terça-feira, 24 de abril de 2012

Carlos Araújo é o novo presidente do Diretório Municipal do PT Natal


Durante a ultima reunião do diretório municipal, realizada no dia 21 de abril, o vereador Fernando Lucena comunicou seu afastamento da presidência municipal do PT de Natal para se dedicar melhor ao seu mandado de vereador e sua campanha de reeleição.
Segundo o Estatuto do Partido, em caso de afastamento temporário, o vice-presidente da legenda assume e cargo de presidente temporariamente, mas em caso de afastamento definitivo, como o de Fernando Lucena, os membros do diretório municipal, por votação, elegem um novo presidente. Desta forma, em reunião da instância realizada no último dia 21 de abril, o advogado Carlos Araújo, foi indicado e eleito o novo presidente da PT de Natal. Na ocasião, a executiva municipal também foi re-organizada, da seguinte forma:
PresidenteCarlos Roberto de Araújo
Vice PresidenteMaria Teresa Freire da Costa
Secretário Geral MunicipalJosé Gilderley Soares
Secretário Municipal de Finanças e PlanejamentoGustavo César de Macedo Ribeiro
Secretário Municipal de ComunicaçãoMelayne Macedo Silva
Secretário Municipal de Comunicação AdjuntoIvanete Oliveira dos Santos
Secretário Municipal de OrganizaçãoPedro Henrique da Silva Filgueira
Secretário Municipal de Organização AdjuntoDaci do Carmo Rodrigues
Secretário Municipal de Assuntos InstitucionaisRodrigo César Souza de Mecedo
Secretário Municipal de Assuntos Institucionais AdjuntoJosé Wilson Souza
Secretário Municipal de Formação PolíticaRaphael de Lima Barbosa
Secretário Municipal de Formação Política AdjuntoMilton Teixeira Filho
Secretário Municipal de Movimentos PopularesBruno da Costa Ferreira
Secretária Municipal de MobilizaçãoWilson Duarte Costa
Secretária Municipal SindicalEulálio Luiz da Silva
Líder da bancada na CâmaraFernando Lucena Pereira dos Santos
Leia a carta de renúncia de Fernando Lucena e abaixo o perfil de Carlos Araújo.
Perfil Araújo
Eletrotécnico formado pela então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, Araújo foi funcionário da Petrobrás durante quase vinte anos, onde desenvolveu uma qualificada atividade sindical. Através dela, chegou a ser diretor do Departamento Nacional dos Petroleiros (DNPC) e membro da direção da FUP (Federação Única dos Petroleiros), ambas instâncias sindicais da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Também como petroleiro, Araújo se engajou em causas sociais, como o projeto Mova Brasil, reconhecida iniciativa de Educação de Jovens e Adultos, e o Programa Petrobrás Fome Zero.
Em 1999, forma-se em Direito e, a partir de então, muda seu campo de atuação profissional. Em 2003, ingressa na Caixa Econômica Federal, no cargo de advogado. Como bancário, continua a desenvolver sua militância, na Associação de Advogados da Caixa (ADVOCEF) e como Delegado Sindical da empresa.  Entrega atualmente a oposição cutista, através da qual foi candidato a Presidente do Sindicato dos Bancários do RN.
Além de sua ampla experiência sindical, a atuação política de Araújo é vividamente ligada ao PT. Ativista propositivo e atuante, foi candidato a vereador pelo partido e desenvolveu, até sua presente eleição à Presidência do partido, qualificado trabalho como Secretário Municipal de Organização do PT/Natal.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Trabalho de Fátima é reconhecido pelos formandos do IFRN


Trabalho de Fátima é reconhecido pelos formandos do IFRN

Imagem Interna
Em clima de muita festa e agradecimento, cerca de 70 alunos dos cursos técnicos e subsequente em informática, eletrônica e comércio do IFRN Zona Norte colaram grau. A solenidade foi realizada na noite da sexta-feira (21), no ginásio da unidade e contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra (PT), patronesse das turmas.

O trabalho de Fátima em favor da expansão e fortalecimento da educação profissional no Brasil, que só no Rio Grande do Norte resultou na construção de 17 novos IFRN, foi motivo de homenagem pelos pais, familiares, alunos, professores e gestores presentes na solenidade.
Representando o Reitor Belchior de Oliveira Rocha, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, José de Ribamar Silva Oliveira, enalteceu a qualidade do ensino oferecido pelo IFRN e o trabalho de Fátima na expansão do ensino profissionalizante. “Essa noite é memorável. O sentimento de satisfação está no olho de cada um de vocês. Hoje, vocês estão sendo formados por uma instituição de renome, de qualidade. Nós sabemos muito bem o papel decisivo da deputada Fátima para essa expansão. Sua dedicação na área da educação foi fundamental para que hoje o sonho de vocês se tornasse realidade”.




Emocionada, Fátima Bezerra se lembrou das dificuldades encontradas por ela e também pelo presidente Lula para ter acesso ao ensino público profissionalizante. “Sou de família humilde e não tive a oportunidade de acesso que hoje vocês estão tendo. Lembro também do presidente Lula, aquele que também foi negado o direito ao ensino público de qualidade. Foi no governo do operário, do pião que fizemos a maior revolução no que diz respeito a expansão da educação profissional. No Rio Grande do Norte até o ano de 2002 existiam apenas dois IFRN, agora são 16 construídos e três em construção (Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama), totalizando 19 institutos", disse.  

Fátima lembrou que defendeu a criação da unidade do IFRN na zona Norte. “Quando sugeri que o IFRN fosse construído aqui na zona Norte, foi para oportunizar qualificação aos jovens e adultos de toda essa região. O aeroporto de São Gonçalo está sendo construído. Precisamos qualificar a população para essa gama de oportunidades que serão geradas. Estimam-se 20 mil empregos diretos só nessa primeira fase do aeroporto”, explica.


O Diretor Geral do IFRN Zona Norte, Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa, fez questão de frisar que o governo do PT fez revolução no ensino técnico.

“Minha alegria é imensa por ter contribuído para realizar o sonho de vocês que é ter um diploma de uma Escola que não prepara apenas para o vestibular. O IFRN prepara para vida, para o mercado de trabalho. Valeu o sonho, valeu a luta. Grata pelo convite e boa sorte nos desafios presentes e futuros”, finaliza Fátima.

POLITICA: Fátima Bezerra será a coordenadora geral da campanha de Mineiro


.
                                         


Fátima avaliou que o cenário político é favorável ao PT e fez uma previsão positiva ao afirmar que o partido deverá aumentar sua presença nas prefeituras.




                              

 Na reunião do Diretório Municipal do PT, realizada na manhã do último sábado (21), no auditório da Assembleia Legislativa, a deputada federal Fátima Bezerra foi escolhida como coordenadora geral da campanha do deputado estadual Fernando Mineiro, pré-candidato da legenda a prefeito de Natal. 


Fátima avaliou que o cenário político é favorável ao PT e fez uma previsão positiva ao afirmar que o partido deverá aumentar sua presença nas prefeituras e nas câmaras municipais nestas eleições. Em Natal, a despeito da dificuldade do pleito, petistas acreditam que a insatisfação popular com a administração do PV abre espaço para a candidatura de Mineiro.

O empenho de Fátima Bezerra é considerado decisivo para o crescimento da candidatura de Fernando Mineiro. Ela é a maior eleitora do PT no RN, especialmente em Natal, fruto do recall das quatro eleições que disputou para prefeita da capital. Mineiro, apesar de ter sido vereador e estar em seu terceiro mandato de deputado estadual, ainda é pouco conhecido pela população. Daí necessitar que Fátima o "apresente" ao eleitorado.

