas autoridades, líderes partidários além dos amigos e familiares dos parlamentares.

O vereador Franklin Capistrano (PSB), presidente da Câmara Municipal de Natal, afirma que o próximo ano será de muito trabalho. "Teremos muitas obstáculos mas iremos superá-los. Temos que adequar os gastos racionalmente para que não haja tanta dificuldade", disse o parlamentar.

Para o presidente do TRE-RN, o desembargador Dilermano Mota, este momento é a concretização da justiça eleitoral. " Estamos garantindo a cidadania, a livre espontânea manifestação da população quando elege seus representantes e o dirigente da cidade do Natal", afirma o magistrado.

O vereador reeleito Raniere Barbosa (PDT), que foi o parlamentar mais votado, disse que está bastante motivado neste novo mandato; ele que foi escolhido recentemente o parlamentar do ano. " Neste novo colegiado da Câmara Municipal de Natal é importante priorizarmos a aproximação e o diálogo com a população. Precisamos também ter uma relação harmoniosa com o setor executivo. Buscarei a renovação da Casa e me sinto muito grato pelo reconhecimento da população".

Confira abaixo a lista dos eleitos:

Raniere Barbosa (PDT) - 10.510 votos
Carla Dickson (PROS) - 7.294 votos
Ubaldo Fernandes (PMDB) - 7.574 votos
Luiz Almir (PR) - 7.339 votos
Natália Bonavides (PT) - 6.202 votos
Júlia Arruda (PDT) - 5.765 votos
Ana Paula (PSDC) - 5.465 votos
Bispo Francisco de Assis (PRB) - 5.160 votos
Kleber Fernandes (PDT) - 5.061 votos
Eudiane Macedo (SD) - 4.922 votos
Chagas Catarino (PDT) - 4.810 votos
Aroldo Alves (PSDB) - 4.532 votos
Felipe Alves (PMDB) - 4.511 votos
Wilma de Faria (PT do B) - 4.421
Preto Aquino (PEN) - 4.206 votos
Franklin Capistrano (PSB) - 4.003 votos
Professora Eleika (PSL) - 3.758 votos
Sandro Pimentel (PSOL) - 3.700 votos
Cícero Martins (PTB) - 3.237 votos
Ney Lopes Jr. (PSD) - 3.197 votos
Paulinho Freire (SD) - 2.884 votos
Dinarte Torres (PMB) - 2.754 votos
Eriko Jácome (PTN) - 2.577 votos
Robson Carvalho (PMB) - 2.565 votos
Fernando Lucena (PT) - 2.495 votos
Nina Souza (PEN) - 2.289 votos
Klaus Araújo (SD) - 2.279 votos
Aldo Clemente (PMB) - 2.229 votos
Sueldo Medeiros (PHS) - 1.829 votos

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior/ Verônica Macedo













quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Mineiro repudia perseguição a militantes políticos


Crédito da Foto: Eduardo Maia
 
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) falou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), sobre a perseguição a militantes políticos no Brasil, no Rio Grande do Norte e em Natal. O parlamentar registrou o caso de um funcionário da Caixa Econômica Federal, que segundo ele, está sendo perseguido por causa de sua militância no movimento dos bancários.

“O funcionário faz parte do Conselho do Sindicato dos Bancários e vem sendo alvo de sanções e processo disciplinar, por parte da Caixa Econômica, que redundaram em sua demissão. Quero registrar meu repúdio à Caixa e minha solidariedade ao funcionário”, disse Mineiro.

Ainda durante a sessão, Fernando Mineiro registrou a morte do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Ele morreu em São Paulo e estava internado desde o dia 28 de novembro com broncopneumonia, no hospital Santa Catarina. Ontem (13), o estado de saúde do arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo havia piorado. Ele estava na UTI em função de problemas renais.

“Quero ressaltar a coragem de Dom Evaristo no enfrentamento e contribuição para o fim da ditadura militar no Brasil. O país agora se torna menor na luta e resistência”, falou o deputado.

Dom Paulo tinha 95 anos, 71 anos de sacerdócio e 76 anos de vida franciscana. Ele era cardeal desde 1973 e foi arcebispo metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998.

