A Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) quer garantir a melhoria na segurança alimentar e nutricional da população usuária dos programas Restaurante Popular, Café Cidadão e Sopa Cidadã.
Para isso, neste mês de setembro, está realizando o processo de cadastramento de usuários que acessam as unidades desses programas.
O propósito do cadastramento é o correto direcionamento e avaliação das políticas sociais como no caso dos programas citados. Para isso é de fundamental importância a identificação da população usuária que utiliza os serviços ofertados pelos referidos equipamentos públicos.
O cadastramento é simples e tem como objetivo obter os dados básicos de identificação de beneficiários com vistas a fornecer uma carteira com dados básicos de cada pessoa usuária e um QR Code com esses dados, explica a titular da Sethas, Iris Oliveira.
Cada unidade de restaurante vai receber a lista da quantidade de pessoas que consomem refeições para permitir que o Estado faça o que precisa e deve fazer: exercer o controle e monitoramento da quantidade e da qualidade e das refeições fornecidas, afirma a secretária.
A partir de outubro cada beneficiário dos programas irá dispor de uma carteira fornecida pela Sethas que será utilizada para o acesso aos restaurantes.
Neste mês de setembro eles devem acessar os restaurantes munidos de documento de identificação oficial, preferencialmente, e não obrigatoriamente, com fotos para facilitar o cadastramento.