PT Diretório Municipal de Natal - Resolução Política

RESOLUÇÃO POLÍTICA
 Diante de uma Cidade abandonada, o Partido dos Trabalhadores, refletindo o sentimento de seus filiados e simpatizantes, apresenta o professor, ex-vereador e deputado Fernando Mineiro como seu candidato a prefeito. Candidatura para debater Natal, mobilizar a sociedade e seus movimentos sociais.

 Temos propostas e estamos em sintonia com as mudanças em curso no Brasil desde o governo Lula. Com Mineiro, o PT, trás a possibilidade de mudanças para a política local.

 Em um cenário em que diversos partidos apresentam candidatos queremos afirmar à Cidade, nosso compromisso e disposição para reconstruir a dignidade e a qualidade de vida em Natal.

 Para isto, chamamos os partidos que apoiam a gestão da Presidenta Dilma Roussef e que não apresentaram candidaturas a Prefeitura de Natal, para construir conosco e com a população, um novo modelo de gestão, democrático e com participação popular.

 Para nós, Natal tem jeito e será, com a sua participação, que queremos resgatar a alegria e a dignidade de aqui viver, trabalhar e ser feliz.


 Natal, 21 de abril de 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Juventude do PT convoca VI Seminário da Juventude Negra 13

A sexta edição do Seminário da Juventude Negra 13 acontecerá em Salvador nos dias 10, 11 e 12 de Maio. A Juventude Negra do PT realizou no decurso do processo de consolidação três grandes seminários. O IV Seminário Nacional em 2008 no Cajamar veio com a consolidação da JN13 e teve como principal pauta formação política e definição deste espaço de organização da Juventude Negra do Partido dos Trabalhadores. Em 2009, foi realizado o V Seminário Nacional, em duas etapas, sendo a primeira o Seminário Brasil – França, em parceria com as Fundações Perseu Abramo e Jean Jaurès (francesa), onde contou com uma delegação francesa. A segunda etapa aconteceu em Guarulhos dedicada a Juventude Negra do PT e ao debate do Partido dos Trabalhadores sobre a ótica partidária e sua interação com o Movimento Negro. Além disso, o grupo discutiu o papel da juventude negra e qual sua relação com os espaços de poder e com a sociedade. Agora se faz mais que necessário a realização do VI Seminário Nacional de Juventude Negra do PT, dando continuidade ao ciclo de fortalecimento e formação política da JN13, ampliando a influência para dentro do PT e uma maior participação desta juventude na pauta do Movimento Negro. A nossa missão é dar continuidade ao ciclo de encontros da JN13, realizando o VI Seminário Nacional de Juventude Negra do PT, fortalecendo e organizando a intervenção da JN13 para dentro e para fora do Partido dos Trabalhadores, incidindo de forma articulada e qualificada nas decisões políticas de combate ao racismo e na promoção de políticas de igualdade racial. Os nossos principais objetivos são: Avaliar os encaminhamentos das demandas e resoluções da JN13 nos últimos 4 anos; Realizar Formação Política sobre o PT, a Juventude Negra e a Questão Racial; Realizar Planejamento e definir agenda para o próximo período; Definir política de organização e organicidade da JN13, junto a pasta de Ações Afirmativas da JPT. Mobilizar 100 jovens negras e negros de 16 a 29 anos, filiados ao PT, de todas as Regiões do Brasil. Desta forma a Secretaria Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores esta convocando o VI Seminário da Juventude Negra 13, esta edição acontecerá em Salvador nos dias 10, 11 e 12 de Maio. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de Abril preenchendo o formulário abaixo e enviando para o email: juventude@pt.org.br. As inscrições são limitadas e serão avaliadas pela Comissão Organizadora. ficha_seminario_JN13.doc ________________________________________________________________________________________ Secretaria Nacional de Juventude SCS, Quadra 2, Bloco C, nº 256, Edifício Toufic, 1º andar CEP 70302-000 Brasilia/DF Tel: 61 3213-1388/1382 www.facebook.com.br/jptoficial @jpt13

Plenária do PT no bairro de Dix-Sept Rosado acontece dia 28 de abril

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Construindo um RN sem Racismo

