A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que não houve fechamento do serviço de obstetrícia do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), e sim uma iniciativa da gestão no sentido de garantir o atendimento às pacientes com gestação de alto risco.
A unidade apresenta atualmente um déficit de profissionais pediatras e obstetras, provocado principalmente pelos pedidos de aposentadoria destes profissionais ao longo do ano de 2015.
O quadro de profissionais insuficiente impede que o hospital se mantenha recebendo a demanda habitual, que inclui pacientes residentes em Natal e que apresentam gestação de risco habitual (baixo risco), embora a unidade seja referência para o atendimento a gestações de alto risco e por isso deveria receber somente pacientes neste perfil.
Como forma de sanar a situação a Sesap tem em tramitação um processo para contratação de obstetras e neonatologistas por meio de cooperativa. A gestão da Sesap se reuniu com representantes de unidades de saúde da Grande Natal para solicitar apoio no sentido de apoio à demanda de parturientes com gestação de risco habitual.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário