sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ibope/Estadão: Marina cai, Dilma cresce e abre 22 pontos




Por José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti - Estadão Dados

Pesquisa nacional Ibope em parceria com o Estado mostra que Dilma Rousseff (PT) abriu 22 pontos sobre a segunda colocada, Marina Silva (sem partido), na corrida presidencial. Em julho, a diferença era de 8 pontos. Desde então, a presidente cresceu em ambos os cenários de primeiro turno estimulados pelo Ibope, enquanto Marina perdeu seis pontos, se distanciando de Dilma e ficando mais ameaçada pelos outros candidatos.

No cenário que tem Aécio Neves como candidato do PSDB, Dilma cresceu de 30% para 38% nos dois últimos meses. Ao mesmo tempo, Marina caiu de 22% para 16%. Aécio oscilou de 13% para 11%, enquanto Eduardo Campos (PSB) foi de 5% para 4%. A taxa de eleitores sem candidato continua alta: 31% (dos quais, 15% dizem que votarão em branco ou anularão, e 16% não sabem responder).

O cenário com José Serra como candidato do PSDB não tem diferenças relevantes: Dilma tem 37%, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Nessa hipótese, 30% não têm candidato: 14% de branco e nulo, e 16% de não sabe. Não há cenário idêntico a esse em pesquisa anterior do Ibope para comparar.

Nos dois cenários, Dilma tem intenção de voto superior à soma de seus três adversários: 37% contra 32% (cenário Serra) e 38% contra 31% (cenário Aécio). Isso indica chance de vitória no primeiro turno. Mas convém lembrar que praticamente 1 em cada 3 eleitores não tem candidato e ainda falta um ano para a eleição.




A atual corrida presidencial tem sido marcada por altos e baixos dramáticos. Em março, Dilma chegou a 58% de intenções de voto, segundo o Ibope. Despencou para 30% em julho, e, agora, recuperou um terço dos eleitores que perdera. Essas oscilações podem se repetir até a hora de o eleitor ir às urnas, em 2014.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 12 e 16 de setembro, em todas as regiões o Brasil. Foram entrevistados 2.002 eleitores, face a face. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Estadão

O Bolsa Família beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias e retirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza

O Bolsa Família beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias e retirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza. Nesses 10 anos, o programa foi aperfeiçoado e hoje é o maior programa de transferência de renda do mundo.



Dilma se recupera e abre 22 pontos sobre Marina Silva

São Paulo (AE) - Nos últimos dois meses, a petista Dilma Rousseff ampliou de 8 para 22 pontos porcentuais sua vantagem em relação a Marina Silva (sem partido), segunda colocada na corrida presidencial, de acordo com pesquisa Ibope feita em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. A presidente da República cresceu em ambos os cenários de 1º turno estimulados pelo Ibope, enquanto a ex-ministra e ex-senadora, que tenta criar um novo partido, a Rede Sustentabilidade, para disputar a Presidência, perdeu seis pontos porcentuais.


Dilma volta a conquistar terreno perdido nos protestos de junho

No cenário que tem Aécio Neves como candidato do PSDB, Dilma cresceu de 30% para 38% nos dois últimos meses. Ao mesmo tempo, Marina caiu de 22% para 16%. Aécio oscilou de 13% para 11%, enquanto Eduardo Campos (PSB) foi de 5% para 4%. A taxa de eleitores sem candidato continua alta: 31% (dos quais 15% dizem que votarão em branco ou anularão e 16% não sabem responder).

No cenário com José Serra como candidato do PSDB, Dilma tem 37%, contra 16% de Marina, 12% do tucano e 4% de Campos. O nome de Serra não foi incluído em pesquisas anteriores do Ibope e o tucano faz movimentos para sair do PSDB.

Nos dois cenários, Dilma tem intenção de voto superior à soma de seus adversários: 37% contra 32% (com Serra) e 38% contra 31% (com Aécio). Isso indica chance de vitória no primeiro turno. Mas, a um ano da eleição, praticamente 1 em cada 3 eleitores não tem candidato.

corrida presidencial tem sido marcada por altos e baixos dramáticos. Em março, Dilma chegou a 58% de intenções de voto, segundo o Ibope. Despencou para 30% em julho, e, agora, recuperou um terço dos eleitores que perdera. Não foi apenas no cenário estimulado de primeiro turno que Dilma se distanciou de Marina. Na simulação de segundo turno entre as duas, a petista venceria a rival por 43% a 26%, se a eleição fosse hoje. Em julho, logo depois dos protestos que tomaram as ruas das metrópoles, as duas estavam tecnicamente empatadas: 35% a 34%, respectivamente.
Fonte: Tribuna do norte

Hoje é o Dia Nacional da Doação de Órgãos.