CHAPA: CONSTRUINDO UM RN SEM RACISMO. A temática da superação do racismo e da discriminação está presente em várias agendas de atores sociais e agentes organizacionais, na escala global e local. Porém, o reconhecimento da questão racial não foi suficiente para reverter o quadro de vulnerabilidade em que se inserem diversos grupos sociais como a população negra, indígenas, ciganos e demais povos e comunidades tradicionais. No Brasil, na última década, ocorreram avanços significativos no trato destas questões por parte dos governos federais, estaduais e municipais. A partir do Governo Lula (2003-2008) iniciou no Brasil um processo de conquistas legais para tratar as questões relacionadas às políticas de combate ao racismo e igualdade racial: Foi criada a Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial com status de Ministério, atuando diretamente ligada à Presidência da República (Lei nº 10.678, de 23.05.2003); Criou-se o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial com representações de 22 Ministérios, 19 Entidades da Sociedade Civil e 03 personalidades notoriamente reconhecidas no âmbito das relações raciais; foram convocadas duas Conferências Nacionais; Instituiu-se o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial; garantiu-se a inclusão do Dia Nacional do Cigano no calendário cívico brasileiro; Instituiu-se o dia 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra; Foi Implementada a gestão integrada para o desenvolvimento da Agenda Social Quilombola no âmbito do Programa Brasil Quilombola; O currículo oficial da rede de ensino passou a ter como obrigatoriedade a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” (Lei nº 11.645, de 10.03.2008); Foi publicado o Decreto nº 4.887, de 20.11.2003 que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de quilombos; Dotações orçamentárias para atender as demandas das questões raciais; Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288 de 20 de Julho de 2010); 2011: Ano Internacional dos Afrodescendentes declarado pela ONU. No Rio Grande do Norte, muitas demandas por uma reparação histórica, pelo reconhecimento e pelo respeito à diversidade dos grupos étnico-raciais ainda estão longe de serem atendidas. Isto porque, o acesso às políticas públicas que garantam as conquistas já alcançadas pelos movimentos sociais, não se efetivou na prática na maioria das cidades, comunidades e territórios do Rio Grande do Norte. Podemos afirmar que no Rio Grande do Norte, sob o ponto de vista das relações étnico-raciais, as lacunas começam no direito a dignidade e respeito que todos os cidadãos brasileiros possuem, passando pelo reconhecimento de que os direitos humanos são iguais para todos independente de cor, raça ou credo e pela ausência de políticas efetivas de promoção da igualdade racial. Neste sentido, por entendermos que o Partido dos Trabalhadores, desde a sua fundação, assumiu o compromisso com as lutas de empoderamento de raça/etnia, gênero e classe, nós que constituímos a Chapa “Construindo um RN sem Racismo”, vimos assumir o compromisso de consolidar o Setorial de Combate ao Racismo do PT/RN, para que este espaço assuma uma função política e social no Estado. Nosso maior compromisso é construir junto ao Partido dos Trabalhadores um projeto de atuação voltado ao combate ao racismo e às desigualdades sócio-raciais, ampliando o debate interno e com a sociedade sobre o movimento contra a desigualdade racial, garantindo a formação dos militantes que atuam no combate à discriminação e ao racismo e fiscalizando a implementação das políticas públicas que visam a superação da discriminação e do racismo. Desta forma, propomos a nos dedicar ao trabalho de: Fiscalizar as políticas de Igualdade Racial e lutar pela ampliação das mesmas; Consolidar a formulação e a articulação política do PT/RN no combate ao racismo; Contribuir com a construção da organização partidária nos municípios do Rio Grande do Norte; Garantir a formação, a capacitação e a articulação da militância petista que atua no combate ao racismo e à discriminação. Acreditamos que é necessário romper com a falta de apoio e com a indiferença política para superar o desafio da promoção da igualdade racial. É preciso aprofundar o debate e a fiscalização sobre a implementação das políticas públicas que visam a inclusão social das populações negras, quilombolas, indígenas, ciganas, comunidades de terreiros e demais grupos sociais historicamente discriminados. Este é o compromisso de todos e todas da chapa “Construindo um RN sem Racismo” : ASSINAM: Alberis Eron Flávio de Oliveira – Parnamirim André Vicente e Silva – Caicó Daline Maria de Souza – Natal Fabiana do Carmo do Nascimento – Senador Georgino Avelino Hildany de Lima Fagundes da Silva – Natal Henrique Marinho de Santana - Parnamirim Jeferson Andrade da Silva – Natal Joanna Angélica Borges da Silva – Parnamirim José Teixeira da Silva – João Câmara Klinger Pereira da Silva – Caicó Lúcia Helena Alves – Natal Ludjanio Rogério da Silva – Natal - Candidato Coordenação Estadual Luiz Eduardo Virgolino Perônico – Natal Marcelange Tomaz de Brito – Natal Maria Rita de Cássia Oliveira – Natal Milton Teixeira Filha – Natal Marcone Pedro Trajano – Senador Georgino Avelino Maria das Dores Costa Moreira – João Câmara Rogério Paulino da Silva – Natal Uirandê Poranga Pinheiro Barbosa – Natal

