segunda-feira, 28 de maio de 2012

Artigo: "Reencontro com a verdade histórica", por Fátima Bezerra


Fátima Bezerra 

O dia 16 de maio entrou para a história como mais um dia marcante na história da democracia brasileira. Era uma quarta-feira, quando a primeira mulher eleita para presidir o Brasil instalou a Comissão da Verdade, responsável por resgatar dos porões da história as violações de direitos humanos praticadas pelo Estado brasileiro e torná-las públicas, para promover o reencontro de nosso povo com sua história.

Não poderia deixar de ser um momento de muita emoção para nós, mulheres e militantes do Partido dos Trabalhadores. Ver a presidenta Dilma Rousseff, que no início de sua juventude enfrentou bravamente a ditadura militar e por isso foi presa e torturada, instalando a Comissão da Verdade e reafirmando a importância do pacto político construído em benefício da verdade histórica, provocou em nós um misto de emoção e alegria. Emoção por testemunhar mais uma vez a ousadia, a força e a convicção daquela que foi escolhida pelo PT e pelo povo brasileiro para aprofundar as conquistas do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Alegria por saber que estamos vencendo mais uma etapa importante na longa estrada da redemocratização brasileira.

O pacto político que conseguimos construir no Congresso Nacional não foi o pacto do revanchismo, não foi o pacto que busca transportar para o presente os terríveis conflitos do passado. Neste sentido merece homenagem uma outra mulher, que cumpriu um papel fundamental para mobilizar os agentes políticos e a sociedade civil em torno da temática dos direitos humanos, que é a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

Ela chegou a sofrer represálias por defender que as famílias das vítimas de violações praticadas pelo Estado buscassem justiça, mas em nenhum momento se intimidou, afinal, é direito de todas as famílias de mortos e desaparecidos buscarem a punição dos responsáveis pelo desaparecimento e pela morte de seus entes queridos. Esse direito não foi usurpado pelo pacto político construído no Congresso Nacionalno momento em que aprovamos a Comissão da Verdade. A Comissão tem o objetivo de resgatar a memória e a verdade histórica, mas o povo brasileiro continua tendo o direito de buscar justiça.

Finalmente, faz-se necessário ressaltar a importância de outra lei, que complementa o sentido da Comissão da Verdade e representa um profundo aperfeiçoamento da legislação brasileira no que diz respeito à transparência das ações dos três poderes constituídos. A Lei de Acesso à Informação é tão importante quanto a Comissão da Verdade. Juntas, inauguram um novo caminho para consolidar a democracia no Brasil, pois não existe democracia sem verdade, sem transparência e sem controle social.

Aceitemos o convite da presidenta Dilma a todos os brasileiros. "Trabalhemos juntos para que o Brasil conheça e se aproprie (...) da totalidade de sua história." A força escondeu a verdade, a tirania impediu a verdade de circular livremente, o medo adiou a verdade, mas o tempo da verdade chegou.

Fátima Bezerra é Professora e deputada federal(PT/RN) 
Fonte: Diário de Natal

segunda-feira, 21 de maio de 2012

FESTA DE SÃO JOÃO ARRAIÁ DO CANDEEIRO

 FESTA DE SÃO JOÃO
ARRAIÁ DO CANDEEIRO
PROMOVE 5º ARRAIA REFUGIO DA ESPADA DIA 2 DE JUNHO, NA REDINHA PRÓXIMO AO AQUÁRIO NATAL
COM DJ. EDUARDO SWINGUEIRA E TRIO DE SANFONEIRO.
APOIO - OFICINA DO TIEL e Jeferson do PT
Senhas rs 8 reais.
Informaçoes - 8705-4748- 8816-1518- 8716-3094

terça-feira, 8 de maio de 2012

1º Encontro da JPT - Zona Leste

1º Encontro da JPT - Zona Leste, sexta-feira, dia 11/05/2012, às 19h00min, no Clube de Mães, Mãe Luiza (ao lado da Esc. Est. Prof. Severino Bezerra de Melo).


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Militância Petista elege delegados e debate propostas para Natal no próximo domingo


No dia 06 de maio (domingo) será realizada a Eleição dos Delegados que irão participar do Encontro Municipal do PT/Natal. Apenas uma chapa foi escrita para participar do pleito, ela foi formada através de um processo de formação de consenso que envolveu tendências partidárias, direções zonais e militantes independentes.
 Para participar do processo de escolha dos 330 delegados, os filiados devem estar em dia com a anuidade de 2011 – que poderá ser quitada inclusive na hora da votação.  Serão distribuídas quatro urnas, uma em cada zona cidade. As urnas estarão disponíveis para votação das 09 às 17 horas e o militante deve se dirigir a urna da zona eleitoral em que vota nas eleições regulares. Só podem votar militantes com mais de um ano de filiação.
 Por exemplo: Joaquim Silva mora nos Guarapes, participa freqüentemente das atividades do núcleo do Guarapes e do Zonal Oeste, entretanto, seu título de eleitor foi registrado em uma das zonas eleitorais do bairro do Alecrim. Sendo assim, Joaquim deve se dirigir a urna de votação da Zona Leste.
 Neste mesmo dia também serão realizadas quatro plenárias com o objetivo de debater a cidade. Elas serão conduzidas pelo Deputado Fernando Mineiro, além de militantes envolvidos na elaboração de propostas petistas para Natal.
  Veja abaixo o local e hora das plenárias. Lembramos ainda que as urnas de votação ficarão no mesmo local onde serão realizadas as plenárias.
# Plenárias dos Zonais | 06 de maio
Zonal Sul | 09:00 | Espaço Cuxá (anexo do Hotel Maine, Av. Senador Salgado Filho)
Zonal Norte | 10:30 | GMAC – Soledade II (por trás da Churrascaria do Gaúcho)
Zonal Oeste | 14:30 | Escola Professor Francisco Ivo (Av. 09)
Zonal Leste | 16:00 | Sede do Diretório Municipal (Barro Vermelha)
Outras informações: ptnatalrn@gmail.com