Economia Solidária realiza curso para detentos em Macau


Apenados do município de Macau participarão do curso de produção de vassouras com recicláveis, nesta quinta-feira (15), que será ministrado pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN), por meio do projeto Economia Solidária (Ecosol), e o Tribunal de Justiça do RN.

O curso, ministrado por um agente de desenvolvimento solidário, será ministrado na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) para 10 apenados. O objetivo é contribuir com a ressocialização e oportunidade de geração de renda por meio da perspectiva da Economia Solidária. 

A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, explica a importância do curso.“ É uma forma de inserir esses apenados no mercado de trabalho, garantido que ao cumprir a pena, eles tenham uma oportunidade de trabalhar e gerar renda para suas famílias, por meio da economia solidária”, explica a secretária. 

Novo modelo das Centrais do Cidadão vai contemplar as 22 unidades no RN



Em continuidade ao projeto de construção ou reforma dos prédios de todas as 22 Centrais do Cidadão, o Governo do Estado finalizou o processo licitatório para obras das novas unidades da Zona Norte (no terreno do Bope) e da Zona Sul (terreno próximo ao antigo Bompreço da avenida Roberto Freire). A ideia é que as Centrais deixem os imóveis alugados e funcionem em locais próprios, com melhor estrutura para a população e sem onerar os cofres públicos com pagamento de aluguéis. As que já funcionam em prédios próprios serão reformadas.
“Vamos oferecer à população os serviços em espaços dignos e estruturados, pois sabemos que atualmente muitas unidades funcionam em locais impróprios”, avalia a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria. Ela explica que a determinação do governador Robinson Faria também ocorreu para acabar com os gastos com aluguéis, caso da maior parte das Centrais, o que onera o Tesouro Estadual.
A Central do Cidadão de Parelhas, cuja obra está em andamento, será uma das novas unidades com o modelo padrão. Ao todo serão 14 novos prédios construídos em terrenos do Estado e oito reformados ou ampliados, que já funcionam em local próprio. A única unidade que não terá o modelo padrão será a central que vai ser construída no piso superior da rodoviária de Natal, na Cidade da Esperança.
Os recursos para obras já estão garantidos pelo Banco Mundial e foram assegurados por meio da gestão da Secretaria junto à instituição bancária. A princípio, a Sethas não seria contemplada com o financiamento oriundo do Banco para o Governo do Estado. “Vimos a necessidade da Sethas-RN ser incluída e fomos atrás porque sabíamos da extrema necessidade de mudanças nas Centrais do Cidadão. Elas eram uma preocupação para o governador Robinson. Conseguimos os recursos e a população terá um serviço prestado em locais adequados. Além disso, todos os gerentes já passaram por curso de reciclagem e estamos ampliando o número de atendimentos gradativamente. Acredito que a população já começa a sentir a mudanças e em meses teremos muito mais novidades”, ressaltou Julianne Faria.

Festival de Violeiros abre Festival Literário de Natal nesta quarta (14)




Começa nesta quarta-feira (14), a 4ª edição do Festival Literário de Natal (FLIN). E como já é tradição, o Encontro de Violeiros abre a programação do FLIN 2016, que acontecerá até sábado (17), na Praça Augusto Severo, Ribeira. A partir das 9h30, acontecem espetáculos lítero-musicais e apresentações, seguido de palestra com Geraldo Maia sobre a “Erudição dos poetas populares”. 

Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Moraes Moreira já tem livro lançado na área e fará um recital na Tenda dos Autores, com Ivanildo Vila Nova, durante o Encontro de Cordelistas e Festival de Violeiros, a partir das 17h.

O FLIN, que faz parte do Natal em Natal, é promovido pela Prefeitura do Natal em parceria com o Sesc e organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Todos os dias, das 8h30 da manhã até meia-noite, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas e gratuitas. Haverá atividades também voltadas para educadores e estudantes: tenda Cine Sesc, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais.

O museu Djalma Maranhão terá atividades no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro. E ainda a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas e Cooperativa Cultural da UFRN. Na área de convivência, food trucks e biblioteca móvel da Bibliosesc. Há programação também no Nalva Melo Café Salão. 