terça-feira, 10 de abril de 2012

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE OFERTA 4.800 BOLSAS DE ESTUDOS GRATUITAS EM 2012

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança a edição 2012 do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que ofertará 4.782 bolsas de estudos integrais ao longo do ano, em mais de 40 cursos distintos. O Programa tem o objetivo de promover a inclusão social através da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Na primeira etapa, serão disponibilizas 805 vagas, nos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Natal e Parnamirim. As inscrições começam nesta quarta-feira (11) e seguem até 20 de abril, exclusivamente por meio do site www.rn.senac.br. Serão contemplados cursos em áreas como informática, gestão, beleza, comércio e turismo. O início das aulas está previsto para o próximo dia 23/04. Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, observando-se ainda os critérios definidos pela Política do PSG: possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade de curso. Logo após a realização da inscrição, o candidato será contatado pela entidade, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Desse modo, as matrículas ocorrerão simultaneamente ao período de inscrições, oportunizando que candidatos suplentes sejam imediatamente convocados, caso ocorram desclassificações. Entre abril e dezembro, a instituição lançará mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa Senac Gratuidade. O Diretor Regional do Senac/RN, Helder Cavalcanti, explica que aqueles que não forem contemplados na primeira fase poderão se inscrever novamente nas próximas etapas. "Com esta metodologia de trabalho, os interessados não precisam esperar vários meses pelo início da capacitação. Além disso, ampliamos as oportunidades para que estejam disponíveis em vários períodos do ano, atendendo às necessidades de capacitação da população norte-rio-grandense", afirma Helder Cavalcanti. O Presidente do Sistema Fecomércio RN, SESC e Senac, Marcelo Queiroz, destaca que, desde 2009, ano da criação do PSG, cerca de 7.500 pessoas no Rio Grande do Norte foram capacitadas por meio da iniciativa. "Sabemos que a qualificação profissional é um dos fatores determinantes na hora em que uma empresa contrata um funcionário, sendo benéfica tanto para o colaborador quanto para a própria empresa. Com a gratuidade conseguimos democratizar e ampliar o acesso a esta qualificação. Desta forma, o Sistema Fecomércio RN está contribuindo diretamente e decisivamente para o desenvolvimento sócio-econômico do nosso estado", avalia. No período de 2010 a 2014, o Senac investirá R$ 38 milhões na oferta de vagas gratuitas no Rio Grande do Norte, por meio do PSG.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Saiba seus direitos: Buraco na rua pode gerar indenização