Hoje é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Somente em 2012, foram realizadas 24 mil cirurgias de transplante, 95% delas realizadas no SUS. Torne-se um doador e incentive seus familiares e amigos também.#doeorgaos
Fonte : Ministério da saude


Desemprego recua para 5,3% em agosto e é o menor desde dezembro de 2012

A taxa de desemprego em agosto foi de 5,3%, registrando queda de 0,3 ponto percentual em relação ao resultado apurado em julho, que foi de 5,6%. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (26) pelo IBGE, a taxa é a menor desde dezembro de 2012, quando ficou em 4,6%.
A pesquisa, realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, também aponta que o rendimento médio dos ocupados em agosto foi de R$ 1.883, alta de 1,7% em relação a julho, que registrou rendimento médio de R$ 1.858.
Fonte : Blog do Planalto 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

comunidade do Brasil Novo convida FESTA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

FESTA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

De 26 à 28 Missas às 19:30h
Missa de encerramento dia 29 as 17h

Após às missas - Parte social
Dia 26/09 - Encenação do êxtase de Santa Teresinha; Animação com a Banta Exalta Fé.

Dia 27/09 - Noite da Pizza; Apresentação do ministério de artes da Matriz; Animação com Ministério de música Jesus Misericordioso

Dia 28/09 - Coroação das Rainhas; Noite das Massas; Encenação do poema "Passarinho" de Santa Teresinha; Animação com Sílvio.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

PERFIL: Jéferson Andrade Percepção de estudante leva a à ação.


Cubanos chegarão ao Rio Grande do Norte em quinze dias.

No Rio Grande do Norte, já estão em exercício 16 dos 25 médicos brasileiros cadastrados na primeira fase do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Esses profissionais estão distribuídos nos municípios de Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Água do Borges, Porto do Mangue, Serra Caiada e Touros. Quanto aos demais, até o próximo dia 14, ainda podem se apresentar três médicos em Natal e um em Ielmo Marinho. Houve quatro desistências, referentes aos municípios de Natal, Alexandria e Macaíba. Além disso, a cidade de Riacho da Cruz, que receberia um profissional, descredenciou-se do Programa, devido ao fato de sua equipe médica já estar completa.

Já no dia 16 de setembro, será a vez de chegarem ao Estado os 25 estrangeiros selecionados, incluindo os sete cubanos que virão em função do acordo do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Esses médicos já se encontram no Brasil, onde estão sendo qualificados e avaliados com foco nos conhecimentos da língua portuguesa e das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Aqueles que virão para o RN estão participando da qualificação em Fortaleza, no Ceará.

Com relação à distribuição dos estrangeiros no RN, dos 18 referentes ao Programa Mais Médicos, o município de Ceará-Mirim receberá três espanhóis, Macaíba contará comdois  da Argentina um de  Cuba e um da Espanha.  Natal receberá profissionais da Argentina (03), Espanha (04) e Rússia (02), enquanto que São Miguel do Gostoso ficará com um médico da Itália e Touros com um profissional de Portugal. Dos cubanos relacionados à cooperação técnica com a OPAS, três irão para São Miguel, dois para Riacho de Santana e dois para São Tomé.

Para acolher todos os profissionais vindos por meio do Mais Médicos, a Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), responsável pelo seu monitoramento, promoverá, no próximo dia 19, um evento com o objetivo de apresentar as regiões de Saúde e redes de assistência no RN, de modo a discutir sobre a realidade do SUS no estado.

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde concluiu a segunda fase de inscrições no Programa Mais Médicos, com o cadastramento de mais 514 municípios e 25 distritos indígenas, totalizando, assim, 4.025 cidades participantes. Além disso, foram inscritos mais 3.016 profissionais formados no Brasil e exterior. O RN será contemplado com mais 17 médicos, que irão para os municípios de Espírito Santo, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Itajá, Janduís, Jardim de Piranhas, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Poço Branco, Serra do Mel, Upanema, Viçosa.  A partir desta sexta-feira até a próxima segunda-feira, os profissionais brasileiros inscritos nessa segunda fase devem fazer a homologação.
Fonte: Tribuna do Norte.

