Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo na última sexta-feira (5) aponta que a avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isto é, dos brasileiros que consideram o governo ótimo ou bom, chegou a 70%. Trata-se de um novo recorde, com Lula alcançando um índice nunca atingido por outro presidente no País desde a redemocratização.
Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), o resultado da pesquisa não é uma surpresa. "Há um sentimento na política do muito que o presidente Lula tem realizado no seu governo, levando principalmente para os municípios, educação, saúde e gerando emprego. É uma satisfação grande vê-se que o presidente do Brasil tem o respeito e a confiança do seu povo", afirmou.
O deputado Eudes Xavier (PT-CE) destacou que a popularidade do presidente Lula se deu pelo fato de ele atender à necessidade do povo brasileiro. "Acredito na popularidade do nosso presidente pelo acerto da política econômica e social que ele vem realizando, principalmente no Nordeste. O povo brasileiro percebe o desenvolvimento educacional e econômico do nosso País. O governo Lula tem acertado, e o País está crescendo com sustentabilidade e distribuição de renda", destacou.
O levantamento foi feito entre os dias 25 e 28 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 3.486 brasileiros com mais de 16 anos em todo o país. Assim como na pesquisa anterior, quando Lula alcançou um recorde de 64%, o presidente teve avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do País.
Na comparação com a pesquisa anterior, a melhora na avaliação ocorreu principalmente devido à faixa de brasileiros que consideravam seu governo regular. Eram 28% em setembro, agora, são 23%. Outros 7% consideram o governo ruim ou péssimo.
O Datafolha mostra ainda qual foi a melhor avaliação de cada um dos presidentes desde Fernando Collor de Mello. Foi considerado o percentual de pessoas que considera o governo "ótimo" ou "bom". A maior aprovação de Fernando Collor de Mello (1990-1992) foi 36%; de Itamar Franco (1992-1994) foi 41% ; Fernando Henrique Cardoso obteve 47% na gestão de 1995-1998 e 31% no governo d e 1999-2002; Lula alcançou 53% na gestão de 2003 a 2006 e agora teve 70% de aprovação
Nenhum comentário:
Postar um comentário