Autores/artistas
As rodas de conversa sobre literatura se dividirão em duas tendas: O Espaço Moacy Cirne, agora com capacidade para 100 pessoas, e a Tenda dos Autores com 400 lugares. 

Entre as presenças confirmadas estão Március Cortez, Marina Colasanti, Woden Madruga, Tácito Costa, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo Cavalcanti (autor de “Fernando Pessoa, uma quase biografia”) e Ignácio de Loyola Brandão com Rita Gullo no pocket show “Solidão no Fundo da Agulha”. Também participam José de Castro, Salizete Freire, José Acaci, entre outros.

Quinta com show de Raimundo Fagner
Na quinta-feira (15), a partir das 8h, o Sesc e as editoras potiguares tomam conta da Tenda Principal e da Tenda Moacy Cirne com o espetáculo “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, dirigido por Caio Padilha, Histórias e Violas, do pernambucano Vinicius Viramundos, seguido de contação de histórias e Sessão de Curtas. 

A partir das 18h30 começam os debates literários na Tenda Principal, com presenças de Marina Colasanti, Március Cortez, Tácito Costa e show de Raimundo Fagner às 21h30 fechando a primeira noite. 

Virgínia Rodrigues faz show na sexta

Na sexta-feira (16), o Flin prossegue com a programação matinal voltada para a contação de histórias com Nara Kelly e depois um bate papo sobre Ilustração com Raissa Bulhões, Veruschka Guerra, Rodrigo Brum e José de Castro.

Na Tenda Cine Sesc acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal. À tarde, o público poderá assistir um bate papo sobre Deífilo Gurgel e ainda um debate com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto e mediação de Carlos Fialho.

À noite, a literatura invade novamente a Tenda Principal, com debates imperdíveis reunindo Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo, Raimundo Fagner e para fechar a noite um pocket show de Virgínia Rodrigues.

Zeca Baleiro encerra o FLIN 2016

No sábado, último dia do Festival Literário de Natal, a programação começa às 9h30 com Sarau Lítero Musical e Seminário das Academias. À tarde, bate papo com as editoras potiguares. Palestra Paulo Varela e convidados – Espetáculo Sertão inverso e ainda bate-papo com Cícera Bruna e Débora Seabra sobre literatura e inclusão. 

À noite, a literatura volta a invadir a Tenda Principal com mesas e debates com Nélida Piñon e Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo com o show Solidão no Fundo da Agulha, espetáculo composto pelas memórias do escritor em momentos marcantes de sua carreira. Às 22h, fechando a quarta edição do FLIN, terá o show do cantor Zeca Baleiro. 
 


Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8858
Festival de Violeiros abre Festival Literário de Natal nesta quarta (14)

Começa nesta quarta-feira (14), a 4ª edição do Festival Literário de Natal (FLIN). E como já é tradição, o Encontro de Violeiros abre a programação do FLIN 2016, que acontecerá até sábado (17), na Praça Augusto Severo, Ribeira. A partir das 9h30, acontecem espetáculos lítero-musicais e apresentações, seguido de palestra com Geraldo Maia sobre a “Erudição dos poetas populares”. 

Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Moraes Moreira já tem livro lançado na área e fará um recital na Tenda dos Autores, com Ivanildo Vila Nova, durante o Encontro de Cordelistas e Festival de Violeiros, a partir das 17h.

O FLIN, que faz parte do Natal em Natal, é promovido pela Prefeitura do Natal em parceria com o Sesc e organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Todos os dias, das 8h30 da manhã até meia-noite, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas e gratuitas. Haverá atividades também voltadas para educadores e estudantes: tenda Cine Sesc, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais.

O museu Djalma Maranhão terá atividades no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro. E ainda a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas e Cooperativa Cultural da UFRN. Na área de convivência, food trucks e biblioteca móvel da Bibliosesc. Há programação também no Nalva Melo Café Salão. 

Autores/artistas
As rodas de conversa sobre literatura se dividirão em duas tendas: O Espaço Moacy Cirne, agora com capacidade para 100 pessoas, e a Tenda dos Autores com 400 lugares. 