Nordestinos vão trabalhar em SP

Campinas (AE) - Mesmo em unidades deficitárias e com condições precárias, médicos do Nordeste contratados pelo programa Mais Médicos, do governo federal, para trabalhar na rede básica de saúde de Campinas, interior de São Paulo, ficaram surpresos com as condições estruturais encontradas. “A estrutura local é bem melhor do que aquela que eu conheci no Ceará. Acho que a demanda aqui será menor do que a que eu convivia lá”, conta o médico cearense Rui Porto, de 29 
anos. A mesma opinião é a do médico Roberto Leitão, de 28 anos, que veio de João Pessoa (PB). Ele começou a trabalhar no Centro de Saúde do Jardim Lisa, onde há apenas dois médicos para 6,1 mil habitantes. “A unidade ainda vai passar por reforma, mas é bem superior a que eu conhecia.” Ontem, os três profissionais do programa Mais Médicos conheceram as unidades onde vão trabalhar em Campinas, mas não atenderam pacientes - o que deve ocorrer a partir de segunda-feira. São áreas periféricas da cidade, com alta demanda de atendimento, equipes ainda incompletas e localizadas em bairros com problemas de tráfico e violência.

Porto, que se formou em Medicina em julho deste ano, veio de Fortaleza. Ele passou o primeirodia de trabalho no Centro de Saúde da Vila Boa Vista, periferia de Campinas, sem vestir o jaleco. “O primeiro dia foi para conhecer as equipes, os dados do distrito, os procedimentos aqui do centro”, conta.

Estrangeiros que ainda estão em treinamento só começam a trabalhar no Rio Grande do Norte na segunda quinzena de setembro

O médico cearense recém-formado será um dos dois médicos generalistas do Programa Saúde da Família do CS Boa Vista, unidade que atende uma região de 12,2 mil habitantes e vive lotada. Outro problema local é o tráfico de drogas, que domina o bairro onde a unidade está instalada.

“O problema aqui é que falta médico. Viemos trazer meu cunhado que machucou o pé e disseram que não havia médicos para atender o caso dele. Pediram para irmos a um pronto socorro ou um hospital”, conta a dona de casa Neusa Nascimento, de 60 anos. “Um médico a mais é bom, mas não resolve o problema.”

No CS Boa Vista há oito médicos ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. “No meu Estado cheguei a fazer atendimento em casas de barro. Faltam equipamentos, remédios”, afirma Porto. “Acho que o maior problema para se contratar médicos na rede pública não é o salário, é a falta de uma carreira de Estado, auxílio para a família e para o profissional”, o médico cearense.
Fonte: Tribuna do Norte.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fátima na luta pela liberação de recursos para obras de saneamento integrado para o Brasil Novo em Natal

Deputada acompanhou Carlos Eduardo em audiência com a ministra Miriam Belchior. Obras estão orçadas em cerca de R$ 348 milhões.


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acompanhou o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, em audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Na pauta: projetos de saneamento integrado para Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Planalto, Guarapes, Novo Horizonte e Conjunto Brasil Novo. Obras estão orçadas em cerca de R$ 348.453.236,31 milhões. Na reunião também foi tratada as obras de mobilidade urbana para a capital. Presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e secretários municipais de Natal. 
“É preciso lembrar o prejuízo que Natal acumulou nesses últimos quatro anos. É hora de recuperar o tempo perdido. A ministra Miriam, como sempre, tem sido muito atenta aos pleitos que o prefeito tem apresentado, tem sido muito sensível. Estou confiante que nós vamos conseguir os recursos necessários para que ao longo desses quatro anos Natal possa avançar bastante no que diz respeito aos investimentos na infraestrutura urbana e social”, ressaltou a deputada que desde o ano passado tem feito a ponte entre a prefeitura de Natal e o Ministério do Planejamento para tratar dos investimentos do PAC.
Em Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul serão investidos cerca de R$ 164.538.926,37, no Planalto-Guarapes serão mais R$ 162.545.709,22. O último, no loteamento Novo Horizonte e Conjunto Brasil Novo, bairro Pajuçara, serão investidos R$ 21.368.600,72. 
Projeto prevê: Centros Integrado de Atendimento ao Trabalhador; Ecoponto, Ponto Jogo Limpo; Quadra Poliesportiva Modelo; Urbanização de Praças; Centro de Controle de Zoonose; Unidade da Saúde da Família; Escola Municipal de Ensino Fundamental; Reassentamento das Comunidades; Programa Banheiro Legal; Trabalho SocioAmbiental; Parque Ecológico de Lagoa Azul; Ampliação e melhorias da rede de Abastecimento d'água e Drenagem e Pavimentação de diversas comunidades. 
Fonte: NO MINUTO