A omissão do poder público na conservação de vias públicas pode resultar em indenização caso haja danos provocados por buracos Quem se responsabiliza por um acidente como este? Segundo a lei, o poder público é responsável. A não conservação de via pública em razão da omissão ou descaso do poder público gera muitos transtornos e pode até provocar prejuízos materiais e causar ferimentos. Quando uma dessas situações acontece, o que fazer? . . Quem repara os danos? Quem sofrer acidente nas vias urbanas ou rodovias por causa de um buraco tem direito a ser ressarcido ou indenizado pelo responsável. Por isso a vítima pode recorrer à Justiça. No caso do ajuizamento de um processo, são necessários alguns procedimentos: 1) Registrar boletim de ocorrência; 2) Reunir provas: fotos do buraco, do acidente e do veículo; 3) Conseguir testemunhas; 4) Realizar no mínimo três orçamentos do conserto do veículo; 5) Juntar recibos com gastos relativos à medicamento e atendimento médico (se for o caso) O dever da administração pública indenizar o cidadão decorre da constatação de que o Poder Público poderia e tinha o dever de agir, mas foi omisso, e dessa omissão resultou o dano. O §3º, do artigo 1º, do Código de Trânsito Brasileiro, determina: “Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.” O artigo 37, caput, da Constituição Federal determina: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: § 6º, do inciso XXII: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.” Dessa forma, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal, em caso de omissão a responsabilidade da Administração Pública está assentada na ocorrência de dois pressupostos: a falta do serviço que incumbia ao ente público realizar e a culpa por não haver realizado, sendo assim, demonstrando por meio de prova documental que os danos causados foram provocados por buraco, tem o cidadão direito à indenização. Vale lembrar que, se o buraco estava em área urbana, a ação deverá ser impetrada contra a prefeitura que é responsável pela conservação das vias urbanas. No caso de rodovias públicas, a ação será contra o responsável, que poderá ser o governo estadual ou federal. Já no caso das rodovias privatizadas, a ação deverá ser contra a concessionária. Não abra mão dos seus direitos!

Alagamentos de cada dia na Moema Tinoco

Alagamentos de cada dia na Moema Tinoco Não é de hoje, nem de ontem, que a população do Brasil novo Jardim Brasil , alto da colina E parque das dunas grita por melhores condições na infraestrutura das ruas e avenidas. Principalmente quando é no Jardim Brasil e alto da colina. É só começar a chover para que o caos se instale em praticamente todas as ruas. Diversas ruas sem saneamento, muitas até sem pavimentação, acumulam água e formam verdadeiras lagoas de lama e muita sujeira. Na Avenida Moema Tinoco são anos e anos sem solução. Caminho, inclusive, para quem optar seguir pela badalada ponte Newtoon Navarro em direção às praias do litoral norte. Rota de grande fluxo de carros, ônibus e caminhões, fica quase intransitável a mobilidade no período chuvoso.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aprovação popular de Dilma cresce e chega a 77%, aponta pesquisa CNI/Ibope

Indice de confiança na presidenta também subiu de 68 para 72% em comparação com pesquisa anterior. Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra que a presidenta Dilma Rousseff, em seu segundo ano de governo, obteve aprovação de 77% dos brasileiros no mês de março. A avaliação da presidenta superou os 72% obtidos em dezembro. Já o governo Dilma manteve os 56% de aprovação da última edição da pesquisa, enquanto o percentual dos que disseram confiar na presidente subiu de 68% para 72% em comparação com a pesquisa anterior. O levantamento CNI/Ibope foi feito na última semana de março em 142 municípios. Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas. (As informações são do Portal Uol)

Pronatec Copa abre inscrições

Brasília (DF) - O Ministério do Turismo abriu ontem as inscrições para o Pronatec Copa, um programa que tem o objetivo de capacitar mão de obra para atender aos turistas durante e também após o mundial de futebol de 2014. O programa oferecerá 32 cursos, além de aulas de inglês, espanhol e libras (língua de sinais), para quem tem 18 anos ou mais. As aulas serão realizadas nas 12 cidades-sedes, no entorno dessas cidades e em destinos de visibilidade internacional espalhados pelo país. No Rio Grande do Norte, as vagas estão abertas para Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul. As inscrições poderão ser feitas via site www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os cursos deverão ser iniciados a partir de 7 de maio deste ano. Ana Silva Cursos para atender turistas que virão a Natal para os jogos da copa começam no dia 7 de maio Com uma média de 160h/aulas (equivalente a quatro meses de duração), o curso será oferecido de forma gratuita e presencial. Cada aluno terá direito a um auxílio estudantil - com alimentação e transporte. Mais informações, em relação ao auxílio podem ser obtidas por e-mail: pronateccopa@turismo.gov.br Para os que tiverem o ensino fundamental incompleto, serão cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de confeitaria, atendente de lanchonete, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de visitantes, copeiro, garçom básico, cozinheiro industrial, masseiro, mensageiro, monitor ambiental, monitor de recreação, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, recepcionista de eventos, salgadeiro e sushiman. Já os que tenham ensino fundamental completo, poderão se inscrever nos cursos para agente de informações turísticas e mestre de cerimônias. Já quem tiver o ensino médio incompleto poderá se qualificar como auxiliar de serviços de hospedagem, auxiliar de agenciamento de viagens e recepcionista em meios de hospedagem. Os interessados com ensino médio completo poderão se capacitar como bartender, condutor de turismo de aventura, organizador de eventos, sommelier e agente de viagens. Os alunos com o ensino fundamental completo ou escolaridade superior poderão inscrever-se simultaneamente no curso de capacitação e em um curso de idioma ou de libras. "A qualificação profissional é uma das principais ações do Governo Federal para transformar a Copa do Mundo de 2014 no maior evento de todos os tempos. O Pronatec Copa capacitará não apenas quem já trabalha com o turismo, mas também quem pretende se profissionalizar no setor. Com isso, garantiremos um legado social, de conhecimento e fomento ao setor turístico nacional, que irá permanecer após os megaeventos que o Brasil receberá", diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Para todo o país serão disponibilizadas 40 mil vagas por semestre. Terão prioridade na seleção os portadores de necessidades especiais e as regiões onde haverá a Copa das Confederações. Os cursos serão ministrados por entidades como o Senac. O Ministério não informou o número de vagas para Natal nem onde os cursos serão realizados.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comunidade precisa se organizar e cobrar do Poder Público

Dona Luísa, 47, moradora do bairro de Brasil Novo não pode sair de casa quando chove em Natal. Ela conta que, mesmo trabalhando a poucos minutos de casa, não consegue se locomover até o local porque sua casa fica ilhada a cada chuva. O problema do saneamento foi uma das principais reclamações ouvida pelo deputado Fernando Mineiro em reunião na Zona Norte de Natal na noite na última sexta-feira, 30. O encontro dá continuidade às visitas que o parlamentar tem feitos no bairros de Natal. O objetivo é ouvir o que a população tem a dizer, quais os problemas enfrentados pelos moradores, além de orientar a comunidade para cobrar ações da Prefeitura e do Governo do Estado. "A comunidade precisa se organizar e cobrar. Não estamos aqui pra prometer nenhuma solução mágica, mas para ajudar as pessoas e acompanhar a luta delas", declara Mineiro diante de uma plateia impaciente com a situação pela qual passa Natal atualmente. O parlamentar ressaltou que quem perdeu nas últimas eleições para a Prefeitura do Natal não foi Fátima Bezerra ou o PT, mas a população da cidade. "Um grande exemplo são as obras do Pró-Transporte. Denunciamos várias vezes e mesmo assim a Prefeitura perdeu essa chance por incompetência", afirma. Para Mineiro, é preciso lembrar que o Brasil mudou. O Governo Federal disponibiliza recursos, mas é preciso que a Prefeitura tenha um bom projeto para apresentar. Saneamento Em 2011, Fernando Mineiro fez emenda ao projeto de lei da operação de crédito do Governo do Estado com a Caixa Econômica Federal. A emenda garantia a expansão do esgotamento sanitário da Zona Norte dentro das obras de saneamento do PAC II. Leia também: Emenda de Mineiro sobre saneamento em Natal foi aprovada.