Entre as presenças confirmadas estão Március Cortez, Marina Colasanti, Woden Madruga, Tácito Costa, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo Cavalcanti (autor de “Fernando Pessoa, uma quase biografia”) e Ignácio de Loyola Brandão com Rita Gullo no pocket show “Solidão no Fundo da Agulha”. Também participam José de Castro, Salizete Freire, José Acaci, entre outros.

Quinta com show de Raimundo Fagner
Na quinta-feira (15), a partir das 8h, o Sesc e as editoras potiguares tomam conta da Tenda Principal e da Tenda Moacy Cirne com o espetáculo “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, dirigido por Caio Padilha, Histórias e Violas, do pernambucano Vinicius Viramundos, seguido de contação de histórias e Sessão de Curtas. 

A partir das 18h30 começam os debates literários na Tenda Principal, com presenças de Marina Colasanti, Március Cortez, Tácito Costa e show de Raimundo Fagner às 21h30 fechando a primeira noite. 

Virgínia Rodrigues faz show na sexta

Na sexta-feira (16), o Flin prossegue com a programação matinal voltada para a contação de histórias com Nara Kelly e depois um bate papo sobre Ilustração com Raissa Bulhões, Veruschka Guerra, Rodrigo Brum e José de Castro.

Na Tenda Cine Sesc acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal. À tarde, o público poderá assistir um bate papo sobre Deífilo Gurgel e ainda um debate com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto e mediação de Carlos Fialho.

À noite, a literatura invade novamente a Tenda Principal, com debates imperdíveis reunindo Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo, Raimundo Fagner e para fechar a noite um pocket show de Virgínia Rodrigues.

Zeca Baleiro encerra o FLIN 2016

No sábado, último dia do Festival Literário de Natal, a programação começa às 9h30 com Sarau Lítero Musical e Seminário das Academias. À tarde, bate papo com as editoras potiguares. Palestra Paulo Varela e convidados – Espetáculo Sertão inverso e ainda bate-papo com Cícera Bruna e Débora Seabra sobre literatura e inclusão. 

À noite, a literatura volta a invadir a Tenda Principal com mesas e debates com Nélida Piñon e Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo com o show Solidão no Fundo da Agulha, espetáculo composto pelas memórias do escritor em momentos marcantes de sua carreira. Às 22h, fechando a quarta edição do FLIN, terá o show do cantor Zeca Baleiro. 
 
Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8858

Para Mineiro, aprovação da PEC 55 representa retrocesso das políticas públicas


Crédito da Foto: João Gilberto
 
O Senado vota nesta terça-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 55, conhecida como PEC do Teto de Gastos Públicos. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) se pronunciou sobre esse assunto durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Ele disse que o método é adotado apenas no Brasil.

“Nenhum país adotou essa medida para resolver e enfrentar o problema fiscal. Essa é uma invenção para congelar por 20 anos os gastos públicos no Brasil e significa um retrocesso, o fim do que ainda resta das políticas públicas previstas na Constituição de 88”, disse Mineiro.

O texto da PEC foi aprovado em primeiro turno em 29 de novembro, por 61 votos a 14. Caso seja aprovada em segundo turno, a PEC deverá ser promulgada na quinta-feira (15). A PEC 55, encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, a partir de 2017, com a possibilidade de revisão a partir do décimo ano de vigência. A proposta prevê que os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior.

“Desta forma, à medida que o reajuste da despesa será pelo teto da inflação acaba-se a determinação constitucional da aplicação de percentuais mínimos nas áreas de Saúde e Educação”, ressaltou Mineiro.

De acordo com o parlamentar, a partir de 2017, com incidência em 2018, haverá no Brasil o fim do percentual obrigatório para esses setores e o processo terá efeito dominó sobre a elaboração das finanças e orçamento para estados e municípios do Brasil.

Saldo orçamentário

Ainda durante a sessão, Fernando Mineiro voltou a falar sobre o saldo orçamentário. Ele defendeu que os recursos das “sobras” orçamentárias dos demais Poderes sejam devolvidos ao Tesouro Estadual ou deduzidos dos recursos do duodécimo.

“Com o levantamento do que sobrou em 2015 e com os ajustes deste ano poderia se pagar a folha dos fornecedores e servidores do Estado e não precisaríamos assistir o atraso nos pagamentos e o sufoco da economia”, disse Mineiro.