CNB organiza atuação para o próximo período
Com a presença de 136 delegados dos diversos municípios do estado, a tendência Construindo um Novo Brasil realizou no último final de semana o seminário estadual no Rio Grande do Norte. Na abertura, na sexta-feira (20), com o auditório da Assembléia Legislativa lotado, o companheiro José Dirceu falou sobre "Crise Econômica Mundial, Governo Lula e Eleições 2010". Na mesa de abertura, além do palestrante, tivemos a presença da presidente do PT-Natal, Vilma Aparecida; do vice-prefeito de Extremoz, Gileno Guanabara; da deputada federal Fátima Bezerra; do deputado estadual Fernando Mineiro e do presidente do PT-RN, Geraldo Pinto.
Com a lucidez e a clareza de sempre, José Dirceu ressaltou a boa atuação do governo federal no que diz respeito à crise econômica, mas fez duas ressalvas: a necessidade de maior redução na taxa básica de juros e do superávit primário. Numa mensagem de otimismo, afirmou que "até o final do ano a expectativa é de que o país volte a crescer como antes, em torno de 3% no último trimestre”. Sobre os dados referentes à ultima pesquisa de avaliação do presidente Lula, em que, pela primeira vez, houve uma diminuição na aprovação do presidente, Dirceu acredita que a oscilação é natural, voltando ao patamar de antes da crise. O ex-ministro também se mostrou muito otimista com o crescimento de Dilma Roussef nas pesquisas,chegando a 12% e ultrapassando o tucano Aécio Neves. Zé Dirceu elogiou as qualidades da ministra e disse das plenas possibilidade dela vir a ser a candidata que dê continuidade as transformações iniciadas pelos anos de governo Lula. Ele ainda exortou a unidade partidária, convocou a CNBa organizar o PT e fazer a disputa ideológica que mostre as diferenças entre as ações do nosso governo e os anos de neoliberalismo dos tucanos.
No sábado (21), o seminário CNB fez um balanço do quadro político-eleitoral do PT no estado e discutiu a organização da tendência em níveis estadual e nacional.Consensualmente foi indicada a realização de seminários regionais e municipais para discutir o quadro político-eleitoral do PT, bem como organizar a tendência e o PT nos municípios. Também foi criado um conselho político que será composto pelos membros da tendência que compõem aExecutiva Estadual do PT, mais um membro da CNB de cada setorial e de um representante por cada pólo microrregional. Para agilizar o funcionamento deste conselho foi eleita uma coordenação executiva de cinco pessoas: Geraldo Pinto (presidente do PT-RN), Fernando Mineiro ( deputado estadual-RN), João Maria Rodrigues (Executiva do PT-RN), Sandra Pequeno(Executiva do PT-RN) e o professor universitário Franco Silva.
Na avaliação de Geraldo Pinto "o seminário foi extremamente positivo, mostrou a unidade e a força da CNB no estado e prepara a nossa militância para traçar as estratégias do PT-RN com vistas a um projeto político-eleitoral vitorioso. Também concluímos sobre os desafios organizacionais, a necessidade de lutarmos pela unidade de ação do PT-RN e de nos prepararmos para eleição em 2010, quando nossa tendência deve apresentar nomes às disputas proporcionais e majoritária, com vista a uma jornada vitoriosa".
Coordenação CN-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário